A associação norte-americana American College Sports Medicine (ACSM) divulga anualmente um relatório com as principais tendências para o mundo fitness e já compartilhou os exercícios e métodos que prometem tomar conta do ano de 2020.
Leia também: Alerta fitness! 5 coisas que falam sobre exercícios que são grandes mentiras
O objetivo da pesquisa é mostrar as principais modalidades e programas do universo fitness , e também pontuar as opções de treinos ideais para o ano. Na lista, se destacam os exercícios que podem ser feitos em qualquer lugar e sem o suporte de aparelhos, apenas com o uso do próprio corpo.
O master trainer da modalidade Strong By Zumba, Giuliano Cangiani, fala sobre as 10 tendências divulgadas pela associação. Veja o ranking:
1. Tecnologia Wearable
De acordo com o profissional, a tecnologia marca presença nessa lista desde 2016. Entre as principais funcionalidades, é importante frisar que ela promete maior performance dos usuários ao acompanhar frequência cardíaca e atividade muscular, por exemplo.
2. HIIT
O HIIT consiste em um treino intervalado de alta intensidade e é eficaz para ativar o metabolismo e queimar gordura. Ele alterna entre exercícios mais leves e outros mais intensos em um curto período de tempo.
Cangiani comenta que a categoria propicia melhor condicionamento físico, mais resistência cardiorrespiratória e mais força muscular. "Essa é a principal ferramenta do Strong By Zumba; mantem o organismo trabalhando mesmo após o treino. Durante o período de descanso ainda assim é possível eliminar calorias", diz ele.
3. Atividades em grupo
Tal como o personal trainer das famosas Marcio Lui defende , praticar atividades em grupo é uma excelente maneira de se sentir motivado e dar adeus ao sedentarismo. Segundo Cangiani, aulas com cinco ou mais participantes auxiliam, principalmente, quem não é muito fã de exercícios.
"Mesmo tendo muitos alunos, o papel do professor é de entender qual o nível de condicionamento físico de cada um", declara.
4. Pesos leves
Aqui se destacam as atividades com halteres, kettebells e bolas com pesos específicos que visam o ganho de força e resistência, independentemente de serem feitas individuais ou em grupos.
Guiliano Cangiani reforça que o uso dos acessórios contribui com o aumento da amplitude dos movimentos, coisa que, segundo ele, os equipamentos não conseguem fazer. Além disso, há a vantagem de poder treinar em qualquer lugar, até mesmo em casa, e não apenas em academias.
Você viu?
5. Personal trainer
Cada vez mais as pessoas desejam um acompanhamento personalizado e eficaz para atingir os objetivos, sejam eles emagrecer ou conquistar mais bem-estar. Por isso, uma das tendências para o próximo ano, de acordo com o relatório da ACSM, é que haja mais procura por personal trainer .
O treinamento individual monitorado inclui testes de condicionamento físico, definição de metas e supervisão da evolução do aluno.
6. Exercício físico como remédio
As atividades físicas se firmam como excelente maneiras de prevenir doenças, e podem também ser um complemento aos tratamentos médicos.
"O importante é se exercitar, seja a independente da prática. Quando estamos nos movimentando, a endorfina e de outros neurotransmissores como a serotonina, dopamina e a noradrenalina, que são responsáveis pela sensação de prazer", ressalta Cangiani.
7. Treinamento com peso do corpo
Como citamos no início da matéria, fazer exercícios com o peso do próprio corpo é uma das coisas que estarão em evidência no ano de 2020, conforme a pesquisa. De acordo com Cangiani, essa prática é uma excelente maneira de aumentar a massa magra, acabar com a gordura localizada e tonificar os músculos, em especial quando for aliada a uma alimentação balanceada.
8. Programas fitness para idosos
O aumento da expectativa de vida elevou também a procura por atividades físicas na terceira idade. Treinos focados para o bem-estar de idosos também estão no ranking de tendências fitness no próximo ano.
"Se exercitar é fundamental em todas as idades. Para os idosos, além dos benefícios físicos, que ativam o sistema cardiorrespiratório e fortalecem os músculos evitando lesões comuns da idade, a prática de alguma modalidade também contribui para uma boa saúde emocional", afirma o máster trainer.
9. Coaching focado em saúde e bem-estar
O ranking também salienta que profissionais especializados em consultoria sobre qualidade de vida e saúde terão mais procura.
O que justifica isso, segundo Cangiani, é o fato de focar nas necessidades, visão e nos objetivos individuais a curto e longo prazo. Para ele, o coaching colabora com a mudança de hábitos e de comportamento de cada um dos clientes.
Leia também: Saiba como potencializar qualquer tipo de exercício
10. Profissionais certificados
Por fim, os profissionais certificados de academias também integram o ranking fitness . O master trainer alerta para a importância de checar a formação dos professores para atingir os resultados sem prejudicar a saúde.
Os profissionais contribuem com a orientação adequada e podem ajudar a melhorar a consciência corporal e a execução de movimentos do modo correto, de forma a evitar o surgimento de lesões.