Lá em casa, a minha avó não deixava ninguém comer carne - principalmente a vermelha - na Semana Santa. Católica, ela dizia que a carne representava o corpo de Jesus Cristo e, por isso, estava banida do cardápio nesses dias.
Os costumes mudam de família para família, de acordo com suas crenças. Há quem evite carne em toda a quaresma, quem siga a ideia lá de casa e mude o cardápio na Semana Santa ou quem faça isso apenas na Sexta-feira Santa. Tem também aqueles que comem carnes brancas, como os peixes, nessa época (temos dicas disso mais abaixo).
Para ajudar em qualquer um dos casos, conversamos com a chef e nutricoach Eliane Kina que nos deu uma série de sugestões de receitas para Semana Santa e também dicas de susbstuições simples para passar alguns dias sem carne vermelha.
O que comer na semana sem carne vermelha?
Para quem está habituado a comer carne vermelha boa parte dos dias, pensar em pratos sem esse ingrediente pode ser um desafio. Mas é fácil encontrar outras proteínas - que podem até ser preparadas como a carne vermelha - para seus pratos.
- Carne de soja
- Cogumelos
- Carne de jaca
- Tofú
- Grão de bico
A primeira da lista, segundo Eliane, é a já bastante popular carne de soja . "É muito gostosa, quando bem temperadinha com alho, ervas e até um pouco de shoyu", assegura a chef.
Ela pode ser encontrada nas versões granulada e em pedaços e, antes de prepará-la, a especialista diz que é preciso hidratá-la e espreme-la. "Dá para deixar hidrata e ir usando ao longo da semana", suegere Eliane.
Ela fala também que o modo de preparo é semelhante ao da carne de vaca, mas com uma vantagem: a carne de soja leva menos tempo de cozimento. "Dá para frazer a carne de soja xadrez com aquele molho oriental, escondidinho de raízes, refogada com vegetais e até molho de tomate com essa carne para servir com massas", continua.
Mais uma ideia é usá-la como recheio de outros preparos. Já pensou em uma berinjela recheada de carne de soja, por exemplo?
Outra sugestão para quem procura algo que lembre a textura da carne é apostar, de acordo com Eliane, nos cogumelo .
"Além de ricos em proteína, os cogumelos são bem versáteis e dá para refogar com um pouco de shoyu e flambar com saquê, fazer risoto, bolinho e até patê para servir como entrada em um jantar", lista a chef e nutricoach.
Se a ideia é ter a textura de frango, a opção é usar jaca verde , na também já conhecida carne de jaca . Para prepará-la é preciso descascar a jaca, cozinhar na panela de pressão e, depois, desfiar.
Segundo Eliane, a carne de jaca é "boa para fazer coxinha, fricassê e estrogonofe".
Já o tofu está muito presente na culinária oriental, mas também pode fazer parte das suas receitas para Semana Santa.
É mais uma opção da lista bem versátil e, como apresenta sabor neutro, entra em diversas preparações. "Dá para amassar, colocar cúrcuma e tempero, fazer bolinho, creme e até grelhado com uma pitadinha de sal e pimenta do reino moída na hora", sugere Eliane.
Já se bater aquela vontade de comer um hambúrguer na semana sem carne ou na Sexta-feira santa, uma sugestão é fazer o seu casa, usando grão de bico , mais uma fonte de proteína vegetal.
Eliane lembra que para isso será necessário deixar de molho, cozinhar na panela de pressão, amassar e temperar com sal e ervas antes de modelar os hambúrgueres.
Além disso, o grão de bico pode ser usado em uma receita de pizza sem glúten , no preparo de pastas e o que a sua criatividade na cozinha permitir.
Receitas para Semana Santa
Opções sem carne
Dicas de substituições anotadas, já é hora de pensar em pratos simples, mas com aquela cara de restaurante, para as receitas para Semana Santa. Eliane separa quatro ideias, da entrada ao prato principal, que são a cara da Páscoa e não levam carne - branca ou vermelha.
Uma delas, por exemplo, é uma Batatoalga, uma brincadeira com a tradicional bacalhoada da Páscoa. Aprenda:
Palitinhos com pasta de amendoim
- 100 gramas de amendoim torrado e sem pele
- 3 colheres de sopa de vinagre de arroz
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de pasta de missô
- 2 cenouras
- 1 pepino
Modo de preparo: o primeiro passo é preparar a pasta de amendoim. Em um processador triture o amendoim e misture com o missô, o vinagre e o açúcar. Reserve.
Feito isso, prepare os vegetais. Tire a casca das cenouras e corte em forma de palitos. Também
corte o pepino em palitos.
Sirva a pasta de amendoim com os palitos de cenoura e pepino.
Creme de abóbora
- 1/2 abóbora japonesa, sem sementes
- 2 dentes de alho
- 2 ramos de alecrim
- 1 e meia xícara (chá) de água
- Sal e pimenta do reino moída, a gosto
- 1 fio de azeite
Modo de preparo: em uma assadeira, coloque a abóbora, o dente de alho e o alecrim, dentro da cavidade da abóbora, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 min.
Tire a abóbora, espere ficar morna, cave o miolo da abóbora com ajuda de uma colher e acrescente o conteúdo no liquidificador. Se preferir, pode adicionar mais folhas de alecrim nesse momento.
No liquidificador, junte a água, tempere com sal, pimenta do reino e bata na potência alta até ficar homogêneo.
Leve o conteúdo para a panela, ferva e sirva em seguida.
Antepasto de vegetais
- 2 berinjelas, em cubos
- 1 abobrinha, em cubos
- 2 tomates, em cubos
- 1 cebola, em cubos
- 3 colheres (sopa) de azeite
- Sal e pimenta do reino em pó a gosto
- 3 colheres (sopa) de semente de abóbora
Modo de preparo: em uma assadeira, coloque todos os ingrediente, regue com azeite, tempere com o sal e a pimenta do reino e misture bem. Leve ao forno pré aquecido (180°C) por aproximadamente 25 minutos (mexendo na metade do tempo) ou até os vegetais começarem ficar macios.
Quando esfriar, espalhe as sementes de abóbora e sirva em seguida.
Se preferir, pode variar os legumes da receita. "Pode colocar cenoura ralada, buquês de brócolis ou couve flor, pimentão colorido, cebola roxa. Pode usar a criatividade! Vegetais assado é sempre muito bom", fala Eliane.
Batatoalga
- 20 cm de alga Kombu
- 1 colher (sopa) de azeite
- 2 dentes de alho, picados
- 14 batatas tipo bolinha, cozida
- 5 mini cebolas, descascadas e cortadas em 4 partes
- 20 tomates cereja, cortados ao meio
- Sal e azeite a gosto para finalizar
Em um recipiente médios, coloque o kombu, cubra com a água e deixe por 30 minutos para hidratar. Depois desse tempo, escorra e corte em tirinhas com ajuda de uma tesoura.
Em uma panela média, aqueça o azeite, doure levemente o alho, coloque as algas e misture bem, desligue o fogo e reserve.
Em um refratário, distribua as batatas, a alga, a cebola, o tomate, regue com azeite e tempere com o sal. Leve ao forno alto 230°C por aproximadamente 12 minutos, ou até dourar. Sirva em seguida.
Para incrementar essa das receitas para Semana Santa, a dica é misturar tomate cereja vermelho com o amarelo. Segundo Eliane, além disso dar um colorido a mais no prato, o sabor também será realçado.
Opções com peixes
Como foi citado lá no começo, algumas famílias têm a tradição de trocar a carne vermelha pelos peixes na Semana Santa e até no domingo de Páscoa. Para elas, a chef indica uma receita bem oriental:
Sushi de tigelinha
- 1 copo americano de arroz japonês
- 1 copo e meio de água
- 1 colher de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher de sopa de saque culinário
- Meia colher de sopa de açúcar
- Meia colher de sopa de sal
- 6 unidades de tomate cereja
- Meio pepino em rodelas
- 3 cogumelos secos fatiados (previamente hidratados e salteados)
- 60 gramas de broto de alfafa
- Cream cheese à gosto
- Manga à gosto
- 100 gramas de salmão
- Cebolinha picada à gosto
Modo de preparo: para o arroz, misture o vinagre, o saque, o açúcar e o sal e leve ao microondas por 20 segundos. Use essa mistura para temperar o arroz previamente cozido.
Para montar o sushi, separe uma vasilha pequena e coloque o arroz cozido e os demais ingredientes em cima (salmão, pepino, tomate, broto de alfafa, manga, cream cheese). Finalize salpicando a cebolinha.
E para quem não abre mão da tradição do bacalhau e de outros peixes, aí vão duas receitas preparadas pela equipe de nutrição e nutrologia do Kurotel - Centro Médico de Longevidade e Spa de Gramado, no Rio Grande do Sul:
Salada de endívia com salmão
- 2 unidades de endívias grandes (aproximadamente 20 folhas)
- 400 g de filés de salmão
- 1 colher (sobremesa) de óleo vegetal
- 1 colher (café) de sal marinho não refinado
- 1 colher (chá) de pimenta-do-reino branca
- ½ xícara (chá) de cebolinha-verde picada
- 1 ramo de alecrim fresco
- 3 colheres (sopa) de creme de soja (ou iogurte desnatado s/ lactose)
- 1 colher (sobremesa) de mostarda de Dijon
Modo de preparo: tempere o salmão com sal, pimenta, metade da cebolinha e alecrim. Deixe marinar por 12 horas na geladeira. Asse o salmão já temperado a 180°C por 10 minutos. Pique em pedaços retangulares e regue-os com fios de óleo. Reserve.
Junte o creme de soja, a mostarda e metade da cebolinha picada finamente. Misture o salmão no creme e coloque um pouco do patê em cada uma das folhas. Se desejar, regue com mais óleo e decore com cebolinha e salsinha crespa.
Sirva em uma cama de folhas verdes variadas.
Bacalhau com batata-doce e alho-poró
- 1 kg de bacalhau dessalgado
- 600 g de batatas-doces
- 3 talos de alho-poró
- 1 cebola média picada
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal
- 1 colher (café) de sal marinho não refinado
- 1 colher de salsinha bem picada
- Pimenta-do-reino branca moída a gosto
Modo de preparo: coloque as batatas-doces cortadas e descascadas para cozinhar em água com uma pitada de sal. Quando as batatas estiverem cozidas, amasse-as com um garfo até que elas fiquem bem finas, como um purê. Reserve.
Corte o alho-poró em rodelas finas e leve ao forno por 10 minutos a 180° C para que alho fique apenas desidratado. Reserve.
Em uma panela, coloque o óleo e grelhe o bacalhau de ambos os lados, até obter uma cor dourada. Monte o prato colocando o purê de batatas, por cima o bacalhau grelhado e por último o crocante de alho-poró.
Sirva em seguida. Mais essa das receitas para Semana Santa leva um ingrediente clássico, mas uma versão bem saudável, já que não contém glúten e nem leva leite ou ovos.