Psiquiatria nutricional estuda impacto da alimentação nas doenças do humor
Reprodução
Psiquiatria nutricional estuda impacto da alimentação nas doenças do humor

Tudo o que comemos afeta, direta ou indiretamente, o funcionamento do cérebro. Sendo assim, a alimentação também afeta a saúde mental. Um novo e promissor campo de estudos vem se dedicando a entender de que maneira se dá essa alteração e como os alimentos podem ser úteis para o controle e cura de doenças como a ansiedade e a depressão: a psiquiatria nutricional. 

Entre no  canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

"É uma área de estudos que vem crescendo, avaliando a percepção de que alimentação tem a ver com saúde mental e humor, o impacto nisso e como esses mecanismos podem acontecer", diz o endocrinologista Fillippo Pedrinola. "De fato, a comida, o alimento, não é só a composição nutricional, é informação, e vai ter impacto na expressão no nosso gens, isso na nutrigenética, ligando ou desligando gens", explica. 

Os resultados dos estudos, segundo o psiquiatra Marcus Zanetti, têm sido promissores, consistentes e convergentes. "Ainda não se trata de uma especialidade, surgiu de estudos dos riscos de depressão em associação de padrões, a ligação de sintomas emocionais com a microbiota do intestino", diz. 

Zanetti acredita que a psiquiatria nutricional vá ter um impacto clínico muito grande, com tratamentos com uso de suplemento, como faz a chamada medicina do estilo de vida, relacionando diferentes vertentes como sono, atividade física, gerenciamento de estresse e alimentação.

"Nosso organismo funciona através de reações químicas modeladas por nutrientes", explica a psicóloga Laís Murta. A psiquiatria nutricional estuda exatamente essas reações da alimentação para identificar substâncias para tratar doenças, transtornos de humor. 

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram !

"A importância da psiquiatria nutricional está na prevenção. Ao estudar essa interação dos nutriuentes, fazer essa fundamentação, chega a  padrões alimentares que estão associados à saúde mental. O importante é o ambiente em que o nutriente está inserido, há evidências reais de populacoes que aderem a esses padrões adoecem menos", explica Murta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!