O carnaval está chegando e as pessoas já estão definindo suas fantasias para curtir a folia . Outra preocupação dessa época, no entanto, é com o corpo. Com o objetivo de perder peso de forma rápida, muitas mulheres chegam a fazer loucuras, como ficar horas sem comer sem orientação adequada e apelar para dietas restritivas, que podem trazer prejuízos à saúde.

Passar longos períodos sem comer para perder peso até o carnaval é uma alternativa saudável de ser seguida? Confira
shutterstock
Passar longos períodos sem comer para perder peso até o carnaval é uma alternativa saudável de ser seguida? Confira

De acordo com a nutricionista Gabriela Cilla, da clínica NutriCilla, o jejum pode ser, sim, uma alternativa saudável para perder peso. No entanto, é necessário seguir um cronograma e consultar um profissional para calcular a quantidade correta de calorias que serão ingeridas nos intervalos de tempo.

Diante disso, a pessoa que deseja exibir um corpo mais enxuto não pode, simplesmente, se privar da ingestão de alimentos por conta própria. “É uma prática um pouco desesperada e que não deve ser feita dessa forma. Não recomendo a privação da alimentação assim”, explica.

A profissional ainda recomenda não fazer nada que seja agressivo e que possa trazer resultados negativos. “Se a pessoa vai lá e fala ‘nossa, o bloquinho é daqui duas semanas e quero estar 3 kg mais magra’, ela vai deixar de comer durante esse tempo e, depois, irá induzir uma compulsão muito maior quando voltar”, exemplifica.

O que fazer para perder peso?

Reduzir o consumo de carboidrato e investir em refeições líquidas, como é o caso do suco verde, ajudam a perder peso
shutterstock
Reduzir o consumo de carboidrato e investir em refeições líquidas, como é o caso do suco verde, ajudam a perder peso

Com pouco tempo disponível, algumas medidas podem ser colocadas em práticas. Elas ajudam a desinchar e diminuir o volume na região abdominal. Para isso, Gabriela ensina que uma das primeiras dicas é reduzir, gradativamente, o consumo de carboidrato, principalmente em momentos que não há necessidade de tanta energia, como é o caso do jantar e dos lanches consumidos nos períodos da tarde para noite.

No lugar, a recomendação é apostar nas refeições líquidas, mas que tenham teor de saciedade. “Iogurte, iogurte com proteína, um suplemento protéico, chás e sucos detox . Essas opções oferecem sustento e, automaticamente, já hidratam. A pessoa fica saciada e não induz uma compulsão”, expõe a nutricionista.

O suco detox, por exemplo, já á bastante conhecido por quem faz dieta – inclusive é um dos segredos da atriz Claudia Raia . Com tantos benefícios, como eliminar toxinas e dar um respiro ao organismo, a bebida pode ser feita e consumida no período pré- carnaval para deixar o corpo desinchado. 

Em entrevista prévia ao Delas , Ana Paula Pena, nutricionista esportiva da ValeCard, ensina uma receita simples e fácil de ser feita. Confira os ingredientes e o modo de preparo:

  • 1 folha de couve
  • 150 ml de água de coco
  • 1 fatia de melão
  • 1 lasca de gengibre
  • 1 limão espremido
  • 1 punhado de hortelã
  • 1 colher (sopa) de farinha de linhaça

Para prepará-lo, bata todos os ingredientes no liquidificador ou em uma centrífuga até ficar com uma consistência homogênea. É importante é não usar açúcar e também não coar, para não perder nenhum nutriente. Confira outras opções .

“Os alimentos ricos em fibras [como é o caso do couve] e que são líquidos dão um teor de saciedade legal e ajudam a perder peso de forma mais acelerada. No entanto, não adianta se entupir de suco verde e depois comer uma caixa de bombom”, alerta Gabriela.

Dicas para curtir a folia sem descuidar da saúde

Além de pensar em como perder peso, uma das preocupações deve ser com a hidratação nos dias de folia do carnaval
Elena Fragoso/Shutterstock
Além de pensar em como perder peso, uma das preocupações deve ser com a hidratação nos dias de folia do carnaval

Gabriela ressalta que, como o carnaval ocorre no verão e, nessa época de festas, o consumo de  bebidas alcoólicas nos bloquinhos e nos desfiles é excessivo, a dica é intercalar a bebida com bastante água para não desidratar e ter uma queda de pressão por conta das altas temperaturas.

Outra ponto fundamental é se alimentar antes de ir para a folia. Afinal, isso proporciona que a pessoa não passe mal mediante ao gasto excessivo de energia que ela vai ter. Por fim, vale ressaltar que, para perder peso de forma rápida e abrupta neste carnaval, deixar de comer não é a recomendação da nutricionista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!