Comprar sucos prontos, seja em caixinha ou garrafas, atrai cada vez mais o consumidor por ser uma alternativa rápida e prática. Apesar disso, uma dúvida frequente nesse caso é saber quais são as particularidades de cada tipo da bebida. Qual deles é o mais saudável? O suco pode entrar até na dieta de quem quer emagrecer?

Leia também: Especialista alerta que algumas dietas podem fazer mal para a saúde bucal

sucos mercado
shutterstock
Conheça os tipos de sucos mais comuns nos mercados brasileiros e saiba como escolher a melhor opção para você


Gislaine Santana, engenheira de alimentos da marca Campo Largo, ajuda a entender a composição dos tipos de sucos mais presentes nas prateleiras dos mercados brasileiros e explica a importância de prestar atenção nas embalagens. Além disso, o Delas conversou com nutricionistas para falar das propriedades de cada um dos sucos disponíveis nas prateleiras.

Suco integral

suco
shutterstock
Suco integral é feito somente com a fruta e não é composto por água. Por isso, preserva os nutrientes do alimento



Os sucos integrais devem ser feitos com as frutas sã, madura e sem adição de água. “Por ser integral, o suco preserva as características da fruta e apresenta o que ela tem a oferecer de forma prática e rápida para consumir”, diz a engenheira de alimentos.

Essa característica também é destacada por Adriana Magalhães, nutricionista da Clínica Ana Carolina Sumam. Ela diz que o suco é bom por conter somente partes da fruta e ser fonte de fibras.

Para Gislaine, é importante escolher uma marca que não possua conservantes e adição de outros componentes que não a fruta, para o suco proporcionar, dessa forma, benefícios à saúde.

“Para manutenção das características e garantia da segurança, os fabricantes utilizam diferentes tecnologias. Algumas permitem além de um longo período, que o produto não necessite ser refrigerado”, explica.

Néctar de frutas

néctar de frutas é um dos tipos de sucos mais comuns
shutterstock
O néctar de frutas, apesar de ser um dos mais comuns, não é aconselhado pelas nutricionistas pelos aditivos


Esse é um dos tipos de sucos mais comuns nos mercados brasileiros. Ele contém em torno de 20 a 30% da polpa da fruta e o restante dos componentes é água, açúcar, corante e conservante. “É uma bebida que contém muito aditivo químico”, afirma Adriana.

“Não faz bem para a saúde, até porque a quantidade açúcar é bem alta e prejudica as dietas de emagrecimento. O atrativo desse tipo de bebida é o fácil acesso nos mercados e o baixo preço”, esclarece ela.

Para a nutricionista Danielle Marques Vitali, o suco geralmente possui mais açúcares do que água. “Seu rótulo passa impressão de ser um produto saudável, porém sua composição é preocupante devido grande quantidade de açúcar presente”, complementa.

Leia também: Como escolher o melhor suco de caixinha

Refresco em pó

suco em pó
shutterstock
Os sucos em pó não são recomendados para consumo por conter muitos açúcares, o que prejudica a saúde


Gislaine esclarece que os refrescos em pó são considerados artificiais “pela presença de compostos químicos”. Com embalagens em pacotes pequenos, do tipo sachê, o produto é constituído por corantes químicos, antioxidantes, aromatizantes, “grande quantidade de açúcar e pouca presença da fruta”.

Adriana ainda avisa que esse é o pior tipo de suco para o consumo. “O refresco em pó é um líquido que foi totalmente desidratado, para ser diluído em água. Ele tem muitos conservantes, aromatizantes, corantes e açúcar e é pobre nutritivamente”, diz a nutricionista.

Leia também: Sucos com vegetais: como aproveitar todos os benefícios dessa mistura

Suco concentrado

suco concentrado
shutterstock
Os sucos concentrados são mais pastosos e têm como característica serem produzidos a partir das frutas


A bebida, mais densa e pastosa, é produzida a partir da fruta. O alimento passa por um procedimento que retira toda sua água. “Neste processo, compostos benéficos podem ser reduzidos e o sabor do produto não é tão fiel ao sabor natural, pois as características do suco se alteram”, declara Gislaine.

A nutricionista Adriana Magalhães chama a atenção para os componentes desfavoráveis do produto. “O suco foi parcialmente desidratado. Um dos seus pontos negativos é que contém açúcar, aromatizantes e conservantes”.

Suco reconstituído

suco mercado
shutterstock
O suco reconstituído é feito a partir do tipo concentrado. Ele não é indicado por ser pobre de nutrientes e benefícios


O suco reconstituído é feito a partir do concentrado. Nesse caso, é adicionada novamente a água que havia sido retirada. “Passando por vários processos de aquecimento, concentração e armazenagem, o processo de fabricação do suco reconstituído pode acarretar alterações de seus nutrientes e vitaminas”, alerta Gislaine.

Por conta desse processo de reconstituição, a bebida é mais uma das que entram na lista das contra-indicadas pela nutricionista. “O suco reconstituído foi desidratado e dissolvido novamente. Ele contém aromatizantes e conservantes, além de ser pobre em fibras”, pontua.

Leia também: Suchá reduz o inchaço e ajuda a emagrecer; veja receitas

Quais os melhores tipos de sucos? E o pior?

Bandeja com garrafas cheias de sucos
shutterstock
O suco mais nutritivo é o integral, mas até ele pode atrapalhar quem está de dieta


A engenheira de alimentos Gislaine Santana e as nutricionistas Adriana Magalhães e Danielle Marques Vitali indicam o suco integral como o melhor tipo entre as opções presentes no mercado. “O recomendado é o consumo do suco integral, já que não tem conservantes, aromatizantes, corantes e nem açúcar”, diz Adriana.

“São ótimas opções para incorporar em uma alimentação mais saudável, por apresentarem um suco feito apenas com frutas ”, complementa a engenheira.

Entretanto, Adriana ressalta que o tipo integral também deve ser consumido com cautela e pode ser ruim para quem quer emagrecer. “É muito calórico e contém alto índice glicêmico”, afirma ela.

“Isso significa que o alimento entra na corrente sanguínea e dá um alto pico de glicose e o pâncreas precisa liberar muita insulina. Pra quem busca emagrecer ou tem diabetes é prejudicial”, acrescenta.

Veja a lista dos sucos mais indicados para os menos indicados, feita por Adriana Magalhães:

  1. Suco integral
  2. Néctar de frutas
  3. Suco concentrado
  4. Refresco em pó
  5. Suco reconstituído

Adriana alerta que, dos sucos industrializados, o mais indicado é o prensado a frio, pois não possui aditivos químicos e mantém seus nutrientes, além de não ter adição de açúcar. O mais correto para a nutricionista, entretanto, é “consumir sucos naturais, feitos em casa, somente com a fruta”.

Como escolher o suco ideal?

sucos de frutas
shutterstock
Para escolher o melhor tipo de suco, o segredo é ficar de olho nas embalagens e identificar os ingredientes ruins


Para escolher o suco que melhor se encaixa nas suas necessidades, a dica de ouro da engenheira de alimentos é ficar de olho nas embalagens. “Cada tipo possui uma característica nutricional diferente, com base no processo de produção, armazenamento e consumo”, conta. Segundo ela, com exceção do refresco em pó, todos os tipos de sucos possuem vitaminas e nutrientes.

Adriana pede para se atentar se o produto tem a fruta ou somente partes dela e se há aditivos na composição. “Os nomes estranhos são sempre aditivos químicos, que fazem mal à saúde. Quanto maior a lista [de ingredientes], pior, já que os sucos deveriam conter somente a fruta”, afirma ela.

Leia também: Suco verde está na lista de segredos de dieta de Claudia Raia; veja receitas

Danielle apresenta uma sugestão para facilitar a compra: “A ordem dos alimentos apresentada na lista de ingredientes indica qual item existe em maior quantidade neste produto. Por exemplo: a lista de ingredientes é: açúcar, água, concentrado de maçã, aroma natural de maçã. O maior ingrediente no suco é o açúcar, e não a fruta maçã”, explica.

De acordo com as nutricionistas, os tipos de sucos mais saudáveis são os que não possuem muitos ingredientes. “O ideal é escolher sempre sucos com composição limpa, com listas de ingredientes que você consiga entender e que tenha poucos itens, garantindo uma compra de qualidade. Suco de fruta não precisa de muitos itens”, finaliza a Danielle.

    Veja Também

      Mostrar mais