O carnaval chegou e independente se você vai curtir em bloquinhos, na avenida ou atrás de um trio elétrico é preciso ter muita energia. Durante os dias de folia, é comum dar uma exagerada na bebida alcoólica, sair da dieta e não se alimentar direito, mas seguindo algumas dicas você pode aproveitar a farra com  mais energia e disposição.

É possível curtir o carnaval sem enfiar o pé na jaca e se divertir com muita energia, basta tomar alguns cuidados
shutterstock
É possível curtir o carnaval sem enfiar o pé na jaca e se divertir com muita energia, basta tomar alguns cuidados


O mais indicado é sempre investir em uma boa alimentação, não pular os horários das refeições e se hidratar muito, mas a realidade é que é bem difícil colocar tudo isso em prática nos agitados dias de carnaval .

O problema é que não comer direito e ingerir muita bebida alcoólica mexe com o sistema imunológico e aumenta o risco de casos de intoxicação alimentar e também de desidratação. Como é complicado manter uma alimentação regrada durante a folia, uma das principais dicas é iniciar os dias com um reforçado café da manhã .

“A maioria dos blocos e festas de carnaval saí para as ruas a partir do meio-dia, então, esteja bem alimentada para iniciar suas horas de festa. Invista em frutas vermelhas como açaí, acerola, ameixa, mirtilos, cereja, jabuticaba, morango e uva, que são ricas em antocianinas – compostos fenólicos com incrível ação antioxidante no organismo. Essa atuação proporciona diversos benefícios para o corpo, entre eles o reforço do sistema imunológico”, ressalta a nutricionista Camila Buitoni.

Na manhã antes da folia ainda é indicado incluir frutas, iogurte e castanhas no café da manhã e, em entrevista prévia ao Delas, a endocrinologista Juliana Garcia explica que isso é importante porque vai garantir uma refeição com vitamina C, proteína, carboidrato, gordura boas e termogênico, sendo que essa combinação ajuda o metabolismo a ficar mais acelerado e dá mais energia para a festa.

Juliana sugere montar a primeira refeição do dia da seguite forma:

  • 1 copo de limonada
  • 1 porção de iogurte natural com uma fruta picada (pode usar 4 morango, por exemplo)
  • 2 colheres de sopa de nuts
  • 1 pitada de canela

Outra opção é apostar em uma vitamina, e Camila ensina a seguinte receita:

Ingredientes

  • 1 banana inteira e sem a casca
  • ½ xícara de chá de mirtilos (morangos ou framboesa)
  • 5 folhinhas de espinafre
  • 1 colher de chá de guaraná em pó
  • 250 ml de água de coco

Modo de preparo:

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba gelado

Sucos energéticos para o carnaval

Apostar em sucos energéticos no café da manhã ou durante o dia vai te deixar hidratada por mais tempo
shutterstock
Apostar em sucos energéticos no café da manhã ou durante o dia vai te deixar hidratada por mais tempo


Outra dica é tomar pela manhã ou durante o dia um suco energético para manter o corpo hidratado por mais tempo. Para isso, a nutricionista clínica e esportiva Maria Fernanda Kawabata indica, em entrevista prévia, frutas que ajuda a hidratar o corpo, como abacaxi, melancia e morango. Para incrementar a bebida, você pode acrescentar água de coco, cenoura e hortelã, além de poder usar alimentos termogênicos, como o gengibre.

Uma forma de turbinar ainda mais essa bebida é combinar as frutas cítricas com ingredientes como guaraná, canela, açaí e mel. Você pode fazer várias combinações para o suco ficar do seu agrado. Outra opção ainda é tomar um chá verde.

De acordo com Maria Fernanda, essas combinações possuem ação termogênica e isso significa que o metabolismo fica mais acelerado ajudando a queima gordura com mais facilidade.

Depois desse café da manhã reforçado, é hora de cair na folia. Camila indica que você se programe para não passar longos períodos em jejum e o ideal é tentar manter aquela clássica rotina de fazer as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar) e nos intervalos fazer pequenos lanches. Procure levar na bolsa frutas frescas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal, isso pode te salvar na hora dos lanchinhos.

Como lidar com as bebidas alcoólicas?

Abusar das bebidas alcoólicas é algo comum no carnaval, mas é preciso sempre se hidratar enquanto bebe
shutterstock
Abusar das bebidas alcoólicas é algo comum no carnaval, mas é preciso sempre se hidratar enquanto bebe


No carnaval, também é comum os foliões exagerarem no consumo de bebida alcoólica e se você gosta de uma cervejinha pode beber, mas intercale com o consumo de água. A nutricionista explica que o consumo de álcool desidrata o corpo, por isso, é importante se hidratar com água mineral ou água de coco. Além disso, um suco natural e até um picolé de frutas podem ajudar a hidratar o corpo.

Leia também: Ovo, água de coco e mais: nutricionistas e médicos dão dicas para evitar ressaca

Desintoxicando o corpo

Um suco detox pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo e ajudar o corpo a ter mais energia para os dias de folia
shutterstock
Um suco detox pode ajudar a eliminar as toxinas do corpo e ajudar o corpo a ter mais energia para os dias de folia


Depois de passar um dia bebendo, é preciso começar a pensa na desintoxicação, para isso Juliana indica começar o dia com um café da manhã simples, comendo dois ovos e bebendo um copo de suco feito com 1/2 banana congelada, polpa açaí (sem xarope, sem açúcar) e 200 ml de água de coco.

A endocrinologista explica que o suco é uma fonte de carboidrato e é rico em vitamina do complexo B, magnésio, potássio e antioxidantes. Todos esses elementos juntos dão um substrato para detoxificar o fígado e ainda combate o cansaço - e vale colocar essa dica em prática no meio da folia para garantir pique para os próximos dias. 

A nutricionista complementa dizendo que outra dica é comer vegetais verde-escuros como couve, brócolis, rúcula e agrião nas principais refeições porque esses alimentos auxiliam no processo de desintoxicação e ajudam no funcionamento do fígado durante a ressaca.

Como muitas vezes é difícil encontrar e cozinhar esses alimentos em pleno carnaval, uma outra opção para “limpar” o corpo é tomar um suco detox . Essa bebida ajuda a eliminar as toxinas ruins do corpo adquiridas por diversos fatores como má alimentação, poluição, quantidade de conservantes nos embalados, entre outros. Para fazer um suxo detox em casa é muito simples e Camila receita fácil:

Ingredientes

  • 250 ml de água de coco
  • 1 folha de couve
  • Suco de 3 limões
  • 20g de gengibre
  • 1 kiwi

Modo de preparo

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba gelado

Por fim, tente evitar alimentos que estraguem com facilidade, como frutos do mar, molhos prontos, maionese, frango e outras carnes, principalmente se estiver comendo na rua e não souber qual sua procedência desses alimentos. Não se esqueça que em festas como o carnaval a chance de pegar uma intoxicação alimentar é grande, mas fica tranquila que tomando todos esses cuidados você vai curtir a folia disposta e sem preocupação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!