O medo pelo novo coronavírus e a rotina alterada por medidas como o isolamento social mexeram com o sono de muita gente. De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, 41,7% dos brasileiros têm se queixado de distúrbios do sono nesse período de pandemia. 

chá de camomila
shutterstock
A camomila ajuda a acalmar e é um clássico quando falamos de chás para dormir melhor

Nossas avós dizem que nada como um chá de camomila para garantir uma boa noite de sono. Elas estão certas, mas dá para ir além e combinar a flor com outras ervas e apostar em novos sabores de chás para dormir melhor. 

Assim como a bebida de camomila, os chás de melissa e maçã, como afirma a nutricionista Juliana Vieira, "provocam o relaxamento, ajudam acalmar e atuam no receptores do sono". 

Ela ainda lista mais opções, com outras formas de atuação na qualidade do sono: 

  • Chá de flor do maracujá: bebida tem propriedades tranquilizantes e age como um sedativo;
  • Chá verde: por conter L-teanina, melhora a qualidade do sono e ajuda a reduzir o estresse;
  • Chá de valeriana: bebida alivia a tensão física e mental e também o estresse. Outro benefício é ajudar a reduzir os sintomas da menopausa; 
  • Erva-doce e gengibre: são chás voltados para uma melhor digestão. E sem aquela sensação de estufamento ou de peso da comida no estômago, a tendência é dormir melhor

Juliana também diz que você pode combinar os chás para potecializar os efeitos. E eles estão liberados para serem bebidos sempre que necessário. "Tomar chá todos os dias é um hábito saudável e pode ser delicioso", comenta a nutricionista. 

Já a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa. "Em uma média, 4 xícaras seria o recomendado", orienta Juliana. 

Só uma ressalva: "Evite tomar esses chás durante o dia para não ficar sonolento". Durante o dia, pode optar por bebidas estimulantes como chá preto ou de canela. 


    Veja Também

      Mostrar mais