Você posta muitas fotos na academia? Se sim, é melhor ficar atento. Uma pesquisa feita por psicólogos da Brunel University London entrevistou cerca de 500 usuários do Facebook e traçou o perfil psicológico de quem tem esse costume. Para os especialistas, quem posta muitas fotos na academia, além de ter grande necessidade de atenção, tende a ser narcisista.

Leia também: Tênis e vestido de noiva: academia é palco para casamento nos Estados Unidos

Para psicólogos, quem posta muitos vídeos e fotos na academia pode ter narcisismo ou até mesmo baixa autoestima
Shuttersock
Para psicólogos, quem posta muitos vídeos e fotos na academia pode ter narcisismo ou até mesmo baixa autoestima


Os registros do treino, que geralmente recebem muitas curtidas e comentários, nem sempre agradam os seguidores. De acordo com a professora Tara Marshall, uma das responsáveis pelo estudo, é bom não acreditar em tudo. Às vezes, quem interage só está sendo educado e não têm coragem de dizer que a pessoa está passando dos limites com as  fotos na academia .

"Eles (seguidores) podem estar oferecendo apoio, mas secretamente reprovando essa exibição egoísta", alertou a psicóloga. Outro aspecto observado na pesquisa, trata-se da atualização do status de relacionamento nas redes sociais. Quem altera a ferramenta com frequência e posta muitas selfies com o parceiro, geralmente sofre de baixa autoestima.

Leia também: Quais fotos geram mais interesse em aplicativos de namoro? Estudo responde

A pesquisadora ressaltou ainda que o problema é tão grave que existem pessoas dispostas a pagar por isso e, ao receberem poucas curtidas, sentem-se excluídas pela sociedade. "Os narcisistas atualizam suas realizações motivados pela necessidade de atenção e essa quantidade de curtidas e comentários indica que a ostentação pode ser reforçada", explicou.

Não são só as fotos na academia: postar o prato de salada também é um problema

Segundo o estudo, quem publica fotos da dieta tem a intenção de mostrar que está se esforçando para obter resultado
shutterstock
Segundo o estudo, quem publica fotos da dieta tem a intenção de mostrar que está se esforçando para obter resultado


Entre os perfis analisados, uma característica em comum foi encontrada nos narcisistas. Muitos postam fotos de seus pratos de salada, sucos detox e vídeos de prática de exercícios. O objetivo, segundo o estudo, é mostrar aos amigos que existe preocupação e muito esforço girando em volta dessa intensa busca pelo "corpo perfeito".

Leia também: Postura em fotos pode afetar popularidade em aplicativos de namoro, diz estudo

Conscientizar quem exagera com as fotos na academia é o caminho mais ideal para evitar problemas maiores. A equipe da professora Tara Marshall, inclusive, pretende iniciar estudos adicionais para entender se essas pessoas correm o risco de perderem amizades, além de analisar com mais detalhes respostas a tópicos específicos de atualização de status e quem, de fato, os atualiza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!