Começar o ano com o pé direito, aliando saúde e perda de peso, é o objetivo de muita gente neste período. É importante, porém, ficar atento às dietas: muitas delas prometem mais do que cumprem e podem comprometer a sua saúde. 

Leia mais: Veja as melhores dietas para perder peso segundo ranking mundial

dietas arrow-options
shutterstock
É preciso escolher bem quais dietas promovem emagrecimento com saúde

O ranking U.S Best Diets lista, todos os anos, as dietas “da moda” e classifica de acordo com critérios específicos para cada necessidade, como controle de diabetes, corte de gordura e alimentação saudável. O iG Delas selecionou, de acordo com a lista, as três dietas com pior avaliação para você ficar de olho. 

Piores dietas para 2020 #3 - Dieta dos 30 dias 

detox arrow-options
shutterstock
Dieta whole 30 busca promover desintoxicação

Muito comum no universo crossfit , a dieta dos 30 dias (ou whole 30, em inglês) busca eliminar desejos e hábitos alimentares “não-saudáveis”. O processo envolve, durante um mês, cortar completamente alimentos e substâncias que possam interferir no bom funcionamento do metabolismo. Ou seja, uma espécie de desintoxicação. 

Entre os alimentos proibidos da dieta estão açúcar, álcool, grãos, farinhas e laticínios. O problema do programa, porém, é o nível de restrição. De acordo com o ranking, no qual a nota geral está em 2.1 de 5, a dieta é considerada difícil de seguir além de possuir nutrientes abaixo do recomendado pelo ministério da Saúde. 

Piores dietas para 2020 #2 - Dieta keto 

low carb arrow-options
shutterstock
Dieta keto permite apenas 5% de carboidratos

Outra dieta low carb na lista dos piores programas. A keto talvez seja o programa mais “radical” no corte desses alimentos, permitindo apenas 5% de carboidratos em porções diárias. Assim, ela de fato oferece um  emagrecimento rápido, porém não é a opção mais segura, avaliada com a nota 1.8 no critério “saúde”. 

Leia mais: Fuja das roubadas! 5 dicas para perder peso que os profissionais odeiam

Entre os “prós” da dieta está o fato de que alimentos altamente gordurosos, como queijos amarelos, são permitidos e até encorajados para proporcionar mais saciedade. Os riscos, porém, envolvem carência de nutrientes e a possibilidade de voltar a engordar após o fim do programa. 

Piores dietas para 2020 #1 - Dieta Dukan

Dukan arrow-options
shutterstock
Dieta Dukan possui diferentes fases

Famosa por ser uma das muitas dietas já seguidas por membros da família real, entre eles as duquesas Kate Middleton e Meghan Markle, a dieta Dukan é avaliada com a nota 1.9 no ranking, sendo 5 a nota máxima. 

O programa parece surtir algum efeito a longo prazo quanto ao emagrecimento , recebendo nota 3 nessa categoria, porém perde muitos pontos por ser difícil de seguir e não priorizar a saúde. Dividida em fases com diferentes “regras”, a Dukan prioriza a diminuição dos carboidratos e atenção plena à alimentação.   

    Veja Também

      Mostrar mais