Qual o primeiro alimento que você come de manhã ou depois de horas de jejum? Segundo o médico Theo Webert, especialista em em nutrologia e reequilíbrio corporal, se a sua resposta for frutas você está seguindo um bom caminho.
Leia também: Dieta da frutas previne doenças, mas pode trazer riscos à saúde
O especilista defende que esses são os melhores momentos para consumir as frutas, ou seja, quando se está com o estômago vazio. Ele justifica: "A desintoxicação de seu corpo será muito maior, já que o organismo estará focado em sugar todos os benefícios do alimento. Como gastará mais energia, favorece a perda de peso e outros benefícios à saúde".
Sozinhas ou acompanhadas?
Outra dúvida comum é se vale a pena combinar a fruta com outros alimentos. Webert defende que o melhor é que esse alimento seja consumido sozinho. Ele explica que a fruta geralmente é um item de fácil digestão e absorção, mas que esse processo pode ser prejudicado se o alimento for combinado com outros, principalmente os processados e industrializados.
Na combinação, a fruta pode permanecer mais tempo no organismo e demorar mais a ser digerida, o que pode resultar em desconforto e flatulência.
Leia também: 17 alimentos do bem e do mal para a beleza
Outro problema é na questão dos nutrientes. Segundo o médico, quando entra em contato com o suco gástrico e ainda é estimulado por outros alimentos, muitos benefícios podem se perder.
A sugestão é optar por frutas frescas, depois de um período de jejum. Se quiser fazer um suco, Webert ainda indica deixar o líquido alguns instantes na boca antes de engoli-lo. "O ideal é que deixemos um tempo na boca para o contato inicial com a saliva para só depois engolirmos. Isso ajudará e muito na digestão e no aproveitamento dos nutrientes."
Quais as melhores frutas?
Esses alimentos trazem diversos benefícios para a saúde e boa forma e cada fruta tem uma particularidade. Para saber no que cada uma pode te ajudar, o médico monta uma lista rápida.
- Se você busca vitamina C, pode optar por kiwi, goiaba, laranja e mamão papaia;
- Se o objetivo é a saciedade, escolha opções com fibras, como kiwi e goiaba;
- Se a ideia é ter um alimento antioxidante, aposte no morango ou na maçã;
- Se quiser uma fruta hidratante, escolha o melão, que composto por 92% de água. Ele ainda tem glutationa, que ajuda no sistema urinário;
- Se estiver tentando manter o bronzeado e a saúde da pele ou ainda contribuir para a visão, vá para os alimentos com betacaroteno, como o papaia.
Leia também: 5 frutas perfeitas para levar na bolsa e manter uma alimentação saudável
A lista é extensa, assim como os benefícios. Que tal variar a alimentação e incluir diversos tipos frutas no cardápio?