Talvez ela não ainda esteja no mesmo patamar da batata doce para os adeptos da academia , mas a pasta de amendoim tem diversos fãs e já conquistou seu espaço como uma queridinha fitness. Versátil, pode ser usada como complemento para o pãozinho, no pré-treino e até em refeições como almoço ou jantar.
A pasta de amendoim é uma fonte tanto de proteínas quanto de gorduras boas . Segundo nutricionista do Oba Hortifruti Lívia Nogueira, o produto pode ser consumido por qualquer pessoa, desde que não se tenha alergia a amendoim, e a qualquer hora do dia - do café da manhã ao lanche antes de dormir. Também vai bem sozinha ou como parte de uma receita.
Benefícios da pasta de amendoim e vantagens para quem segue uma rotina fitness
Lívia ressalta que o amendoim, matéria-prima dessa pasta, tem uma alta concentração de proteína, nutriente importante para a construção de diversos tecidos do corpo, desde os músculos até os cabelos - também por isso a dieta dos praticantes de exercícios físicos e de quem busca maior definição muscular é geralmente rica em proteínas.
Outra vantagem é que o amendoim é uma fonte de gorduras consideradas boas para o organismo. “São gorduras usadas na criação de vários hormônios que, de uma forma ou outra, poderão influenciar diretamente na qualidade de vida”, afirma a nutricionista. A dupla gordura boa e proteína é ótima para auxiliar no ganho de massa magra, lembra a profissional.
Leia também: 5 motivos para não ter mais medo da gordura - até se você quer emagrecer
A pasta ainda conta com vitamina E e tem função antioxidante, que além de ajudar na prevenção de problemas cardíacos, também está ligada à prática de exercícios e atividade física, pois contribui para a manutenção da massa muscular. A ação antioxidante ainda protege neurônios e ajuda a prevenir o envelhecimento da pele.
Quando consumir a pasta de amendoim?
Lívia comenta que o produto cabe tanto no pré como no pós-treino . Vale investir nele antes dos exercícios pela quantidade de energia que ele fornece. E depois, graças às proteínas e outros nutrientes, atua na recuperação muscular e repõe as energias gastas na sessão de treino.
Se sua opção for consumir a pasta de amendoim antes da academia, pode apostar em combiná-la com uma porção de banana picada. A fruta é rica em frutose, um açúcar que é fonte de energia; potássio, que ajuda a prevenir cãibras e dores musculares e triptofano, nutriente que contribui para a produção do hormônio serotonina, que traz a sensação de bem-estar. No final, banana com pasta de amendoim vira uma refeição turbinada e repleta de energia.
No caso de uma fome fora de hora, como quando bate a vontade de fazer um lanche à noite, a pasta pode ser o complemento de uma fatia de pão integral. A versão integral é rica em fibras e traz mais saciedade que a feita de farinha branca. E a pasta, fonte de proteína, deixa o lanche ainda mais atrativo.
E se a busca é por uma vida saudável e uma alimentação equilibrada, vale apostar em versões da pasta que não levam açúcar - produtos que já são facilmente encontrados nos mercados. Essa pasta pode até acompanhar um doce fit, como no recheio de um pão de mel que não leva farinha na massa - ingrediente dá lugar ao farelo de aveia. Aprenda a fazer essa receita e outras versões magrinhas de “gordices” do nosso dia-a-dia .
Receitas com pasta de amendoim
Lívia Nogueira vai além e ensina mais receitas que levam o ingrediente e podem ser consumidas em diversos momentos do dia. Tem até prato principal com toque especial de amendoim e um sabor diferenciado. Veja todos os detalhes:
Milkshake saudável de banana e pasta de amendoim
Para começar, uma combinação clássica: pasta de amendoim e banana. Além de combinar como um pré-treino com a fruta picada, o produto dá um sabor a mais e agrega proteína e bons nutrientes a essa bebida gelada. Aqui, a banana estar congelada antes do preparo, o que garante a textura cremosa da bebida, resultando no shake.
Ingredientes
- 1 xícara leite de castanha de caju (ou de sua preferência)
- 1 banana congelada
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim
- 1 scoop de proteína sabor baunilha
- gelo a gosto
Modo de preparo
Para preparar, basta bater todos os ingredientes no liquidificador até obter uma bebida cremosa. Sirva logo em seguida.
Barrinha de chocolate com pasta de amendoim
Essa é uma ideia para um lanchinho rápido do meio do dia, entre uma refeição e outra, por exemplo.
O chocolate usado no preparo é o 70% cacau , uma versão que costuma agradar quem está trocando o ao leite por um mais amargo já que possui um sabor equilibrado.
E por ter mais cacau que o tradicional, é considerado mais saudável, já que contém mais antioxidantes, substâncias que ajudam a combater os radicais livres, além de flavonoides e polifenóis, que ajudam a reduzir os níveis da pressão arterial e melhoraram a saúde do coração.
Ingredientes
- 500g de pasta de de amendoim
- 500 gramas de chocolate ao leite 70% de cacau
Modo de preparo
Para começar, derreta o chocolate. Você vai precisar de forminhas - pode ser aquelas de cupcake, para moldar a barra. Depois de derretido, espalhe do chocolate pela forma até bter a espessura de 1 cm ou 1,5 cm. Para facilitar, use um pincel para espalhar o chocolate. Segundo a nutricionista Lívia Nogueira, é imporante que essa camada fique bem fina.
Em seguida, leve para gelar por 5 minutos. Retire da geladeira, passe uma camada da pasta de amendoim e volte para gelar por mais 5 minutos.
Finalize o preparo com mais uma camada de chocolate. Leve à geladeira mais uma vez, até que a barrinha fique com uma consistência firme. Aí basta retirar das forminhas e servir.
Crepioca de pasta de amendoim
Outro item que já tem lugar cativo na lista de quem segue uma alimentação saudável e uma vida fitness é a prática crepioca, preparo que mistura goma de tapioca com ovo.
A versão tradicional combina com os mais diversos recheios, tanto doces quanto salgados, e a massa fica com consistência mais próxima do que crepe que da tapioca em si. Aqui, a receita resulta em uma crepioca mais encorpada, já que leva a pasta direto na massa e não como um recheio.
A receita da nutricionista tem ainda um toque especial - e funcional - já que leva farinha de linhaça.
Ingredientes
- 1 Ovo + 1 Clara (ou podem ser 2 Ovos)
- 1 colher de sopa de goma de tapioca
- 1 colher de sopa de farinha de linhaça
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim
- 1 colher de chá de açúcar de coco
- óleo de coco para untar a frigideira
Modo de preparo
Em um bowl, misture todos os ingredientes. Unte uma frigideira antiaderente com óleo de coco e frite a massa em fogo baixo. Quando já estiver firme, vire para dourar também o outro lado.
Frango ao molho de pasta de amendoim
Sim, chegamos ao prato principal com a pasta. E para quem não quiser usar frango, Lívia diz que é possível seguir a receita com carne vermelha também.
Ingredientes
- 1 kg de peito de frango cortado em cubos
- ¼ de cebola bem picada
- 100 gramas de pasta de amendoim
- 10 gramas de páprica doce
- Páprica picante a gosto
- Alho a gosto
- sal
- Água
Modo de preparo
O primeiro passo é cozinhar o frango e reservar. Em uma panela, leve o alho e a cebola ao fogo até dourarem e, em seguida, adicione a pasta de amendoim e uma quantidade de água suficiente para que a mistura fique um caldo consistente. Junte o frango e tempere com as pápricas um pouco de sal.
A dica da nutricionista é servir esse preparo acompanhado de arroz integral.
Brigadeiro fit com pasta de amendoim
E como não resistimos a um docinho ou a uma sobremesa, Lívia fecha essa lista com uma receita de um doce clássico em sua versão fitness. Aqui não é usado leite condensado, mas, sim, leite vegetal, a pasta e também o amendoim em si.
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de leite de amêndoas ou leite de coco
- 2 colheres de sopa de açúcar de coco
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal ou óleo de coco extra virgem
- 1 colher de sopa de pasta de amendoim integral
- 1 colher de sopa de amendoins triturados
Modo de preparo
Com fogo médio, dissolva o açucar no leite. Depois, acrescente a pasta de amendoim , a gordura e os amendoins triturados e mexa até atingir a consistência de brigadeiro. Para finalizar, basta enrolar em bolinhas, como o tradicional doce, e servir.