O começo de ano foi de férias na praia, folia do carnaval e nada de academia. Que coisa boa! Mas o carnaval passou e, como dizem, agora o ano começou de fato! Coragem, galera, é hora de voltar aos treinos na academia e de retomar à rotina. 

Leia também: Dicas para queimar gordura e tonificar músculos usando o elíptico

Professora dá dicas para você voltar aos treinos e manter o ritmo nas atividades físicas
shutterstock
Professora dá dicas para você voltar aos treinos e manter o ritmo nas atividades físicas


Mas depois de um tempo parada, é preciso tomar alguns cuidados para evitar lesões na volta aos treinos . Aquela dorzinha depois de um treino de musculação é encarado como algo normal, mas muito eforço agora pode trazer problemas mais sérios e até desmotivar a seguir na malhação. 

Com a ajuda da professora da Smart Fit, Damaris Dias, separamos cinco dicas para você retomar a atividade física sem grandes traumas e garantir a boa forma ao longo do ano. 

1. Não adianta querer treinar tudo em um dia

Nessa hora, como lembra Damaris, é preciso calma e cautela, pois geralmente não é indicado voltar com o mesmo treino de antes, na mesma intensidade. Esse é um momento de readaptação. Os músculos estavam parados e agora, volatarão a ser exigidos, então, é muito provável que você precise de um treino para esse período. Converse com seu professor antes de se aventurar na mesma sequência que fazia no final do ano passado, antes das férias e do carnaval. 

E seguindo a mesma linha, não adianta querer passar o dia na academia e na tentativa de queimar todas as calorias a mais desse período de uma vez. Isso só vai te deixar exausta e aumentar os riscos de lesões. Vale muito mais voltar aos poucos, com exercícios mais curtos e orientados e, com isso, conseguir manter a frequência, do que exagerar e passar dias sem nem conseguir andar direito de tanta dor. 

2. 1km por vez

A professora lembra que também é preciso calma em relação às metas. Do mesmo jeito que não tem como eliminar todas as gordurinhas a mais em um dia, também é complicado voltar ao ritmo logo de cara. Ela sugere por exemplo, para quem praticava corrida e estava na casa dos 5 km, reiniciar por corridas de 2 km a uma velocidade confortável e, aos poucos, ir aumentando a velocidade e a distância. "Assim, em três semanas, possivelmente você já estará correndo 5km por dia. Isso ainda evitará desistências e lesões no corpo", afirma Damaris. 

Leia também: Correr na esteira ou ao ar livre - o que é melhor para perder peso?

3. Repense o treino na musculação

Para voltar à ativa nesse setor, a indicação da profissional é "optar por trabalhos mais dinâmicos, com intervalos mais curtos e exercícios multiarticulares e calistênicos". Uma boa opção é apostar em exercícios funcionais, que usam o peso do corpo. Isso tudo ajuda a preservar as articulações e prepará-las para retomar o treino mais pesado. 

Leia também: HIIT é melhor opção para quem quer perder calorias em treinos curtos

4. Não esqueça a garrafinha de água

Essa regra vale dentro e fora da academia: o corpo deve sempre estar bem hidratado. Lembre-se de beber água antes, durante e depois da atividade física. Pode parecer algo bobo, mas ter uma garrafinha sempre à mão é uma ajuda e tanto. 

5. Incentivo dos amigos

Malhar com um amigo pode ser um incentivo a mais. Depois de curtirem as férias e as folgas juntos, que tal encararem a academia juntos também? Amigo também é para essas coisas! "É legal desafiar o parceiro, sempre respeitando os limites de cada um, como por exemplo, ir pelo menos três vezes por semana na academia", comenta Damaris. 

E para voltar aos treinos e ficar até as férias e a folia do ano que vem, a professora reforça que a melhor maneira de cuidar do corpo é se mantendo ativa o ano inteiro. Projeto verão? Que nada! Projeto saúde o ano todo modo ativado! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!