Tamanho do texto

Seja na meditação ou na decoração da casa, se utilizados da forma correta, os cristais proporcionam bem-estar físico e o equilíbrio energético; entenda

Os cristais costumam ser conhecidos pelo seu uso em anéis, colares, brincos e outras formas de joia. No entanto, o uso das pedras preciosas vai muito além disso. Elas podem ser adotadas na meditação , na massagem, em sessões de terapia e até na decoração. Saber como usar cristais no dia a dia é uma poderosa ferramenta para o equilíbrio físico e emocional.

Aline Riscado é exemplo de como usar cristais no dia a dia aproveitando acessórios para se conectar com a energia da pedra
Reprodução/Instagam
Aline Riscado é exemplo de como usar cristais no dia a dia aproveitando acessórios para se conectar com a energia da pedra

Mas, como usar cristais no dia a dia ? A modelo Aline Riscado mostra isso nas redes ao compartilhar quase que diariamente imagens onde aparece utilizando acessórios com cristais para se conectar com a energia da pedra. As formas de uso são inúmeras e podem variar conforme o objetivo. Mas, no geral, as pedras são usadas como amuletos para atrair equilíbrio e outros benefícios para o bem-estar, como amenizar a ansiedade e o estresse.

É dessa forma que Livia Albuquerque faz o uso dos cristais no dia a dia. Inicialmente, o interesse pelas pedras começou como curiosidade, mas se intensificou após ela descobrir as propriedades terapêuticas do cristal. “Eles ajudam a equilibrar os meus chakras e, consequentemente, ajudam muito com a ansiedade ”, conta.

Já para Ana Beatriz Fonseca, os cristais funcionam como uma conexão com a natureza. “Para mim, o cristal tem efeito parecido com se molhar no mar ou sentar na grama, é algo que equilibra a energia ”, diz. Por isso, Ana Beatriz costuma usar os cristais no corpo, segurando na mão para absorver a energia e se reequilibrar. “Depois, lavo na água corrente ou coloco na terra”, fala.

Dicas de como usar cristais no dia a dia

Como usar cristais no dia a dia? Existem diferentes formas, variando conforme seu objetivo e propriedades da pedra
shutterstock
Como usar cristais no dia a dia? Existem diferentes formas, variando conforme seu objetivo e propriedades da pedra

Existem diferentes maneiras de usar um cristal no dia a dia, variando conforme seu objetivo e propriedades da pedra. “Os cristais são ótimas ferramentas para limpeza, proteção e podem ser usados para atrair boas intenções como prosperidade, coragem e alegria”, explica a oraculista e benzedeira Mirella Floren, que utiliza os cristais para a execução do seu trabalho.

Listamos as formas mais comuns de uso:

  • Meditação

Segundo o livro “A bíblia dos cristais”, de Judy Hall, a meditação é uma das formas mais fáceis de entrar em sintonia com a energia do cristal. Se você já tem o hábito de meditar, basta fazer todo o processo com um cristal próximo ao seu corpo.

Mas se você nunca meditou, um exercício pode te ajudar a começar. Inicie a meditação olhando para o cristal. Se estiver segurando-o com as mãos, observe sua cor, formato e peso. Sinta as vibrações da pedra passando para suas mãos. Quando sentir que está pronta para meditar, feche os olhos. Em silêncio, contemple as energias da pedra preciosa . Fique assim por um tempo, até se sentir tranquila e pronta para, aos poucos, encerrar o processo.

É importante lembrar que antes de começar a meditação você deve purificar o cristal para que as energias dele estejam puras (mais abaixo vamos te explicar como fazer isso).

  • Decoração

Se colocado em um lugar estratégico, o cristal pode transformar completamente o ambiente em que se encontra. Por isso, é interessante fazer uma pesquisa sobre quais são seus objetivos e que pedras podem atendê-los. Em casa, por exemplo, é interessante posicionar pelo ambiente cristais de proteção, limpeza e harmonia. Já no trabalho, prosperidade e boa comunicação devem ser o foco.

Escolha locais onde você possa olhar para o cristal sempre que possível. Evite espaços bagunçados e próximo a eletrônicos, já que a carga energética é alta e isso pode carregar a energia do cristal rapidamente.

  • Junto ao corpo

Outra forma de ter um cristal sempre com você é utilizar colares, brincos e anéis que tenham uma pedra com as propriedades que você procura. Assim, eles estarão sempre conectados diretamente a você. Só não se esqueça de limpar e purificar a pedra depois de certo tempo de uso.

Escolha do cristal

Antes de responder sobre como usar cristais no dia a dia, é preciso escolher a pedra mais adequada para os seus objetivos
shutterstock
Antes de responder sobre como usar cristais no dia a dia, é preciso escolher a pedra mais adequada para os seus objetivos

Mirella orienta fazer uma breve pesquisa para escolher o cristal mais adequado às suas necessidade e forma de uso que planeja fazer. “Entender qual a necessidade do momento é crucial pois dessa forma sua pesquisa fica mais direta”, diz.

Para te ajudar nesse processo de saber como usar cristais no dia a dia e escolher a sua pedra, listamos seis cristais populares e os principais pontos que agem. Veja:

  1. Quartzo-rosa: c onhecida como a pedra do amor e da paz infinita, o quartzo-rosa promove o amor, o perdão e o cuidado. Inspira uma profunda cura interior e de amor-próprio, já que purifica e abre o coração. Indica-se usar perto do coração, seja como pingente ou na meditação.
  2. Turmalina negra: é conhecida por ser uma pedra que promove a proteção contra energias negativas. Por conta disso, é interessante ter este cristal em casa ou na mesa do trabalho.
  3. Quartzo fumê: é  um cristal que ajuda a aterrar energias densas, promover a concentração e diminuir problemas de comunicação. Recomenda-se usar junto ao corpo com um pingente por longos períodos. Em momentos de estresse elevado, é indicado segurar a pedra na mão para sentir suas vibrações.
  4. Quartzo transparente: ele absorve, ameniza, irradia e regula energia. Também atua eliminando as distrações, por isso, é interessante ter no ambiente de trabalho
  5. Ametista: é uma pedra extremamente protetora e poderosa por bloquear as energias negativas do ambiente. Também é muito conhecida por acalmar a mente e, por isso, é muito utilizada em tratamentos de ansiedade.
  6. Lápis lazúli: e sta pedra promove a comunicação e a conexão com o plano astral. Age liberando o estresse e dá paz profunda para quem a utiliza. É indicado usar próxima à garganta. 

No entanto, você também pode deixar a intuição te guiar e escolher o que cristal que mais te atrai. “Gosto de pensar que os cristais nos escolhem. Se quiser deixar a intuição te guiar, pegue os cristais de seu interesse na mão e sinta a energia que eles te passam”, comenta.

Limpeza e purificação

Depois da escolha, é hora de limpar e purificar para então colocar em prática as dicas de como usar cristais no dia a dia
shutterstock
Depois da escolha, é hora de limpar e purificar para então colocar em prática as dicas de como usar cristais no dia a dia

Quando falamos como usar cristais no dia a dia, é fundamental mantê-los sempre limpos física e energeticamente. A forma de limpeza mais adequada vai variar conforme as características da pedra. Enquanto alguns podem ser limpos com água corrente (é interessante se essa água for de uma nascente natural), outros devem ser limpos com técnicas manuais, já que são mais porosos e com o contato com a água podem estragar.

“Para potencializar a força deles, de tempos em tempos deixe-os tomarem um banho de sol ou de lua. Sempre que possível, reserve um tempo para segurar o seu cristal favorito e mentalizar um processo de limpeza, energização e boas intenções”, recomenda Mirella. Por fim, é importante manter o cristal longe do alcance de terceiros para garantir a limpeza e purificação da pedra, já que a energia do outro interfere no cristal.

Para que você vai usar o cristal?

Para saber como usar cristais no dia a dia, é preciso programar a pedra preciosa de acordo com o objetivo que você busca
shutterstock
Para saber como usar cristais no dia a dia, é preciso programar a pedra preciosa de acordo com o objetivo que você busca

Logo após purificar o cristal é interessante focar a energia da pedra ao propósito para qual ela será usada. Como assim? A ideia é você programar a pedra para o seu objetivo, focando a energia dela exatamente para o que você quer. Para isso, segure o cristal na mão e imagine uma luz o envolvendo. Agora, pense para o que você quer usá-lo. Mas seja específica! Se quer usar para o amor, por exemplo, pense e externalize o tipo de amor que procura.

Principais benefícios dos cristais

Como usar cristais no dia a dia: cristais apresentam uma série de benefícios físicos e mentais para quem os utiliza
shutterstock
Como usar cristais no dia a dia: cristais apresentam uma série de benefícios físicos e mentais para quem os utiliza

De acordo com Mirella, os cristais ajudam a manter o equilíbrio e a limpeza do corpo físico e energético. “Suas propriedades minerais quando em contato com o corpo, são absorvidas e agem diretamente no foco do problema”, explica. Ao agir por meio de vibrações, restabelecem o equilíbrio e ativam pontos de ligação entre os chackras.

Dessa forma, os cristais curam holisticamente, ou seja, eles atuam em níveis físicos, emocional, mental e espiritual do ser. Por isso é interessante pesquisar bem sobre as propriedades do cristal. Já que, se usado da forma correta, os benefícios físicos e mentais são inúmeros.

“É preciso lembrar que eles não oferecem efeitos instantâneos e não funcionam da mesma maneira que alternativas alopáticas. É preciso manter a periodicidade do tratamento para obter resultados. Na dúvida, procure um especialista para te indicar o melhor método”, orienta Mirella.

Agora, com todas essas informações sobre como usar cristais no dia a dia , é hora de comprar seu cristal e utilizar da forma mais adequada para atingir o equilíbrio físico e emocional. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.