O feijão é um dos alimentos mais amados pelos brasileiros e uma de suas marcas é a diversidade. O modo de preparo pode até variar de uma região para a outra, porém é certo que ele está sempre no cardápio por ser considerado um dos grãos mais fundamentais nas refeições. Mas, vem cá: você sabe quais são os benefícios de cada tipo do alimento?
Leia também: Farinha de feijão branco é aposta das dietas de emagrecimento; veja como usar
A nutricionista Vanessa Pimentel, da marca Meu Biju, fala das vantagens dos diversos tipos de feijão presentes no Brasil. Além disso, o chef Newton Figueiredo ensina receitas com cada um deles na composição. Confira:
Feijão branco
De acordo com Pimentel, esse tipo de feijão é o mais indicado para misturar em saladas, sopas e ser servido com dobradinha. O alimento tem caldo ralo e uma casca mais fina que os demais, além de possuir desintoxicantes e ter baixo índice glicêmico.
O consumo desse tipo de feijão é mais popular nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, especificamente em São Paulo e no Rio Grande do Sul, explica a nutricionista.
Receita para incluir o feijão branco no dia a dia
Feijão carioca
O feijão carioca – ou carioquinha – é o mais consumido no Brasil. Seus grãos são ricos em cálcio, o que contribui para a melhora da estrutura óssea e dos dentes, e ferro, o tornando essencial para grávidas e crianças.
Além disso, ele ajuda a combater a anemia e contém alto nível de proteínas e de fibras, ajudando a elevar a saúde do corpo.
Receita para incluir o feijão carioca no dia a dia
Feijão macassar fradinho
Esse tipo de feijão também é conhecido como feijão-de-corda, altamente popular no Nordeste brasileiro e usado também no acarajé. Com muitas fibras e pouco caldo, seu consumo é recomendado pela nutricionista nas saladas.
Receita para incluir o feijão fradinho no dia a dia
Leia também: Pipoca emagrece? Pode fazer parte da dieta? Como deixá-la mais saudável?
Feijão rajado
Você viu?
O rajado tem semelhança estética com o carioca, com exceção das pintinhas. Pimentel explica que seu consumo é ideal, principalmente, para receitas que envolvam carnes e massas.
Com ele, os pratos ficam com alto grau nutritivo, isso porque “este feijão confere maior sensação de saciedade, além de melhorar o processo digestivo e atuar na prevenção da osteoporose”. O alimento também é rico em cálcio, fósforo, manganês e potássio e vitaminas B1 e B2.
Receita para incluir o feijão rajado no dia a dia
Feijão vermelho
A cor avermelhada é o que ressalta esse tipo de feijão. Ele consiste em grãos mais pequenos e arredondados que os outros e, para Pimentel, deve estar acompanhado de saladas ou carnes.
“Ele é repleto de proteínas, fibras solúveis e insolúveis, magnésio e potássio. Este feijão ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, além de ser antioxidante, promovendo a longevidade ao limitar danos causados por radicais livres”, afirma a nutricionista.
Leia também: Conheça os 9 melhores carboidratos para perder peso e secar a barriga
O feijão vermelho também é rico em ferro e é muito utilizado, principalmente, pela cozinha francesa, no preparo de sopas.
Receita para incluir feijão vermelho no dia a dia
Feijão preto
Integrando a segunda colocação na lista dos mais consumidos no país, o feijão preto se destaca pelos nutrientes, que ajudam a combater a falta de ferro no corpo. Além disso, ele possui manganês, zinco e potássio como componentes chaves.
A nutricionista enfatiza ainda a importância do feijão preto na alimentação e enfatiza que ele atua contra o aumento do colesterol e de doenças cardíacas.
Receita para incluir o feijão preto no dia a dia
Feijão é um aliado no emagrecimento
Além desses benefícios, Vanessa Pimentel explica que o feijão preto cai bem nas dietas. “Ele possui pouca gordura e, por isso, pode ser incorporado em dietas de emagrecimento e para ganhar massa muscular”, diz.
O feijão , em geral, tem um importante valor nutricional e não deve ser excluído das refeições. Para evitar a formação de gases ou o estufamento da barriga, é recomendado deixar os grãos de molho antes de começar o preparo.