Com o tempo mais friozinho do outono é fácil encontrar o caqui nas prateleiras de mercados e nas feiras. A fruta tem diversas versões e, segundo a nutricionista Renata Guirau, traz benefícios para a saúde e é uma ótima companheira de quem pratica atividade física. 

Leia também: 6 alimentos que você não sabia, mas que são termogênicos e ajudam a emagrecer

Caqui é indicado para o consumo antes da atividade física e vira até molho para carnes
shutterstock
Caqui é indicado para o consumo antes da atividade física e vira até molho para carnes


Segundo a especialista do Oba Hortifruti, o caqui é ideal para ser consumido antes dos exercícios. "A fruta é um bom pré-treino porque tem carboidrato , excelente fonte de energia", afirma Renata. "Ele pode ser consumido sozinho, de 30 minutos a 1 hora antes das atividades físicas ", sugere a nutricionista. 

Qual o tipo?

Renata afirma que todas as variedades desta fruta são indicados para o consumo antes de partir para a academia ou para uma corrida no parque. "Quanto a variedade, elas tem valor calórico bem parecido, desse modo, fica a gosto da pessoa", ressalta a nutricionista. 

Ela também ensina como escolher a melhor fruta, de acordo com a variedade, para evitar aquela sensação de "amarrar a boca". Aqueles que são mais moles, como o rama forte ou taubaté, possuem uma quantidade maior de taninos, substância que provoca dessa sensação que pode ser ruim para muitas pessoas. A dica de Renata consumir essas versões quando elas estão mais maduras.

Aqueles duros, que têm a cor mais amarelada, têm menos taninos. As versões fuyu, kyoto e giombo têm a polpa mais firme e são mais crocantes.

Antioxidante e mais

Mas servir como pré-treino não é o único benefício dessa fruta típica do outono. Renata lembra que os caquis são comparados aos tomates pela semelhança e os dois possuem também benefícios parecidos. 

Leia mais: 6 vezes que você não deve incluir o óleo de coco na rotina

Os dois, afirma a nutricionista, são fontes de licopeno , um antioxidante que contribui para o aumento da imunidade e também é fundamental na prevenção do câncer de próstata. 

Para completar, é uma fonte de fibras, que faz com que sinta a sensação de saciedade por mais tempo e também melhora o trânsito intestinal. 

Dicas de consumo

Além de aproveitar o caqui sozinho, a fruta combina com diversas receitas, doces e salgadas. Segundo Renata, pode virar aquele docinho para quem busca uma sobremesa saudável depois das refeições. Também vai bem como molhos para saladas e massas para quem é fã de um sabor agridoce. 

Veja uma receita doce e outra salgada: 

Mousse saudável

Essa receita alia a fruta com cereais, levando ainda mais fibras ao prato, ao incluir chia e linhaça no preparo. Além disso, esses ingredientes também possuem gorduras boas e ômega 3. E como não vai ao fogo, mantém as propriedades dos caquis também, já que a fruta é rica em vitamina C, mas esse nutriente, de acordo com Renata, é sensível ao calor. 

Ingredientes

3 caquis grandes e bem maduros

1 colher (sopa) cheia de sementes de linhaça

1 colher (sopa) cheia de chia em sementes

5 tâmaras sem caroço picadas

1/2 xícara (chá) de água

Modo de preparo

Deixe a linhaça e as tâmaras de molho na água por pelo menos 20 minutos. Bata no liquidificador junto com os caquis e a chia, até ficar homogêneo. Despeje em duas taças e leve para gelar. Se desejar, coloque castanhas trituradas ou nibs de cacau por cima.

Leia também: Nutricionista lista 5 fatores que podem estar sabotando sua dieta

Molho para carnes

A dica de Renata é usar esse molho para acompanhar carnes grelhadas ou assados. 

Ingredientes

1 colher (chá) de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

1 cebola picada ou ralada

1 colher (chá) de mostarda

2 caquis maduro picados

1 xícara (chá) de vinho tinto

2 colheres (sopa) de salsinha

Modo de preparo

Em uma frigideira, adicione o azeite, a cebola e o alho. Refogue bem. Acrescente o restante dos ingredientes, exceto a salsinha. Mexa delicadamente, deixe encorpar, até o caqui amolecer ligeiramente. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!