Não é de hoje que dizem que comer maçã faz bem e tem até ditado que defende isso (Eat an apple a day and keep the doctor away - Coma uma maçã por dia e fique longe do médico). Mas um estudo recente aponta a fruta como chave para o emagrecimento. 

Leia também: 12 alimentos que ajudam a perder peso

Maçã traz a sensação de saciedade por mais tempo, indica estudo
shutterstock
Maçã traz a sensação de saciedade por mais tempo, indica estudo

Uma pesquisa feita pelo CSIRO (Commonwealth Scientific and Industrial Research Organisation), órgão de pesquisas científicas da Austrália, indica que a maçã ajuda a controlar o peso e os excessos na alimentação. Segundo a médica Joanna McMillan, estudos mostraram que adultos e crianças que comiam uma unidade da fruta por dia tinham um menor índice de massa corporal (IMC). 

Ou seja, aparentemente quem ingere a fruta come menos no final do dia. "Inicialmente acreditava-se que a baixa quantidade de energia da fruta era o que ajudava a manter o peso. Mas estudos em animais indicam que a fibra (pectina) e os polifenóis presentes no alimento desempenham um papel importante no controle do apetite e do peso", comenta Joanna ao "Daily Mail". A fruta traz uma sensação de saciedade e satisfação, o que ajuda a evitar exagero nas refeições. 

Leia também: Médico diz que a melhor maneira de comer frutas é após jejum; entenda motivos

Além disso, o estudo recente também mostrou que o consumo frequente da fruta ajuda a manter em dia a flora intestinal. Para completar, ela ainda traz benefícios para o organismo por ser fonte de antioxidantes, não conter gordura ou colesterol, ser fonte de vitaminas B e C e ainda ter baixo índice glicêmico (alimentos desse tipo não produzem picos de açúcar no sangue - tais picos contribuem para o acúmulo de gordura e também fazem com que se sinta saciado por menos tempo). 

Como aproveitar ao máximo a fruta

A médica sugere consumir a fruta inteira, inclusive com a casca porque muitos dos antioxidantes, fibras e polifenóis estão nesta parte ou bem perto dela. Ao descascar, há o risco de perder nutrientes importantes. 

Leia também: Dieta da frutas previne doenças, mas pode trazer riscos à saúde

Além disso, ao escolher a maçã na feira ou no mercado, Joanna indica procurar aquelas que estejam firmes e sem machucados na casca. Em casa, a fruta deve ser armanezada sob refrigeração para se manter fresca e crocante por mais tempo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!