A ceia das festas de final de ano costumam ser fartas e, no Ano Novo , há uma tradição que diz que vale apostar em carnes de porco ou de peixe para que o ano que se inicia seja próximo. Mas como montar o cardápio para quem segue uma alimentação vegana , sem carnes ou itens provenientes de animais?
Leia também: Aprenda 5 receitas para preparar uma ceia sem glúten e sem lactose
Separamos quatro receitas para uma ceia vegana completa, da entrada à sobremesa. São pratos cheios de sabor e que carregam também o que há de clássico para essa época do ano. Veja os detalhes:
Entrada
Crostini com patê de mandioquinha, tomate seco e rúcula

A receita é bem simples e fica com as cores das festas de final de ano. É uma dica de Julia Guedes, autora do livro "Herbivoraz".
- 6 fatias de pão
- 1 xícara de grão-de-bico cozido
- 1 xícara de mandioquinha cozida
- suco de ½ limão
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 colher de chá de açafrão-da-terra em pó
- sal a gosto
- pimenta-do-reino moída a gosto
- folhas de rúcula a gosto
- ½ xícara de tomate seco
Leve as fatias do pão de sua preferência para tostar no forno. Enquanto isso, bata o grão de bico, a mandioquinha, o limão, o azeite e o açafrão no processador até ficar um creme homogêneo. Tempere a pasta com o sal e a pimenta. Depois de o pão ficar dourado, retire do forno e passe a pasta sobre as fatias. Decore com tomate seco e a folha de rúcula. Sirva em seguida.
Prato principal
Seitan ao forno

A receita é uma sugestão do One Market e vai brilhar na ceia no lugar do pernil, do tender ou de qualquer outra carne. Aqui o nível de dificuldade é médio e você vai precisar começar o preparo bem cedinho.
- 500 gramas de farinha de trigo
- 1 e 1/2 xícara de água
- 1 cebola grande
- 3 dentes de alho
- Shoyu à gosto
- 1/2 xícara de de molho de tomate
- Sal à gosto
- batatas cozidas
Para começar, misture a água com a farinha até que a massa fique homogênea. Depois, faça uma bola com a massa e deixe de molho por volta de oito horas em uma bacia com água. Essa é a parte mais demorada do processo.
Depois desse tempo, lave a massa em água corrente. Para facilitar, utilize um escorredor de macarrão. A dica é ir mexendo na massa enquanto a água cai, como se estivesse lavando-a. Com esse processo, amido da farinha sai aos poucos e a massa fica com um aspecto elástico, que é o seitan. O ponto ideal é quando a água da lavagem sai transparente. Deixe-o secar e modele como quiser.
Para cozinhar o seitan, use uma panela de pressão com água, shoyu, cebola, alho e molho de tomate. Deixe a peça no cozimento por cerca de 20 minutos depois que a panela começar a apitar. Depois de pronto, armazene-o na geladeira junto com o molho no qual foi cozido até a hora de servi-lo. Vale fazer furos no seitan para que o molho seja melhor absorvido.
Pouco antes do jantar, coloque a peça em uma assadeira, junte o molho e use batatas cozidas para decorar. Leve ao forno para dourar e sirva em seguida. Essa receita serve cinco porções grandes.
Leia também: Veja dicas para comer bem nas festas sem acabar com a dieta
Acompanhamento
Farofa vegana

Um clássico da ceia das festas de final de ano é a farofa e ela também ganha uma versão vegana e bastante nutritiva. Essa é mais uma sugestão da OneMarket.
- 500 gramas de farofa pronta (pode usar farinha de mandioca temperada
- 5 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola média bem picada
- 1/2 xícara de uvas-passas pretas sem sementes
- 1/2 xícara de uvas-passas brancas sem sementes
- 3 colheres de sopa de nozes picadas
- 1/2 xícara de maçã verde cortada em cubinhos
- 1/2 xícara de azeitonas verdes cortadas em rodelas
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
Em uma frigideira antiaderente, aqueça o azeite e doure a cebola, mexendo de vez em quando. Reserve. Junte as passas, as nozes, as maçãs, as azeitonas, a salsinha e a cebola já fria e misture bem. Complete com a farofa pronta, acrescentando aos poucos e mexendo sempre.
Sobremesa
Naked Cake de chocolate e frutas

É difícil achar quem resista a chocolate! Para completar, o bolo leva frutas e fica com a cara das festas de final de ano. A receita é de Pati Bianco e está no livro "Fru-Fruta".
Massa
- 3 colheres de sopa de farinha de linhaça
- 2 colheres de sopa de água morna
- 1 xícara de farinha de trigo integral
- ½ xícara de cacau em pó
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- ½ colher de chá de fermento químico em pó
- ¼ de colher de chá de sal
- ½ xícara de leite vegetal
- ½ xícara de café forte morno
- ½ xícara de água morna
- 1 colher de chá de vinagre de maçã
- 1 colher de chá de extrato de baunilha caseiro (p. 141)
- ½ xícara + 2 colheres de sopa de açúcar demerara
- 1/3 de xícara de óleo de coco derretido
Ganache
- 2 xícaras (ou 300 gramas) de chocolate sem leite picado
- 1/3 de xícara de leite de aveia caseiro
- 1 colher de chá de óleo de coco derretido
- Frutas para decorar
Antes de começar a massa, preaqueça o forno a 180 °C e unte duas formas redondas de 15 cm de diâmetro e fundo falso. Comece o preparo da massa misturando a farinha de linhaça às duas colheres de água morna. Reserve essa mistura.
Em uma tigela grande, misture todos os ingredientes secos, exceto o açúcar. Em outra tigela, misture os líquidos, o açúcar e a linhaça reservada. Despeje a mistura úmida sobre os ingredientes secos e misture com um batedor de arame até obter uma massa homogênea.
Leia também: Veja receitas de sobremesa saborosas que não levam leite
Divida a massa entre as duas formas e leve para assar por 50 minutos a 1 hora, ou até inserir um palito no meio e ele sair quase seco. Essa massa é bem úmida, portanto não tem problema se o palito ficar com um pouco de resíduo. Retire do forno e espere esfriar para rechear.
Enquanto isso, prepare a ganache. Derreta o chocolate em banho-maria (coloque o chocolate em uma tigela refratária, encaixe-a na boca de uma panela com um pouco de água sem deixar que a água encoste no fundo da tigela. Leve esse conjunto ao fogo baixo, mexendo o chocolate até derreter) e, em seguida, retire do fogo. Aqueça um pouco o leite de aveia e despeje em fio sobre o chocolate, batendo vigorosamente com um batedor de arame ou um mixer elétrico. Adicione o óleo e continue batendo, até obter um creme viscoso e brilhante.
É hora da montagem. Desenforme um dos bolos e espalhe metade da ganache sobre ele. Coloque o outro bolo sobre a camada de recheio e finalize com a outra metade da ganache. Decore com as frutas de sua preferência. Na foto acima, sobremesa para fechar sua ceia de Ano Novo leva morangos, cerejas e figos.