Nada melhor para acordar do que uma xícara de café. Sim e não. Sim, a bebida é um estimulante porque contém cafeína em grande quantidade. Como a substância é absorvida rapidamente pelo organismo, logo é possível sentir o efeito de despertar. Não porque não é a única opção para quem quer dar esse up no dia.

Leia também: Disposição pura! Treino rápido para espantar a preguiça e encarar rotina

Alguns alimentos podem ajudar você a acordar e ficar mais desperta ao longo do dia
shutterstock
Alguns alimentos podem ajudar você a acordar e ficar mais desperta ao longo do dia


Ao jornal britânico "Daily Mail", o nutricionista Rhiannon Lambert faz uma lista de alimentos que podem acordar tanto ou até mais que uma xícara de café. Veja os detalhes:

 1. Maçã

A fruta é uma ótima fonte de quercetina, um antioxidante que protege as células do cérebro e as defende dos radicais livres. Com isso, não há queda no sistema cognitivo.

Estudos ainda indicam que consumir alimentos ricos nessa substância aumenta a capacidade aeróbica e também a resistência, mesmo quando não está fazendo exercícios. 

A quercetina pode ser encontrada também em folhas e alimentos verdes, como espinafre, tomate e pimenta. 

2. Ovo

Ótima fonte de proteína. A gema é rica em vitamina B, que é responsável por converter comida em energia . O ovo também contém colina, que é importante para manter os níves de energia do corpo. 

3. Castanhas

Magnésio é o quarto mineral mais abundante no corpo humano. Todas as células do corpo contém essa substância e precisam dela para funcionar, como explica o nutricionista. Durante o exercício físico, seu corpo precisará de até 20% a mais de magnésio do que em momentos de descanso. Com isso, você terá mais energia e ânimo para se movimentar. 

Castanhas do Pará, amêndoas e castanha de caju têm altos níveis de magnésio. Para completar, esses alimentos ainda contêm gorduras boas e proteínas. 

4. Chocolate amargo

Se busca chocolate como fonte de energia, o caminho é correto desde que você escolha a versão com mais cacau. É essa substância que é rica em nutrientes que ajudam a aumentar a energia, a concentração e combatem o estresse. 

O chocolate amargo ainda contém cafeína , mais um fator que o torna um alimento estimulante. 

Leia também: 5 mitos e verdades sobre os chocolates amargo, branco e ao leite

5. Água

Se você está se sentindo meio devagar, isso pode ser um sintoma de desidratação, alerta o nutricionista. O primeiro passo para despertar é beber um bom copo de água. Também fique atento para continuar se hidratando ao longo do dia.

Leia também: Mulher tenta fazer dieta detox e tem "overdose de água"

6. Carne vermelha

Os dois alimentos são fontes de ferro. Esse nutriente carrega o oxigênio pelo corpo, permitindo que o organismo funcione da melhor maneira. Uma taxa baixa de ferro prejudica o funcionamento das células e, consequentemente, acabar com o ânimo de qualquer um. 

Quando se fala neste nutriente, é comum pensar instantanemente no espinafre. Porém, Lambert lembra que ferro deste vegetal não é tão bem absorvido pelo corpo. 

A melhor opção é apostar na carne vermelha. Se você segue uma dieta vegana ou vegetariana, é importante ficar atento que esteja consumindo ferro e outros nutrientes de outras fontes ou suplementos. 

Também é preciso consumir alimentos ricos em vitamina C, que ajuda o corpo a absorver o ferro. 

Dicas extras

O nutricinista ainda lembra que todo alimento fornece energia para o corpo, só que nem todos são capazes de equilibrar esses níveis. Ao escolher o que comer, sempre prefira itens frescos e, de preferência, da estação. Quanto menos tempo eles ficaram armazenados ou quanto menor a quantidade de conservantes e atividos, mais rico em nutrientes será o alimento. 

Além disso, para acordar e manter a disposição em alta, ele indica não pular refeições. Comer regularmente ao longo do dia fará com que os níveis de açúcar e energia fiquem equlibrados, evitando aquele preguiça ou até mesmo a fadiga. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!