Tamanho do texto

Segundo professor, quem quer emagrecer deve treinar à tarde, depois do almoço. Já se a ideia é desestressar, vale procurar outro momento do dia

Women's Health

Definir um horário de treino pode ser uma ajuda e tanto para quem tem dificuldade em manter a rotina de exercícios. Além de ser uma forma de se organizar melhor e, assim, evitar a famosa auto sabotagem, ainda ajuda a otimizar os resultados.  

Mulher fazendo exercício escalador
shutterstock
É melhor ir para a academia de manhã, à tarde ou à noite? O horário de treino pode ser definido de acordo com seus objetivos


Leia também: Treino para emagrecer: veja sugestões para fazer em 30, 45 e 60 minutos

“De acordo com a sua necessidade, treinar pela manhã, à tarde ou à noite, pode fazer toda diferença na conquista de seu objetivo”, aponta Luis Eduardo Pereira, educador físico da rede de academias Biofisic (MG).

Mas se você ainda não conseguiu definir isso, fique tranquila, pois vamos ajudar! Abaixo, você pode testar quais características combinam mais com a sua rotina e, assim, descobrir o melhor horário de treino :

Treine de manhã se você…

Busca aumentar a disposição e a concentração para o resto do dia. “Os exercícios aumentam a circulação sanguínea e melhoram a velocidade de processamento das informações no cérebro. Além disso, trabalham vários grupos musculares, que fazem com que você se sinta mais revigorada para enfrentar qualquer parada que esteja por vir”, explica Pereira.

Dica do profissional

Comece o treino em um ritmo mais tranquilo, aumentando a intensidade gradativamente, já que seu corpo estava menos acelerado por conta do sono. Dessa forma, você o despertará com calma e evitará lesões.

Treine de tarde se você…

Quer emagrecer . Segundo Pereira, neste período do dia o metabolismo estará mais acelerado, por conta das três refeições que, na teoria, já foram feitas ( café da manhã , lanche da manhã e almoço). Além disso, os músculos estarão mais aquecidos, o que possibilita um melhor rendimento deles. “É mais ou menos como conciliar a ‘fome com a vontade de comer’”, diz o profissional.

Leia também: Qual o melhor treino para queimar gordura?

Treine de noite se você…

É mais ansiosa, estressada e sente muita pressão no trabalho. Isso te ajudará a dar uma relaxada, desde que você não tenha dificuldade em dormir. Segundo o educador físico, a atividade física libera uma grande quantidade de substâncias – como a endorfina – que deixam o corpo em estado de alerta, que promovem bem estar e relaxamento.

Dica do profissional

Tente finalizar seus treinos em até, pelo menos, duas horas antes de se deitar. Assim, diminui as chances do horário do treino prejudicar seu sono.