Women's Health

Levante a mão se a pimenta caiena fizer você pensar naquelas bebidas detox ou que as influencers fitness tomam diariamente para dar um up no treino. Essas bebidas podem ter tornado essa pimenta famosa, mas ela é considerada um ingrediente ótimo para o bem-estar praticamente desde sempre e traz muitos benefícios para a saúde.

Pimenta caiena é rica em capsaicina e traz uma série de benefícios para o bem-estar e para o emagrecimento
shutterstock
Pimenta caiena é rica em capsaicina e traz uma série de benefícios para o bem-estar e para o emagrecimento

Leia também: 7 temperos que ajudam a emagrecer

Embora você possa pensar nela só como uma maneira de adicionar mais sabor a sua comida, o tempero também merece algum crédito no que diz respeito a saúde. Mas o que a torna tão especial? Uma coisinha chamada capsaicina, um composto que levou a pimenta a ser usada na medicina tradicional e ficar conhecida por “limpar” bebidas.

A capsaicina é o ingrediente ativo em muitas pimentas, incluindo a pimenta caiena . “É o que torna a pimenta caiena, e outras pimentas, apimentadas”, explica Jamie Alan, PhD, professor assistente de farmacologia e toxicologia na Michigan State University.

“Esse tempero é medido pelas unidades de calor de Scoville, e a capsaicina pura é o limite superior da balança”, diz Alan. A caiena contém mais capsaicina até do que os famosos jalapeños, aquela pimenta verdinha e muito picante. Acredita-se que a capsaicina esteja por trás de muitos dos benefícios à saúde, diz a nutricionista Alissa Rumsey, RD. A ciência realmente sugere que ela pode beneficiar sua saúde de várias maneira!

E quais são os benefícios da pimenta caiena para saúde?

Pimenta caiena ajuda a acelerar o metabolismo, prato cheio para quem quer emagrecer. Veja mais benefícios
shutterstock
Pimenta caiena ajuda a acelerar o metabolismo, prato cheio para quem quer emagrecer. Veja mais benefícios


Acelera o seu metabolismo

Como a capsaicina pode aumentar levemente a temperatura do corpo (o que significa que você queima mais calorias), a pimenta caiena pode oferecer um aumento no metabolismo, diz Keri Gans, RD, autor de The Small Change Diet.

O que não fica claro é o quanto a pimenta pode  aumentar seu metabolismo – e a quantidade necessária para que isso aconteça. Além disso, não é exatamente uma pílula mágica do metabolismo: “Uma pitada de pimenta caiena em uma refeição enorme, que consiste em muita gordura e açúcares, não vai reduzir todo o excesso de calorias daquela refeição”, diz Gans.

Pode ajudar com a dor

Uma pesquisa bastante forte sugere que a capsaicina pode ajudar com a dor, cremes tópicos feitos a base dessa pimenta estão disponíveis há anos, diz Alan. “Sabemos que a capsaicina funciona reduzindo a quantidade de ‘substância P disponível’, um produto químico importante para a transmissão da dor”, explica Alan.

Quando você usa um creme de capsaicina, “haverá uma queimadura inicial, pois a substância P é esgotada, seguida pelo alívio da dor”, diz Alan. Embora algumas pessoas não estejam super confortáveis ​​com essa queima inicial, a abordagem geralmente funciona bem.

Contém antioxidantes

Você conhece os antioxidantes? Eles são aquelas substâncias que podem impedir ou retardar os danos às células causados ​​por compostos nocivos chamados radicais livres. Você encontrará muitas (incluindo vitamina C e carotenóides) na pimenta caiena, diz Sonya Angelone, RD, porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética.

Pode ajudar com o congestionamento

Embora ainda não haja muitas pesquisas para comprovar isso, o calor de pimenta caiena pode ajudar a eliminar o congestionamento. “A idéia é que a capsaicina possa encolher os vasos sanguíneos no nariz, aliviando temporariamente o congestionamento”, diz Alan.

Você viu?

Pode melhorar a circulação

“Foi demonstrado que pimentas com capsaicina reduzem o colesterol e os triglicerídeos e ajudam a impedir que as células se colem e formem coágulos sanguíneos”, diz Angelone. Todos esses fatores são boas notícias para a circulação sanguínea saudável.

A pimenta caiena tem efeitos colaterais negativos?

Comidas apimentadas podem ser um veneno para quem tem problemas de digestão. Nesse caso, melhor evitar a pimenta caiena
shutterstock
Comidas apimentadas podem ser um veneno para quem tem problemas de digestão. Nesse caso, melhor evitar a pimenta caiena

Coisas picantes, incluindo pimenta caiena, não são para todos. “Embora a comida apimentada não cause azia, ela pode piorar”, diz Rumsey. Se você  sofre de azia e ela fica pior depois de comer pimenta caiena, você pode precisar reduzir um pouco. “Frequentemente, refeições menores e quantidades menores de especiarias podem ajudar a controlar isso”, diz Rumsey.

Alimentos picantes também podem irritar o intestino, o que pode fazer com que você faz mais cocô, diz Rumsey. Ótimo.

E, enquanto a pimenta caiena pode adicionar sabor aos pratos, comê-la (e outras coisas super picantes) pura tornar seu paladar menos sensível ao longo do tempo. Sabia?

Por fim, lembre-se de que os cremes para a pele com capsaicina podem irritar a pele se não forem usados ​​com cuidado. Se você planeja experimentar um creme de pimenta caiena, siga as instruções da embalagem com cuidado e lave bem quando terminar de usá-lo para evitar irritações por exposição prolongada, diz Alan.

Entendi. Então, como devo usar pimenta caiena?

A pimenta caiena pode ser usada in natura ou na versão em pó, desidratada
shutterstock
A pimenta caiena pode ser usada in natura ou na versão em pó, desidratada

Embora não esteja claro exatamente quanto pimenta caiena você precisa consumir ou usar para obter seus benefícios, você pode incorporá-la à sua dieta picando algumas pimentas frescas ou comprando ela pronta para ser usada como tempero, diz Gans. (Atenção para as especiarias secas de pimenta caienas: elas são mais concentradas, então são mais picantes e têm mais capsaicina.)

A partir daí, as possibilidades são praticamente infinitas – embora os nutricionistas tenham algumas recomendações.

Adicione-a aos molhos

À procura de um snack apimentado? Gans recomenda adicionar pimenta caiena fresca a aperitivos para deixar tudo mais temperado.

Polvilhe no frango

Se você já se cansou dos seus pratos de frango de sempre, pique um pouco de pimenta caiena e polvilhe-a sobre a proteína.

Coloque em sopas

Deixe suas receitas favoritas de sopa ainda mais picantes adicionando um pouco de pimenta caiena à mistura. Apenas mexa aos poucos, para não exagerar, recomenda Angelone.

Jogue-a sobre legumes salteados

Se você quer inovar no preparo dos seus vegetais preferidos, essa pimenta vai definitivamente dar uma balançada em tudo. Polvilhe um pouco da pimenta seca em sua mistura de tempero habitual para ele ficar ainda mais potente.

Faça um óleo de pimenta

A maneira favorita de Rumsey de usar pimenta caiena: adicione algumas pitadas ao azeite antes de temperar a comida. (Ela adora para dar um gostinho a mais na pipoca.)

Para finalizar: a pimenta caiena pode auxiliar a sua saúde de muitas formas diferentes, mas ela não faz mágina. Use o suficiente para ajudar seu corpo (e para deixar sua comida mais gostosa.)

    Leia tudo sobre: dieta

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!