Tamanho do texto

Ovo já foi vilão e mocinho, mas a verdade é que, se consumido da maneira e na quantidade certa, ele é bem-vindo na dieta e até ajuda a emagrecer

Women's Health

Seja em omelete, torrada ou como protagonistas, os ovos são uma opção saudável para dias corridos. Mas já que eles são tão versáteis, surge uma dúvida: quantos ovos podemos comer por semana?

bandeja de ovos arrow-options
shutterstock
Saiba como incluir ovos na rotina e aproveitar só os benefícios desse item

Leia também: Ovo para emagrecer? Sim! Veja como adotar essa ideia na dieta

Felizmente, parece que uma dúzia por semana é perfeitamente normal. Ufa! “Para uma pessoa média, dois ovos por dia é totalmente saudável”, diz Keri Gans, nutricionista e autora do livro The Small Change Diet (ainda sem versão em português).

Mas há uma ressalva. “A pessoa precisa olhar para sua dieta para ver de onde está consumindo gordura saturada”, diz Gans. “É saudável comer duas unidades por dia, mas se você gosta deles mexidos com queijo, aumentou (e muito) seu consumo de gordura saturada e de calorias diárias.”

Leia também: Quem é vegetariano pode comer ovos?

E se você não gosta da gema, melhor redefinir seus conceitos. “Existem alguns nutrientes na gema que você não achará nas claras ”, diz Gans. “Todas as vitaminas lipossolúveis são encontradas na gema. Portanto, se tirá-la, removerá gordura, mas também valores nutricionais.”

Sendo assim, tirar a parte amarelinha do ovo não é muito vantajoso para quem pretende fazer uma refeição rápida e rica em nutrientes, certo?

A conclusão, de acordo com Gans, é que a quantidade certa de ovos depende totalmente do resto da dieta.

Leia também: Cozido, frito, poché... Saiba como fazer ovo e não errar em nenhuma receita

Um ovo grande tem cerca de 80 calorias, cinco gramas de gordura e seis gramas de proteína. Então, se você já está consumindo proteína e gordura suficientes de outras refeições, comer omeletes de cinco ovos com queijo todos os dias não é uma boa ideia. Mas se você sabe que terá um dia agitado e não faz ideia de qual será sua próxima fonte sólida de proteína, rache um ovo extra na frigideira antes de botar os pés na rua.

    Leia tudo sobre: dieta