Se você estiver querendo perder peso, provavelmente já pensou em situações que favorecem a queima de calorias como, por exemplo, praticar corrida. Quando você está correndo ao ar livre, você pode sentir que o desgaste físico é maior e que mais calorias estão sendo queimadas. Mas será que isso é verdade e você está perdendo mais peso do que se fizesse o exercício na esteira?

Leia também: Dicas de suplementos e hidratação para os corredores de plantão

Será que correr ao ar livre realmente ajuda a perder peso?
shutterstock
Será que correr ao ar livre realmente ajuda a perder peso?

É possível dizer que sim. "Você provavelmente queima cerca de 3% a 7% mais calorias correndo ao ar livre do que em uma esteira", diz John Porcari, Ph.D. e diretor do Programa de Fisiologia do Exercício Clínico da Universidade de Wisconsin. À “Women'sHealth”, ele explica que isso acontece porque a esteira ajuda na realização do exercício, impulsionando o movimento. Além disso, em um ambiente fechado, você não lida com a resistência do vento, o que é um fator a mais de esforço e que pode contribuir para você queimar calorias e  perder peso .

A velocidade também é um fator importante para determinar o gasto calórico. “Se você estiver em um ritmo tranquilo, provavelmente estará queimando cerca de 3% mais calorias do lado de fora, enquanto em um ritmo mais rápido, a queima é de até 7% a mais”, diz Porcari. Isso acontece por causa da mudança de níveis de inclinação do solo, resistência do vento e variações na velocidade que servem como um impulso extra.

Leia também: 6 corridas diferentes para desafiar seus limites ou apenas se divertir

O lado ruim

Correr ao ar livre também tem seu lado ruim, principalmete se for um dia quente. A queima de calorias pode ser insignificante se for comparada aos riscos de se forçar a correr durante o calor brutal, como o perigo de desidratação e superaquecimento. Além disso, você também pode se sentir cansado mais rápido. Embora alguns possam ver isso como um sinal de que seu corpo está trabalhando duro, considere isso: não conseguir completar seu treino não vai ajudar a emagrecer.

Como turbinar o treino na esteira

Uma ideia melhor para aumentar a queima de calorias é aumentar a inclinação da esteira. Uma pesquisa recente provou que uma inclinação de 1% já é equivalente ao esforço extra do exercício feito ao ar livre. Outra forma é alternar treinos em alta velocidade com os de inclinação. "É uma maneira de aumentar o gasto calórico e desafiar seu corpo”, diz a treinadora Anita Mirchandani também à "Women's Health". 

Leia também: Qual o café da manhã ideal antes da corrida?

E lembre-se de que, para conseguir perder peso de forma duradoura, é preciso gastar mais calorias do que consumir. "Nós sempre pensamos que queimamos mais calorias do que realmente fazemos", diz Anita. No pós-treino, coma uma combinação de proteína magra e grãos integrais para se sentir saceado e permaneça hidratado, uma vez que a ingestão adequada de água ajuda na perda de peso a longo prazo. Também procure um nutricionista para fazer um plano alimentar adequado a seus objetivos e um profissional de educação física para evitar o risco de lesões nos esportes, na academia ou ao livre. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!