Começar o ano com o pé direito, aliando saúde e perda de peso, é o objetivo de muita gente neste período. É importante, porém, ficar atento às dietas: muitas delas prometem mais do que cumprem e podem comprometer a sua saúde. 

Leia mais: Veja as melhores dietas para perder peso segundo ranking mundial

É preciso escolher bem quais dietas promovem emagrecimento com saúde
shutterstock
É preciso escolher bem quais dietas promovem emagrecimento com saúde

O ranking U.S Best Diets lista, todos os anos, as dietas “da moda” e classifica de acordo com critérios específicos para cada necessidade, como controle de diabetes, corte de gordura e alimentação saudável. O iG Delas selecionou, de acordo com a lista, as três dietas com pior avaliação para você ficar de olho. 

Piores dietas para 2020 #3 - Dieta dos 30 dias 

Dieta whole 30 busca promover desintoxicação
shutterstock
Dieta whole 30 busca promover desintoxicação

Muito comum no universo crossfit , a dieta dos 30 dias (ou whole 30, em inglês) busca eliminar desejos e hábitos alimentares “não-saudáveis”. O processo envolve, durante um mês, cortar completamente alimentos e substâncias que possam interferir no bom funcionamento do metabolismo. Ou seja, uma espécie de desintoxicação. 

Entre os alimentos proibidos da dieta estão açúcar, álcool, grãos, farinhas e laticínios. O problema do programa, porém, é o nível de restrição. De acordo com o ranking, no qual a nota geral está em 2.1 de 5, a dieta é considerada difícil de seguir além de possuir nutrientes abaixo do recomendado pelo ministério da Saúde. 

Você viu?

Piores dietas para 2020 #2 - Dieta keto 

Dieta keto permite apenas 5% de carboidratos
shutterstock
Dieta keto permite apenas 5% de carboidratos

Outra dieta low carb na lista dos piores programas. A keto talvez seja o programa mais “radical” no corte desses alimentos, permitindo apenas 5% de carboidratos em porções diárias. Assim, ela de fato oferece um  emagrecimento rápido, porém não é a opção mais segura, avaliada com a nota 1.8 no critério “saúde”. 

Leia mais: Fuja das roubadas! 5 dicas para perder peso que os profissionais odeiam

Entre os “prós” da dieta está o fato de que alimentos altamente gordurosos, como queijos amarelos, são permitidos e até encorajados para proporcionar mais saciedade. Os riscos, porém, envolvem carência de nutrientes e a possibilidade de voltar a engordar após o fim do programa. 

Piores dietas para 2020 #1 - Dieta Dukan

Dieta Dukan possui diferentes fases
shutterstock
Dieta Dukan possui diferentes fases

Famosa por ser uma das muitas dietas já seguidas por membros da família real, entre eles as duquesas Kate Middleton e Meghan Markle, a dieta Dukan é avaliada com a nota 1.9 no ranking, sendo 5 a nota máxima. 

O programa parece surtir algum efeito a longo prazo quanto ao emagrecimento , recebendo nota 3 nessa categoria, porém perde muitos pontos por ser difícil de seguir e não priorizar a saúde. Dividida em fases com diferentes “regras”, a Dukan prioriza a diminuição dos carboidratos e atenção plena à alimentação.   

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!