Tamanho do texto

Comeu muito na Páscoa e quer emagrecer? Nutricionistas sugerem melhores dietas e dão dicas de como montar um cardápio para eliminar os excessos

Família reunida, comida boa e muito chocolate. Assim foi o final de semana de Páscoa de muita gente. Se você exagerou na comilança, provavelmente a culpa tenha começado a bater e você já está pensando em como emagrecer.

Leia também: Como secar a barriga em 24 horas? Veja 5 dicas simples para desinchar

Mulher comendo chocolate
shutterstock
Se você exagerou na Páscoa, provavelmente já está pensando em como emagrecer e eliminar os excessos

Mas não é preciso se desesperar, muito menos apostar em dietas malucas! O importante é saber como emagrecer com saúde. Com algumas dicas do que consumir e o que evitar, é possível voltar à rotina de alimentação saudável e eliminar os exageros da Páscoa.

Como emagrecer e eliminar os excessos?

salada
shutterstock
Apostar em uma dieta cetogênica, que consiste no consumo mínimo de carboidratos, é a melhor forma de emagrecer

“A primeira dica que eu costumo dar para o dia seguinte de um fim de semana de exageros na alimentação é iniciar uma dieta cetogênica ”, explica Sarina Occhipinti, especialista em clínica médica e em nutrição funcional, do Instituto Sari. Essa dieta consiste no consumo mínimo de carboidratos, priorizando alimentos ricos em gorduras saudáveis.

“Estudos já descobriram que as dietas que promovem a cetose são altamente benéficas para a perda de peso. O estado de cetose ocorre quando o corpo passa a queimar a gordura como fonte de energia, em vez de carboidratos”, completa. Além disso, a dieta cetogênica ajuda a diminuir o apetite.

Depois de exagerar na comida, é comum recorrer a uma dieta detox . No entanto, Sarina comenta que o mais interessante seria, na verdade, o que ela chama de notox – a ingestão de alimentos e componentes específicos para proteger o organismo de intoxicações, antes das datas festivas.

“Quem desintoxica o organismo é o fígado e, dificilmente, vamos conseguir tomar uma substância que vai agir no fígado e desintoxicar de forma rápida e ativa. Mas, em contrapartida, podemos ajudar os órgãos a não se intoxicarem daqui para frente”, explica.

O jejum também pode ser um aliado para quem quer saber como emagrecer e eliminar os excessos, no entanto, é preciso acompanhamento médico para ser colocado em prática.

Leia também: Sucos para emagrecer? Veja dicas para fazer um detox

O que comer depois de um final de semana de exageros?

Mulher cortando salada
shutterstock
No almoço e no jantar, nutricionistas indicam optar por uma salada de folhas e legumes, fonte de fibras, vitaminas e minerais

Planejar as refeições e optar por alimentos funcionais é o segredo para garantir alimentações mais saudáveis que auxiliam no processo de emagrecimento. Para te ajudar nessa tarefa, Sarina e Isis Martins, nutricionista da Lucco Fit, indicaram quais são os melhores alimentos para cada refeição da dieta pós-pascoa . Veja:

  • Ao acordar

“Tomar um limão espremido na água, em jejum. E, assim, já absorver a dose diária de vitamina C.  Mas vale lembrar que tomar limão em jejum não é indicado para quem possui gastrite ou refluxo”, sugere Sarina.

  • Café da manhã

Ovos com manteiga

  • Almoço e jantar

Sarina sugere fazer 2 bifes (boi, porco ou frango) fritos na banha e folhas (alface, rúcula, couve) regadas no azeite.

“A salada de folhas e os legumes não podem faltas como fontes de fibras, vitaminas e minerais, além de fatores bioativos que desempenham função antioxidante no organismo”, completa Isis.

  • Lanche

“30 g queijo gordo ou 30 g de nozes com castanhas”, indica Sarina. Para não cair em tentações, Isis recomenda iogurte acompanhado com sementes, frutas com farelo de aveia, leite batido com frutas e farelo de linhaça, salada de tomate com queijo branco, torradas com geleia diet ou café com cookies integrais.

  • Lanche à noite

Você pode comer um terço de um coco ou abacate. “À noite, se der fome, pode tomar 10g de colágeno hidrogenado saborizado, diluído em meio copo de água, pois isso dá sensação de saciedade”, completa Sarina.

De acordo com a profissional, no quarto dia a pessoa já está em cetose e, para continuar, basta fazer uma lowcarb, não ingerindo mais que 50 g de carboidratos líquidos ao dia.

Leia também: Aprenda 3 receitas saborosas que vão te ajudar a desinchar

Outras dicas

Isis lembra que a atenção com a hidratação é fundamental para quem quer perder peso e se manter saudável. O ideal é consumir 2 litros por dia, mas, se não conseguir, a nutricionista fala que as águas saborizadas  podem ajudar. “Basta deixá-las prontas de um dia para o outro”, recomenda.

A nutricionista ainda fala que se a vontade de doce persistir é indicado preferir o consumo de frutas como sobremesa. “Quando ingeridas após a refeição, não têm o efeito do pico de glicemia. Elas vão aumentar a saciedade e matar a vontade de doce”, explica. Além disso, existem diversas opções zero açúcar no mercado que utilizam adoçantes naturais como a stévia.

Chá para desinchar

chá de hibisco
shutterstock
Apostar em um chá de hibisco pela manhã uma é boa pedida para quem quer saber como emagrecer após exageros

Para finalizar, Sarina indica uma receita de chá para desinchar. “Chá verde, hibisco, gengibre e canela são os mais indicados nesse caso, graças aos componentes termogênicos que possuem”, explica. Com base nesses ingredientes, a especialista em nutrição funcional criou o Sarichá:

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de chá verde
  • 3 colheres (sopa) de hibisco
  • 2 cravos
  • 1 litro de água
  • Gengibre ralado (a gosto)
  • Canela em pó (a gosto)
  • Adoçante Stevia (opcional)

Modo de preparo:

Coloque as folhas na água fervente e abafe por, no mínimo, 10 minutos. Depois, bata o chá no liquidificador com o gengibre ralado e a canela. Adoce, se achar necessário. Após esfriar, coloque em uma garrafa de vidro com os cravos e deixe gelar. Tome durante o dia todo. Não é indicado tomar após as 18h, pois atrapalha o sono.

Leia também: Suchá reduz o inchaço e ajuda a emagrecer; veja receitas

Mais importante que saber todas essas dicas de como emagrecer , é buscar orientação profissional para garantir refeições saudáveis. “O importante é sempre buscar ajuda de um profissional para fazer qualquer tipo de dieta, pois o acompanhamento vai ser fundamental”, finaliza Sarina.