Tamanho do texto

Trocar o pão tradicional pelo integral e apostar em um açúcar mais saudável que o refinado já são passos que ajudam a "emagrecer" a rabanada

Ter rabanada como sobremesa da ceia - ou até no lanchinho da tarde enquanto espera a hora do jantar - é tradição para muita gente no Natal. O doce leva leite, ovos e açúcar e é bastante saboroso, pena que também é cheio de calorias e gordura. 

Leia também: Aprenda 5 receitas para preparar uma ceia de Natal sem glúten e sem lactose

Rabanada em versões light cabe, sim, na dieta
Divulgação
Rabanada em versões light cabe, sim, na dieta


Mas até quem está seguindo uma dieta e vai fazer de tudo para manter a linha nas festas de final de ano pode se deliciar com a rabanada. Com a ajuda do Pinterest, separamos três receitas magrinhas e práticas para você fazer em casa. Veja o passo a passo de cada uma: 

1. Rabanada assada

 O passo mais simples para "emagrecer" o prato é substituir a frigideira pela assadeira. A versão tradicional é frita em óleo, mas você pode seguir a receita da vovó e, para finalizar, assar o doce. E para tornar o resultado ainda mais saudável, o pão francês tradicional amanhecido, aquele de farinha branca, pode ser substituído pelo integral, que contém mais fibras e, por isso, contribui para que a absorção pelo organismo seja mais lenta. 

Para essa receita você vai precisar de: 

  • 3 pães franceses amanhecido
  • 2 ovos
  • 1 lata de leite condensado
  • 300 ml de leite
  • Açúcar e canela para finalizar

O preparo é o mesmo do doce tradicional. Faça rodelas de cerca de 1,5 cm com o pão e reserve. Em uma vasilha, misture o leite e o leite condensado. Em outra, bata levemente os ovos. Aí faça o processo de "empanar" o pão, passando primeiro na mistura de leite e, em seguida, nos ovos. Unte uma assadeira com manteiga e disponha as rabanadas. Leve ao forno por 30 minutos a 180ºC, virando os doces no meio do preparo. Para finalizar, passe as fatias na mistura de açúcar e canela. 


Para deixar a rabanada ainda mais light, aposte no leite condensado light. Ao final, também é possível usar açúcar mascavo para polvilhar o doce. 

Leia também: Veja dicas para comer bem na ceia sem acabar com a dieta

2. Versão sem açúcar

Outra maneira de reduzir as calorias é retirando o açúcar do preparo. Aqui, ele dá lugar ao adoçante culinário. A receita ainda pode ser consumida por aqueles que seguem uma dieta sem lactose ou vegetariana, já que não leva leite de vaca e, sim, leite vegetal. Veja como fazer: 


  • 1 bisnagada de pão para rabanada
  • 1 e 1/2 xícara de bebida vegetal de arroz
  • 1 ovo
  • 1 clara
  • 2 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
  • canela a gosto

Misture o leite vegetal com o adoçante em um recipiente e, em outro bata o ovo e a clara. Corte o pão e siga a mesma ordem da receita acima, passando primeiro na bebida vegetal adoçada e, depois, no ovo. O preparo também é feito no forno. Leve para assar a 180 ºC em uma assadeira untada, com forno pré-aquecido, por aproximadamente 20 minutos, virando os pães na metade do tempo. Quando estiver dourado, retire do forno, polvilhe a canela e sirva em seguida. 

Leia também: Sobremesa sem leite - veja receitas saborosas e que cabem na dieta

3. Bolinho de rabanada fit

Essa é para quem o sabor do tradicional doce de Natal e tem pressa. O bolinho é feito no micro-ondas e fica pronto em 5 minutos. Anote: 

  • 6 colheres  de sopa de leite em pó desnatado
  • 1/2 xícara de chá leite desnatado Líquido
  • 1 colher de chá essência de Baunilha
  • 1 colher de sobremesa de canela em pó
  • 1 ovo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa homogênea. Coloque-a em forminhas de silicone e leve ao micro-ondas por 5 minutos - o tempo pode variar de um aparelho para outro. Para polvilhar ao final, use uma mistura de canela e adoçante ou açúcar mascavo. 


Esse bolinho de rabanada é uma receita leve e bem magrinha, já que não leva pão ou leite condensado. A baunilha traz um sabor especial. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.