Tamanho do texto

Uma noite mal dormida pode acabar com o humor e o pique de qualquer um. Mas essa lista vai te ajudar e encarar um dia cheio até nessas ocasiões

Sim, você sabe que o número tido como ideal para uma boa noite de sono é 8 horas. Mas com a correria da rotina com trabalho, família, estudos e diversas tarefas isso nem sempre é possível. Você tem dormido pouco e sofrido com muito sono? E para piorar sabe que vai ter um dia cheio pela frente? Calma, algumas coisas simples vão te ajudar. 

Leia também: "Banho escocês" é técnica para acabar com o sono pela manhã

Muito sono? Veja 7 dicas para despertar e encarar o dia cheio de tarefas
shutterstock
Muito sono? Veja 7 dicas para despertar e encarar o dia cheio de tarefas


O programa de TV americano "Today" montou uma lista 7 coisas que você pode fazer naqueles momentos que estiver com muito sono e uma agenda lotada de compromissos para encarar. 

1. Seu alarme tocou? Então acorde logo!

Pode parecer um pesadelo ouvir o barulho do seu alarme, mas se ele tocou signifca que é hora de levantar, portanto, nada de ficar enrolando na cama com o soneca. Isso pode te dar ainda mais preguiça. "Ter em mente que tem um horário certo para acordar vai instantaneamente mandar um sinal para seu cérebro que você tem um dia de trabalho pela frente", afirma o médico Christopher Colwel, especialista em sono. 

2. Mexa-se

Já que você saiu da cama, aproveite e já comece o dia com um exercício. De acordo com o personal trainer James Shapiro, de Nova York, quando você transpira por causa de uma atividade física, os níveis de cortisol - hormônio do estresse que também tem ligação com acúmulo de gordura - de seu corpo vão diminuir. 

Se não tiver tempo para uma corrida ou outro treino, o médico Yael Varnado diz que só o fato de agitar os pés e mexer os braços no elevador, enquanto estiver saindo para o trabalho, é capaz de fazer os músculos liberarem adrenalina. Com isso, você terá uma injeção de ânimo. 

3. Tome um banho frio

Não é um mito que banho frio acorda. A água fria logo pela manhã será um gatinho para provocar reações em seu sistema nervoso. "A hiperventilação vai levar mais oxigênio para seu corpo e aumentar sua frequência cardíaca", diz Yael. E quanto a frequência aumenta, você fica mais alerta e focado. 

4. Tome café da manhã

Com a correria do dia a dia é tentador pular a primeira refeição, mas ela não deve ser ignorada. Coloque carboidratos complexos no café da manhã, como pão integral. Eles vão te dar energia para encarar o dia e trazer saciedade por serem digeridos mais lentamente que os simples. Também inclua proteínas para ter energia por mais tempo. 

Leia mais: alimentos que despertam até mais que uma xícara de café

5. Mantenha-se hidratado

"A desidratação vai te deixar ainda mais exausto depois de uma noite mal dormida", alerta Yael. E não vale, segundo a médica, apelar apenas para um café e achar que só porque é um líquido já está hidratado. A cafeína é um estimulante, mas pode ajudar a te deixar ainda mais desidratado. Para quebrar esse ciclo, beba água ao longo do dia. 

Leia também: Café x chá verde - qual a melhor opção para "acordar" e até para emagrecer?

6. Tire um minuto para se alongar

De acordo com a instrutora de pilates Alessa Caridi, ficar em uma mesma posição por muito tempo, ainda mais quando se tem privação de sono, é como mandar um sinal para seu corpo que ele pode relaxar porque é hora de mais uma soneca. Portanto, a dica é sair da cama e se alongar. Você pode ficar em pé, esticar os braços para cima e, depois, tentar encostar a ponta dos dedos dos pés. 

Vale também repetir a tática durante o trabalho. Se não tiver espaço para se alongar, pelo menos estique as pernas embaixo da mesa, arrume a postura e estique os braços. Para potencializar os resultados, jogue água fria ou gelada no rosto. 

O cirurgião cardiovascular David A. Greuner também explica que se exercitar, a qualquer hora do dia, vai bombar sangue pelo corpo, deixando você em estado de alerta pelo menos por um tempo.  

7. Aposte em um suplemento de L-teanina

Se a ideia é buscar mais energia em forma de suplemento quando estiver naqueles dias de muito sono, experimente 200 miligramas de L-teanina. Esse é um compomente do chá verde, como comenta Darshan Shah, especialista em medicina funcional. De acordo com um estudo publicado em 2008, essa substância tem um efeito significativo na mente quando o assunto é ficar alerta. Mas vale ressaltar que é importante consultar um médico antes de tomar qualquer medicação ou suplemento. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.