Women's Health

Aos 24 anos, Marina Ruy Barbosa faz questão de manter uma rotina de exercícios para cuidar da saúde e do corpo – e, vez ou outra, compartilha suas experiências fitness com os fãs no Instagram, onde já soma mais de 34 milhões de seguidores.

Marina Ruy Barbosa mantém o corpo enxuto com treinos focados em grandes grupos - um dia braço e outro perna - e trabalho de HIIT
Reprodução/Instagram/marinaruybarbosa
Marina Ruy Barbosa mantém o corpo enxuto com treinos focados em grandes grupos - um dia braço e outro perna - e trabalho de HIIT

Leia também: Personal das famosas dá dicas de ouro para turbinar seu treino

Pensando nisso, a WH conversou com Rodrigo Sangion , personal trainer da atriz e proprietário da Les Cinq Gym, em São Paulo, para saber tudo sobre o treino da atriz.

Segundo ele, o objetivo de Marina com as atividades físicas é tonificar a musculatura , com ênfase em pernas, braços e abdômen. “Ela não quer aumentar a massa muscular ou diminuir as medidas, já que está feliz com o corpo dela. No máximo, quer manter o peso”, conta.

“Agora que está de férias e tem mais tempo para se exercitar, Marina resolveu focar mais no treinamento para se sentir ainda melhor com o corpo dela. Ela faz uma hora de musculação, três vezes na semana, em dias alternados”, completa Sangion.

Leia também: 9 exercícios de musculação bem tradicionais, mas que são pura perda de tempo

O treino de Marina Ruy Barbosa é dividido em duas partes: foco em pernas duas vezes por semana e foco em braços uma vez na semana. Já o abdômen é trabalhado todos os dias de treino.

Marina Ruy Barbosa e seu personal arrow-options
Reprodução/Instagram/Rodrigosangion
Rodrigo Sangion é treinador de Marina Ruy Barbosa e usa com o atriz um método próprio

“Sigo minha metodologia (Método Sangion), baseada nos estudos mais modernos sobre treinamento e resultado. Resumidamente, o método tem como base o treinamento de curta duração (no máximo, uma hora), sempre buscando o limite máximo de esforço do aluno nesse período”, explica o personal trainer.

“No caso da musculação, os alunos trabalham sempre com a carga limite que possibilite que eles consigam realizar o exercício corretamente, sem colocar o corpo em risco. Afinal, para ter resultados, é melhor treinar assim, do que por muito tempo, em uma zona de conforto.”

Leia também: Personal das famosas dá dicas e ensina série de 6 exercícios para bumbum

Treino de Marina Ruy Barbosa 

  • Cadeira extensora alternado com leg press : Uma série de 12 repetições de cada exercício na sequência, com intervalo de um minuto. Então, repete-se a mesma sequência. Novo intervalo de um minuto e é executada mais uma série de cada exercício até a exaustão muscular (falha). Intervalo de um minuto e repete a mesma sequência até a falha.
  • Cadeira adutora : Quatro séries de 15 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.
  • Agachamento sumô alternado com cadeira abdutora: Uma série de 15 repetições de cada exercício na sequência, com intervalo de um minuto e repete-se mais duas vezes esse mesmo roteiro.
  • Levantamento stiff com barra: Três séries de 15 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.
  • Elevação pélvica no banco com barra: Quatro séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundos entre elas.
  • Flexão plantar: Três séries de 20 repetições, com intervalo de 30 segundo entre elas.

Marina costuma realizar estes exercícios duas vezes por semanas, preferencialmente segunda-feira e sexta-feira. Segundo Sangion, esse intervalo mais longo entre um treino e outro ajuda a recuperar melhor a vasta musculatura da região.

“As pernas abrigam alguns dos maiores grupos musculares do corpo, como parte anterior (quadríceps) e posterior, além da panturrilha. Justamente por mexer com muitos grupos musculares, o treino de pernas é um dos mais cansativos”, explica ele.

“Não é a toa que pernas bem trabalhadas também promovem o emagrecimento. Afinal, quanto mais massa muscular for desenvolvida, mais acelerado fica o metabolismo. É preciso gerar bastante energia para manter essa musculatura recém construída.”

Vale ressaltar que nos dois dias restantes da semana, Marina costuma ir à academia para fazer um treino de HIIT exclusivo da Les Cinq Gyn chamado QZone. Trata-se de uma aula coletiva de 40 minutos, composta por circuitos de treinamento, em que se utiliza aparelhos e acessórios como esteira, remo, halteres, caixa de saltos e step.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!