Melhores exercícios para queimar gordura em um mês, segundo educador físico

Professor de rede de academias ensina movimentos que podem ser feitos em qualquer lugar. Veja também dicas de alimentação que vão te ajudar a secar

Vamos combinar que queimar gordura é o objetivo de muita gente que é adepta dos exercícios físicos e busca melhorar o shape. Essa meta serve tanto para aqueles que querem se livrar de um quilinhos a mais e conquistar um silhueta mais enxuta quanto para quem busca definição muscular, afinal, se tiver muita gordura pelo corpo, ela vai ocultar os músculos. 

Leia também: 5 passos simples para reduzir gordura corporal

Foto: shutterstock
Treino para queimar gordura proposto segue o conceito do HIIT e pode ser feito em qualquer lugar


Para ajudar nessa tarefa, o professor da rede de academias Smart Fit Vinicius Dias indica um treino com o que considera os melhores exercícios para queimar gordura em um mês. A ideia é seguir velha e conhecida técnica do HIIT , o treino intervalado de alta intensidade. Diversos estudos e profissionais apontam que esse tipo de atividade tem um alto gasto calórico e também ajuda a "secar" porque acelera o metabolismo e faz com o corpo continue queimando gordura mesmo depois do exercício. 

Outra vantagem é que o treino de HIIT é geralmente curto, ou seja, ideal para quem não tem muito tempo para ficar na academia. E ele pode ser feito também fora da academia, já que é possível seguir essa linha de atividade sem usar nenhum aparelho, apenas contando com o peso do corpo e disposição (para saber mais sobre o HIIT e ver outros treinos, acompanhe também a coluna do preparador físico Vinícius Possebon aqui no Delas ).

E essa combinação de exercícios sugerida por Dias para secar aquela gordura extra ainda tem mais uma particularidade. Ela é baseada em movimentos multiarticulares, ou seja, não são trabalhados músculos isolados, mas um conjunto - ou até o corpo todo - por vez. "Esses exercícios exigem mais do organismo e intensificam a queima calórica ", fala o professor da Smart Fit. 

Chega de enrolação, vamos ao treino: 

Treino completo para secar a gordura extra

A proposta de Dias inclui sete exercícios. Veja os detalhes de cada movimento: 

1. Burpee

Esse é um clássico - ou o terror, dependendo do ponto de vista - no HIIT e também no trabalho funcional e mexe com todo o corpo. Para começar, fique em pé e deixe os pés afastados, seguindo a linha de seus ombros. Desça, fazendo um agachamento, e apoie as mãos à frente do corpo. Em seguida, com o peso do corpo nos braços, jogue os pés para trás, ficando na posição de prancha ou flexão de braço. Desça o peito em direção ao solo e retorne para a prancha. Puxe de volta os pés para frente, ficando agachado mais uma vez. Sem parar, fique em pé e complete o movimento com um salto, jogando os braços para o alto. Ao voltar para o solo, repita todo o movimento. 

Foto: shutterstock
Passo a passo do burpee


O desafio do burpee é fazer toda a sequência sem parar. O movimento deve ser fluido e contínuo. Para isso, prepare o fôlego - porque esse exercício é cansativo - e concentre-se. 

2.  Polichinelo

É aquele mesmo que das brincadeiras de criança. Basta dar saltos e afastar, ao mesmo tempo, braços e pernas. 

3. Agachamento com desenvolvimento de ombros

Mais um da lista dos exercícios multiarticulares. Aqui a ideia é trabalhar glúteos e membror inferioes no agachamento e completar com tranalho de ombros. Para começar, fique com os pés afastados, seguindo a linha dos ombros. Já os braços devem estar abertos e flexionados a 90º na altura dos ombros. 

Foto: shutterstock
No agachamento, cuidado para que o joelho não ultrapasse a linha da ponta dos pés. O exercício sugerido por Dias ainda inclui movimento de braços para trabalhar ombros

Faça o agachamento, tomando cuidado para que o joelho não ultrapasse a linha da ponta dos pés . Na sequência, eleve os braços acima da cabeça, esticando-os. Retorne à posição inicial. 

4. Corrida no lugar

Esse exercício também é bem simples. A proposta é simular uma corrida no lugar, elevando os joelhos máximo que conseguir. 

5. Afundo

Foto: Reprodução/Pinterest
No afundo, dê um passo largo para frente e agache, sem encostar o joelho de trás no chão

Mais um nome conhecido de quem frequenta academia. Ele é uma espécie de agachamento, mas feito com um pé na frente do outro. Para fazer esse exercício, fique em pé e dê um passo amplo para frente com uma das pernas. Apoie completamente o pé da frente e desça o joelho da perna de trás até bem próximo do solo, mas sem encostar no chão. Volte o "passo" e repita o movimento, agora com a outra perna à frente. Siga intercalando as duas pernas. 

6. Jairzinho

Nesse exercício, comece na posição de flexão, com mãos e ponta de pés apoiados no solo e coluna bem reta, com o abdômen contraído. Alternadamente, traga um joelho próximo do peito e troque de perna. Também lembre-se de fazer o movimento de forma fluida ao alternar as pernas. 

7. Abdominal completo

A posição inicial é a de abdominal reto clássico, deitado no solo, com a barriga para cima, pernas flexionadas e mãos na cabeça. Eleve o tronco, retirando-o totalmente do solo. 

A sugestão de Vinícius Dias é fazer três séries desses exercícios, sendo que cada movimento deve ser feito, sem parar, por 45 segundos. Dê 15 segundos de descanso entre um exercício e outro. Ao final de cada série, descanse por 1 minuto e 30 segundos e parta para a próxima sequência. 

Iniciante x avançado

Esse treino para queimar gordura pode ser feito tanto por alunos iniciantes quanto por aqueles mais avançados, a diferença, segundo o professor, será na frequência. Para quem está começando, a indicação é seguir o treino três vezes por semana e completar os outros dias com exercícios aeróbicos menos intensos na esteira ou no elíptico. "É possível também descansar nesses dois dias para recuperar a musculatura", fala Dias. 

Quem já treina há mais tempo, segundo o professor, pode fazer as séries cinco vezes por semana. Ainda assim, ele lembra que é necessário dar ao menos um dia de descanso para o corpo ao longo da semana, pois também é importante repousar para ajudar no desenvolvimento de músculos. 

Treino + alimentação

Foto: shutterstock
Cuidar da alimentação também é importante para queimar gordura

Os exercícios ajudam, mas para queimar gordura e definir o shape também é preciso cuidar da dieta. Sem uma alimentação balanceada, por exemplo, há um grande risco de queimar músculos nas atividades física. 

Para evitar isso, o melhor é seguir a combinação que muitos nutricionistas não se cansam de repetir. É preciso incluir carboidratos e boas gorduras na alimentação, para que o corpo tenha energia, e proteínas magras, que ajudam na formação de músculos. Veja dicas de como consumir cada um desses itens: 

Conheça os 9 melhores carboidratos para perder peso e secar a barriga

5 motivos para não ter mais medo da gordura - até se você quer emagrecer

6 itens para incluir no cardápio para emagrecer além do frango grelhado

Vale ainda lembrar que é errada a ideia de acabar com a gordura apenas de uma região do corpo. É preciso treinar e se alimentar da maneira correta para que corpo elimine gordura como um todo e, assim, você dê adeus aquele pneuzinho ou gordurinha das costas. E mesmo com as sugestões de exercícios para queimar gordura como esses, que podem ser feitos em qualquer lugar, é indicado procurar a ajuda de um profissional de educação física antes de começar para evitar lesões e outros problemas.