O vinagre é um produto coringa. Há quem o use como  produto de limpeza e outros apostam no item para fazer uma  hidratação caseira nos cabelos. Na alimentação, ele é um tradicional tempero para saladas. Mas você sabia que ele também pode ser um ingridiente para sucos? 

vinagre arrow-options
shutterstock
Vinagre virou ingrediente de suco que ajuda na dieta; veja os detalhes

Sim, é isso mesmo! Vinagre no suco é uma aposta para quem busca mais energia e até uma mãozinha na dieta de emagrecimento, como explica Cynthia Maggi, nutricionista consultora da Castelo Alimentos. "Além disso, o produto tem propriedades antioxidantes e pode ajudar a proteger o corpo contra os radicais livres, que podem provocar doenças e o envelhecimento", fala a especialista. 

Benefícios do vinagre no suco: ajuda na perda de peso e mais

Ele também é um ingrediente termogênico e a sugestão de Cynthia é usá-lo em um suco com outros itens que desempenham funções parecidas, como gengibre e canela,  para turbinar ainda mais os resultados. Segundo a nutricinista, a combinação traz energia, acelera o metabolismo e, aliada a uma dieta equilibrada, ajuda a perder peso mais facilmente. 

Ela ainda lista mais vantagens do vinagre: "Pode ajudar na digestão, controlar os níveis de colesterol, prevenir a hipertensão e absorver melhor os minerais". 

Qual vinagre usar?

Muitos podem torcer o nariz ao pensar em beber vinagre por conta do sabor ácido, mas Cynthia afirma que "os vinagres naturais , como os de vinho tinto, têm sabor mais suave e são mais adocicados, não trazendo alterações no paladar do suco". 

Se ainda tem dúvida em relação ao sabor, invista em outros ingredientes. "A presença de especiarias, como a canela, o cravo, o cardamomo, e as ervas, como a hortelã e o alecrim, e açúcares de sabor mais acentuado, como o mascavo e o mel, ajudam a reduzir o gosto ácido do vinagre", ensina a nutricionista. 

Saiba também que o vinagre de vinho tinto não é a única na alimentação em geral. "Os vinagres 100% naturais e sem conservantes, como o de maçã, também tem inúmeros benefícios para a saúde", fala Cynthia.

"O resveratrol, antioxidante que faz a uva ser um alimento funcional é encontrado em boas quantidades na casca das uvas roxas e pretas, estando presente nos vinagres de vinho tinto. Ele pode ajudar a evitar os efeitos dos radicais livres que causam doenças e o envelhecimento", exemplifica.

Ela continua: "Por outro lado, o vinagre de maçã contém o ácido málico - elemento que lhe confere propriedades terapêuticas. Este ácido melhora a função digestiva e a assimilação de minerais. Também possui a pectina, uma fibra solúvel que pode ajudar a manter os níveis de colesterol em ordem".

Leia também: Vinagre de maçã ajuda a desinchar o corpo? Veja os benefícios e riscos

Receita de suco energético com vinagre

suco arrow-options
Divulgação
Suco energético com vinagre

Explicações feitas, é hora de preparar o suco. Cynthia sugere usar vinagre de vinho tinto , açúcar mascavo, gengibre, canela e abacaxi. O toque especial fica por conta da água com gás. Veja mais detalhes: 

Segundo a nutricionista, a bebida pode ser consumida até em jejum, " mas isto vai depender se a pessoa não apresenta problemas gástricos para não irritar o estômago logo cedo". Ela recomenda que se beba o suco com vinagre 30 minutos antes de uma atividade física, para manter a energia durante o treino, ou um pouco antes do almoço ou jantar, pois, como ela explica, isso ajuda a dar saciedade e a pessoa acaba comendo menos.

    Leia tudo sobre: dieta

    Veja Também

      Mostrar mais