O simulador de escada é um ótimo aparelho para quem busca perder peso , afinal de contas, em apenas meia hora é possível perder cerca de 400 calorias dependendo do condicionamento de cada pessoa, como explica a profissional de educação física Tais Teixeira, da rede de academias Bio Ritmo. “Em uma caminhada na esteira ou na bicicleta você queimaria cerca de 200 calorias, mais ou menos a metade do simulador e no mesmo tempo." 

Leia também: Subir escadas é opção para ganhar condicionamento e perder peso

Inclinar o tronco para frente é o erro mais comum na hora de realizar exercícios aeróbicos em um simulador de escada
Shutterstock
Inclinar o tronco para frente é o erro mais comum na hora de realizar exercícios aeróbicos em um simulador de escada

O problema é que em pouco tempo a frequência cardíaca já sobe bastante com o simulador de escada , e o cansaço é quase que inevitável. Desta forma, o cuidado com a postura pode ficar em segundo plano, e aí os benefícios podem se tornar “dor de cabeça”.

Tais conta que o erro mais como é inclinar o troco para frente. “Pelo cansaço, as pessoas literalmente se jogam, arredondando a coluna, e se apoiam sobre os braços, sobrecarregando a cervical e lombar. As mãos devem ser apenas para apoiar. É muito comum observar esse erro que também faz com que tencione ombros e pescoço, podendo assim causar dores na região do pescoço.”

Deixar de cuidar da postura ao subir os degraus também pode sobrecarregar alguma articulação do corpo, gerando possíveis dores e/ou lesões. O correto, como explica a profissional de educação física, é manter o tronco alinhado, olhando para frente.

Outros cuidados com o simulador de escada

Em comparação com a escada fixa, o simulador de escada promove maior gasto calórico, por isso é tão buscado
Shutterstock
Em comparação com a escada fixa, o simulador de escada promove maior gasto calórico, por isso é tão buscado

Quem quer fazer essa atividade aeróbica  também precisa tomar alguns cuidados em relação à pisada, velocidade da troca de degraus, ritmo do exercício e até mesmo uso de celular. Confira as dicas de Tais:

  • Pisada correta: o indicado é primeiro tocar o degrau com a ponta do pé e depois o calcanhar, mantendo joelhos na largura do quadril. “O ideal é pisar no primeiro degrau porque esse simula a altura de um degrau de escada normal e não sobrecarrega articulação do joelho ou quadril. Quando não se tem nenhuma lesão, pode-se fazer na segunda altura, subindo de dois em dois, o que aumentará a ativação dos glúteos.”
  • Velocidade do aparelho: “Cuidado para não cair quando estiver acelerado, ter atenção onde pisa e como pisa. Procure apoiar maior região dos pés nos degraus”
  • Ritmo do exercício: “Começar devagar e aumentar o ritmo gradativamente, respeitando sua frequência cardíaca de treino e a frequência cardíaca máxima. Quando for subir e descer, apoiar as mãos nas barras laterais e sempre desligado, nunca em movimento.”
  • Uso de celular: como é uma atividade em que o corpo não se mexe tanto, muitas pessoas acabam usando o celular durante o exercício, e a especialista não vê problema nisso, desde que o aluno consiga manter a postura alinhada e em um ritmo mais lento para não ter risco de cair. “Desta forma não vejo problema. Eu inclusive uso para me distrair.”

Qualquer pessoa pode fazer?

Apesar de ser uma boa atividade para perder peso, o simulador de escada não é indicado para todas as pessoas
Shutterstock
Apesar de ser uma boa atividade para perder peso, o simulador de escada não é indicado para todas as pessoas

Vale lembrar que antes de testar o simulador de escada, assim como qualquer atividade física nova, é importante ter certeza de que você está liberada para esse tipo de estímulo. Tais alerta que quem sofre com doença cardíaca precisa tomar cuidado porque a frequência sobe rápido, então pode ser melhor buscar outro exercício.

O simulador também é contraindicado para pessoas com problemas articulares como condromálacia patelar, que é um tipo de desgaste no joelho, pois subir escada por um longo período pode forçar a região causando dores.

Leia também: Qual o melhor pré-treino para a musculação? E o que comer antes do aeróbico?

Da mesma forma, quem tem problemas de labirintite e/ou vertigem não deve fazer o simulador de escada , pois pode desequilibrar e cair. “Sempre bom consultar um médico especialista e se ele liberar, ok.”

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!