Uma dieta balanceada, que prioriza o consumo de alimentos nutritivos que auxiliam na eliminação das toxinas ingeridas e acumuladas no organismo, é chamada de detoxificação. Entre as substâncias prejudiciais ao organismo estão os xenobióticos e os endógenos, que podem ser de origem alimentar ou ambiental. Ao entrarem em contato com o organismo, tornam-se tóxicos e acabam alterando funções, bloqueando reações e causando diversas complicações à nossa saúde.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Outras substâncias que agridem consideravelmente o organismo são os agrotóxicos e demais aditivos químicos, que também possuem a capacidade de intoxicar o corpo. Com esse quadro, a nutricionista da Cyber Cross, Luana Rocha, apresenta algumas dicas importantes para que o processo de detoxificação seja feito de forma correta.
“Sempre dê prioridade para os alimentos orgânicos, beba muita água potável, aumente o consumo de fibras durante as refeições, procure manter o intestino saudável, beba sucos verdes pela manhã para potencializar a detoxificação, além de comer mais vegetais folhosos escuros. Outra dica é que, sempre que puder, faça preparações com cúrcuma, sendo um potente antioxidante e anti-inflamatório”, aponta a nutricionista da Cyber Cross.
Luana Rocha também lista uma série de alimentos que possuem compostos bioativos que favorecem o processo de detoxificação. “É uma lista extensa, que pode ajudar na hora de montar as receitas desse período de purificação do organismo. Vale variar e usar todos na hora de montar os pratos”, afirma.
Entre os ingredientes estão: Canela, Manjericão, Pimenta Preta, Pimenta Caiena, Sementes de Mostarda, Cúrcuma (açafrão da terra), Alecrim, Cominho, Gengibre, Páprica, Sálvia, Coentro, Tomilho, Alho, Orégano, Cebola, Castanha-do-pará e os Vegetais Avermelhados.
Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !
“Lembre-se que uma alimentação saudável naturalmente nutre o organismo e auxilia na eliminação de toxinas, favorecendo equilíbrio e vitalidade para seu corpo. O recomendado é fazer um programa detox de duas a quatro semanas”, destaca Luana Rocha.