Quem nunca deixou a dieta de lado para comer apenas um brigadeiro e nunca mais voltou para o projeto fitness que atire a primeira pedra. Se isso está acontecendo com você, o primeiro passo é não se culpar. Descobrimos que até a Gracyanne Barbosa já enfiou o pé na jaca e conversamos com a nutricionista Bella Falconi para te ajudar a sair dessa.

Leia também: 12 melhores dicas de nutricionistas quando a pergunta é "como perder peso"

Se você já enfiou o pé na jaca, não perca tempo se culpando. Volte para a dieta e a academia e alcance seu objetivo
shutterstock
Se você já enfiou o pé na jaca, não perca tempo se culpando. Volte para a dieta e a academia e alcance seu objetivo


“Eu acredito que o mais importante é trabalhar a mente de forma que a gente não se sinta culpado ou mal pelo que fez. Eu acredito que a mente desenvolve um papel muito importante quanto a isso. Quando a gente ‘jaca’ e sai da dieta com a consciência tranquila, os impactos negativos são menores”, afirma a nutricionista que virou exemplo ao deixar o sedentarismo no passado.

Para ela, além de ter consciência de que é preciso voltar para a dieta e a rotina de exercícios físicos após a “escorregada”, é preciso ter vontade de mudar sabendo que nada cairá do céu. “Quando a gente sabe quais sãos os leões que temos que matar, conseguimos enfrentá-los de forma mais tranquila. É saber que nada vem fácil. Tem dor, tem esforço e sair da zona de conforto não é a coisa mais fácil do mundo”, aconselha.

Preocupada com a saúde de seus seguidores, Bella não costuma compartilhar receitas milagrosas, mas acredita no poder dos chás para dar aquela “desintoxicada”. “Chás ajudam muito, já que são ricos em fitoquímicos, que são antioxidantes. Eles ajudam a diminuir o impacto negativo dos doces e dos alimentos não saudáveis”, diz ela.


No entanto, para quem acha que tomar chá já é o suficiente, a nutricionista alerta que o caminho é outro. “O ideal é tentar manter hábitos mais saudáveis, evitar ingerir alimentos com açúcar, frituras, carboidratos simples, alimentos processados e refinados, e tentar focar realmente em uma dieta mais rica em fibras para ajudar o intestino a funcionar melhor, beber bastante água e suar bastante (risos).”

A musa fitness Gracyanne, por exemplo, que no passado deu suas escorregadas, mas agora não se permite mais falhar com a dieta, conta que nunca acreditou nessas receitinhas que prometem emagrecimento sem atividade física.

“O que sempre aconselho, é comer de forma equilibrada, para não jogar fora o trabalho de um ano inteiro. Agora, se exagerou, acredito que voltar a alimentação correta e fazer exercícios aeróbicos ajudam se tiver paciência”, afirma.

Aos que não curtem musculação, a mulher de Belo recomenda aulas de dança, caminhada ou qualquer outro tipo de exercício que dê prazer. “O primeiro passo é querer, e o segundo é se encontrar em algum lugar, seja nos treinos, na dança, nas diversas aulas que as academias oferecem. Sempre falo para as pessoas buscarem o melhor, não apenas pelo físico, mas para terem mais saúde, vitalidade e disposição”, defende.

Saiba como criar força de vontade para não largar a dieta e a academia

A mulher do cantor Belo, Gracyanne Barbosa, recomenda as aulas de dança para quem não curte levantamento de peso
shutterstock
A mulher do cantor Belo, Gracyanne Barbosa, recomenda as aulas de dança para quem não curte levantamento de peso



Bella Falconi sabe que é difícil criar forças para permanecer na rotina recomendada pelos médicos. Para isso, ela tem uma estratégia, chamada de “80-20”, para não abandonar de vez a vida fitness e seguir com o objetivo. Segundo ela, 80 simboliza 80% dos hábitos saudáveis, e 20 representa as exceções, o 20% liberado para os escorregões e as famosas “jacadas”.

“No meu cardápio sempre há espaço para coisas fora da dieta, porque de forma geral eu sou uma pessoa saudável, ativa, e eu conheço meu corpo, tento viver de forma equilibrada, onde a exceção não vira regra e a regra não vira exceção”, conta.

Leia também: Como manter o foco e a regularidade na atividade física mesmo estando cansada?

A ideia, que ela recomenda aos seguidores, precisa ser adaptada de acordo com o objetivo de cada um e por isso é importante fazer acompanhamento com profissionais da área. Quem tem algum problema de saúde ou precisa alcançar um objetivo mais específico, porém,  precisará de força de vontade e uma dieta mais restritiva pelo menos por um tempo.

“No meu caso, agora, o objetivo é apenas manutenção, o que é bem mais fácil, mas eu já ralei e abdiquei de muitas coisas para chegar onde estou. É realmente questão de pesar uma prioridade, saber o que cabe na dieta”, afirma a nutricionista.

Outro aspecto que ajuda na hora de criar coragem para malhar, pelo incrível que pareça, são as roupas. “Faz toda a diferença! Eu acredito que um look legal me motiva, me faz querer ir à academia , me faz querer fazer algo a mais para me sentir ainda melhor. Quem não gosta de uma roupa nova?”, argumenta Bella.


Gracyanne, que passa muito tempo treinando, concorda plenamente com a especialista. “Busco sempre os looks que são mais confortáveis, gosto daquela mistura de estilo, conforto e praticidade na hora de vestir”, revela, acrescentando que não é impossível. Na alimentação basta fazer substituições, e o resultado virá aos poucos.

Mas o mais importante mesmo é não se arrepender, "porque lidar com arrependimento no outro dia é a pior coisa do mundo", segundo Falconi. "Eu sempre brinco que se vale a pena engordar, vai com tudo, mas não vá se matar no outro dia de remorso e arrependimento e arque com as consequências.”

Leia também: 5 motivos para não ter mais medo da gordura - até se você quer emagrecer

Depois de todas essas dicas, não tem nem como dizer que não dá para voltar a fazer dieta e ir à  academia. Se você caiu na tentação no passado, agora é hora de levantar a cabeça, deixar a balança de lado e seguir em frente!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!