Para quem tem alguma restrição alimentar ou segue uma dieta mais rígida, as épocas de festas de final de ano podem ser bem torturantes. Ver aquele panetone e não poder comer um pedaço ou não experimentar a rabanada quentinha, que acabou de sair da panela na ceia de Natal... Difícil, muito difícil. 

Leia também: Veja dicas para comer bem na ceia sem acabar com a dieta

Como montar uma ceia de Natal com pratos sem glúten e sem lactose? Especialistas ensinam receitas
Thinkstock/Getty Images
Como montar uma ceia de Natal com pratos sem glúten e sem lactose? Especialistas ensinam receitas


Para ajudar, o Delas procurou especialistas que deram receitas de pratos tradicionais da ceia de Natal que não levam glúten ou lactose. Veja detalhes: 

Natal sem glúten

O glúten já foi apontado como vilão em diversas dietas, ainda mais depois de diversas famosas afirmarem, de uns tempos para cá, que cortaram esse ingrediente do cardápio. Ele pode contribuir para o inchaço abdominal, mas geralmente não deve ser eliminado da rotina se não tiver um caso de intolerância, como a doença celíaca . Há quem defenda que, ao tomar essa atitude sem a verdadeira necessidade, há riscos de desenvolver problemas como ganho de peso até a obesidade. 

Entretanto, se você faz parte do grupo que não deve consumir glúten, pode apostar nas comidas de Natal indicadas pelos profissionais da Vitalin Sem Glúten. Elas não levam, por exemplo, farinha de trigo e acabam contando com ingredientes funcionais, como quinoa e linhaça. 

1. Salada de quinoa com castanhas, frutas e mel

Quinoa rende uma ótima salada natalina sem glúten para sua ceia
shutterstock
Quinoa rende uma ótima salada natalina sem glúten para sua ceia


1 xícara de quinoa em grãos 
1/2 cebola picada
1/2 xícara de mix de castanhas (pará, amêndoa e nozes), levemente trituradas
1/2 xícara de damascos secos picados
1/2 xícara de uvas passa branca ou preta seca
1 colher de sobremesa de mel
Azeite extra virgem ou o óleo de sua preferência
Sal
Hortelã à gosto

Para começar, cozinhe a quinoa com 2 xícaras de água e a cebola picada e reserve. Misture as castanhas trituradas, as frutas secas, hortelã picada e tempere com o mel, o azeite, sal a gosto. Misture a quinoa cozida e coloque para gelar.

2. Farofa natalina com linhaça e gergelim

Farofa de linhaça ganha um toque adocicado com mel
Divulgação/Vitalin Sem Glúten
Farofa de linhaça ganha um toque adocicado com mel

1/2 cebola roxa
1/2 xícara de farinha de mandioca
1/2 xícara de gergelim
1/2 xícara de farinha de linhaça dourada 
1 dente de alho
Mel
Sal e pimenta à gosto

Frite a cebola e o alho no óleo de sua preferência. Se desejar caramelizar, utilizar o mel. Acrescente a farinha de linhaça dourada e a farinha de mandioca aos poucos. Mexa sempre para não queimar e cuidado para não exagerar no óleo. Por fim, acrescente o gergelim e tempere com o sal e a pimenta.

3. Rabanada sem glúten

Rabanada, sobremesa tradicional do Natal, também pode ser feita na versão sem glúten
Divulgação
Rabanada, sobremesa tradicional do Natal, também pode ser feita na versão sem glúten

Ingredientes para o pão: 

1 e 1/2 xícara de creme de arroz
1/2 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de amido de milho
1/2 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 e 1/2 colher de chá de emustab
2 claras de ovo
4 colheres de sopa de óleo
15 gramas de fermento biológico fresco
1 e 1/4 de xícara de água morna

Ingredientes para a rabanada :

1 xícara de leite
1 xícara de leite de coco
2 colheres de açúcar
2 ovos
1 xícara de açúcar
1 colher de sopa de canela
Papel absorvente
Óleo para fritar

O primeiro passo é preparar o pão. Em uma tigela, misture bem com as mãos as farinhas, o sal, o açúcar, o emustab derretido, o óleo a as claras de ovo. Adicione o fermento e a água, e misture novamente. Coloque em uma fôrma para pão untada e cubra com um plástico e um pano de prato e, para o pão crescer mais rápido, coloque a fôrma sobre uma assadeira com água quente. Deixe crescer por cerca de 20 minutos. Pré-aqueça o forno em temperatura média e depois asse até dourar.

Feito o pão, é hora de preparar as rabanadas. Corte o pão em fatias e umedeça-as com a mistura do leite, leite de coco e duas colheres de sopa de açúcar. Reserve. Bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata novamente. Molhe o pão umedecido nesta mistura e frite em óleo bem quente até que as fatias fiquem douradas. Escorra em papel absorvente. Misture uma xícara de açúcar com uma colher de sopa de canela e polvilhe esta mistura por cima das rabanadas. 

Natal sem lactose

Outro item que atrapalha a vida de muita gente é a lactose. Segundo a nutricionista Juliana Amorim, esse é um carboidrato conhecido de maneira popular como "açúcar do leite". Quem tem intolerância à lactose não consegue diregir essa substância por causa da deficiência ou ausência de uma enzima intestinal chamada lactase. 

Se um intolerante a lactose ingerir a substância, ele pode apresentar, como explica a nutricionista, formação de gases, tais como hidrogênio, metano e dióxido de carbono, gerando flatulência, distensão, cólica abdominal e diarréia. Juliana também fala que a intolerância pode ser genética, adquirida depois de uma inflamação ou dano da mucosa intestinal ou transitória. 

Há casos também de pessoas que não chegam a ser intolerantes, mas que se sentem melhor em uma dieta sem lactose. Entretanto, assim como o caso do glúten, vale consultar um especialista antes de riscar o ingrediente completamente da dieta. 

Mas se você já sabe que é intolerante, veja as receitas especiais de Natal sem lactose sugeridas por Juliana: 

4. Panenote sem glúten e sem leite

Você pode fazer seu panetone em casa e escolher o recheio e também as farinhas que vai usar para um resultado sem glúten e sem lactose
Grings Alimentos Saudáveis
Você pode fazer seu panetone em casa e escolher o recheio e também as farinhas que vai usar para um resultado sem glúten e sem lactose

130 gramas de farinha de arroz integral
130 gramas de polvilho doce
40 gramas de farinha de chia
40 gramas de farinha de linhaça dourada
200 gramas de açúcar demerara
10 gramas de fermento biológico seco
10 gramas de goma xantana
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de essência de panetone
2 ovos inteiros
1/3 de xícara de óleo vegetal (uso óleo de canola)
60 gramas de cranberry em passas
60 gramas de maçã desidratada
30 gramas de passas de uva
1/2 xícara de água morna (para a massa do fermento)
1/2 xícara de água morna (para hidratar as frutas secas)

Para começar, é preciso fazer o preparo da esponja. Coloque em uma vasilha a farinha de arroz e misture o fermento. Adicione a água morna à mistura, mexa, feche com filme PVC e deixe a mistura crescer por 1 hora. A dica da nutricionista é guardar a massa dentro do forno desligado ou do microondas. 

Enquanto isso, coloque as frutas secas em um pequeno recipiente com água morna e deixe-as hidratar por 20 min. Retire toda a água e reserve.

Misture todos os secos: polvilho doce, farinha de chia e linhaça dourada, canela, noz moscada, açúcar e goma xantana. Em outro recipiente, misture todos os líquidos: ovos, essência de panetone e óleo vegetal. Acrescente aos poucos a mistura de líquidos à mistura de secos. Você pode fazer isso na batedeira ou mexendo com à mão. Depois de bem incorporados os líquidos aos secos, acrescente a esponja que já deve ter aumentado de volume. Incorpore bem todos os ingredientes. O resultado é uma massa que deve desgrudar da vasilha, mas ainda estará um pouco úmida.

Incorpore as frutas hidratadas à massa e reserve umas 2 colheres de sopa de frutas para colocar por cima da massa. Despeje a massa em duas formas de papel pequenas para panetone ou em uma forma grande. Asse em forno pré-aquecido em 200 graus por cerca de 30 minutos. Se você assar apenas um  panetone grande, a sugestão de Juliana é deixar por 40 – 45 minutos. A massa é pesada e demora para cozinhar no centro. Retire do forno, deixe esfriar.

Para variar o panetone, pode usar frutas secas no lugar das frutas cristalizadas ou gotas de chocolate sem leite. 

5. Mix de arroz com quinoa e amêndoas

Misturar arroz e quinoa resulta em um prato saboroso e nutritivo para seu Natal
Creative Commons/Pixabay
Misturar arroz e quinoa resulta em um prato saboroso e nutritivo para seu Natal

1/2 xícara de chá de arroz integral (90g)
1/2 xícara de chá de arroz preto (90g)
1/2 xícara de chá de arroz vermelho (90g)
1/2 xícara de chá de quinoa (90g)
2 dentes de alho esmagados
30ml de azeite extra virgem
1.200ml de água (aproximadamente)
Sal a gosto
2 xícaras de chá de amêndoas laminadas levemente tostadas (200g)

Misture os 3 tipos de arroz com a quinoa e reserve. Refogue o alho no azeite e, antes de dourar, adicione o a mistura de grãos e refogue por mais 1 minuto. Acrescente a água e o sal e cozinhe em fogo brando, com a panela semi-tampada, até ficar macio. Na hora de servir, acrescente delicadamente as amêndoas.

Para fechar o cardápio, ainda há algumas opções de sobremesas que não levam leite, como mousse de chocolate, gelatina de frutas vermelhas e coco, sorvete de abacaxi e um belo majar vegano. Veja todos os detalhes dessas receitas no abaixo: 

Leia também: Sobremesa sem leite - veja receitas saborosas e que cabem na dieta

Para completar a sua ceia de Natal, basta escolher proteína preferida de sua família. Cuidado com o preparo de molhos para não acabar usando leite ou algum item com glúten. No geral, temperos de aves e carnes estão liberados. Bom Natal! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!