Quinoa ou arroz, qual a opção mais saudável? Independentemente da sua escolha, é importante levar em consideração o valor nutricional e o gosto pessoal.
Leia também: Conheça os 9 melhores carboidratos para perder peso e secar a barriga
“Tenho a filosofia de que tudo deve ser emocional e fisicamente satisfatório. Se você não gosta de quinoa , não coma. Se você gosta de arroz, coma-o”, afirma Valerie Goldberg, nutricionista e dietista. Contudo, se você tem a mente aberta, vale a pena explorar as diferenças entre quinoa e arroz.
O que torna a quinoa tão saudável?
Quando ela se tornou a “grande novidade”, o que se falava era que a semente tinha grandes quantidades de proteína . No entanto, são as suas fibras que a tornam uma ótima opção. “Há muitas fibras solúveis na quinoa. O que reduz o risco de doenças cardiovasculares, porque diminui os níveis de colesterol”, diz ela.
Ainda assim, ela também carrega proteínas. O que ajuda não apenas a construir massa muscular e reforçar o sistema imunológico, mas promover a saciedade. Valerie diz que, se você está com muita fome, a quinoa é uma ótima opção.
Ele também contém numerosos minerais e antioxidantes, de acordo com a nutricionista. O primeiro deles é o manganês, que ajuda a absorver nutrientes essenciais. Depois, o fósforo, que ajuda na saúde óssea. E os flavonoides, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças como câncer, doença de Parkinson, doença de Alzheimer e muito mais.
Informações nutricionais de quinoa (um copo):
- Calorias: 222;
- Carboidratos: 39 g;
- Açúcar: 2 g;
- Gorduras: 3,5 g;
- Fibras: 5 g;
- Proteínas: 8 g;
- Vitamina A: 9 µg;
- C: 0 mg;
- B6: 0,22 mg;
- Potássio: 318 mg.
E o arroz – é saudável?
“Demonizamos qualquer coisa que seja branca. Como o arroz e batatas”, afirma Valerie. Mas, como qualquer alimento, ela diz que há sim lugar para o arroz em uma dieta saudável .
Vamos esclarecer uma coisa: nem todo arroz é feito da mesma forma. “O arroz integral , que contém o casco da semente de arroz, conta com mais nutrientes e antioxidantes que o branco”, explica Valerie. Incluindo magnésio, cálcio e potássio.
Você viu?
Leia também: Branco, integral, selvagem… Qual o arroz ideal para sua dieta?
Além disso, um estudo de 2012 do British Medical Journal descobriu que pessoas que consomem arroz branco têm um risco significativamente maior de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que comem arroz integral. Então sim, integral é uma opção mais saudável.
“O arroz branco foi retirado do casco, por isso contém poucas fibras e minerais”, afirma a nutricionista. Mas isso nem sempre é uma coisa ruim. Por suas poucas fibras, ele é uma excelente opção para quem está com dor de estômago. “Ou para pessoas com problemas nos rins e gastrointestinais, já que as fibras podem irritar ainda mais o sistema digestivo.”
“O arroz selvagem e o arroz preto são realmente muito mais parecidos com a quinoa do que o arroz branco”, diz ela.
Informações nutricionais de arroz branco (uma xícara):
- Calorias: 205 g;
- Carboidratos: 45 g;
- Açúcar: 1 g;
- Gorduras: 0 g;
- Fibras: 1 g;
- Proteína: 4 g;
- Potássio: 55 mg;
- Cálcio: 16 mg;
- Magnésio: 19 mg.
Informações nutricionais de arroz integral (uma xícara):
- Calorias: 218 g;
- Carboidratos: 46 g;
- Açúcar: 1 g;
- Gorduras: 2 g;
- Fibras: 4 g;
- Proteína: 5 g;
- Potássio: 154 mg;
- Cálcio: 20 mg;
- Magnésio: 86 mg.
Então quinoa ou arroz: o que é mais saudável?
É impossível dizer qual é a mais saudável, já que “tudo se resume ao equilíbrio de uma dieta nutritiva”, diz Valerie. Você não notará nenhuma alteração importante na saúde se escolher uma sobre a outra.
Se você é sensível ao glúten ou tem doença celíaca, tanto o arroz quanto a quinoa são permitidos. Para evitar contaminação, verifique os rótulos dos alimentos para garantir que nada foi processado em uma instalação que também fabrica produtos de trigo.
E se você é vegano , Valerie afirma que a quinoa tem um pouco de vantagem sobre seu concorrente, pois contém todos os aminoácidos que ajudam seu corpo a digerir proteínas.
Como o arroz e a quinoa são muito versáteis, ambos são ótimos ingredientes para a sua lista de compras. Independentemente do tipo de consumidor que você seja. “Transforme-o em uma versão de algo que você realmente gosta”, diz Valerie.