Segundo um relatório sobre segurança alimentar elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e a Organização Pan-americana de Saúde, a porcentagem de adultos com sobrepeso passou de 51% em 2010 para 54,1% em 2014. Fora isso, um estudo publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o excesso de peso já atinge mais de 25% dos jovens entre 12 e 17 anos no Brasil. Além de estes fatores preocuparem especialistas cada vez mais, leva grande parte das pessoas a fazer dieta.

Até sua família pode ser um fator sabotador da dieta
Shutterstock
Até sua família pode ser um fator sabotador da dieta

Leia também: Veja 9 alimentos que você não deve comer se quiser uma barriga sarada

A situação piora quando, apesar do esforço em procurar um nutricionista e matricular-se na academia, a dieta não funciona. Para Gladia Bernardi, nutricionista e desenvolvedora do programa de coach Emagrecimento Consciente, fatores psicológicos podem contribuir para a dificuldade em perder peso. “Existe a necessidade de compensar algo perdido na vida deste indivíduo, o que o faz buscar na comida o preenchimento desta lacuna”, afirma ela.

De acordo com a especialista, há outros fatores que sabotam os regimes e fazem com que a pessoa não consiga emagrecer; confira alguns deles:

Problemas com a autoimagem

Segundo Gladia, este fator é mais presente na vida de homens do que na de mulheres, mas não é uma regra. Ele se refere às pessoas que confundem gordura com musculatura e se acham fortes. “Ela vê a magreza como sinônimo de fraqueza”, explica ela.

Leia também: Conheça 4 alimentos da sua dieta que podem estar te matando

Ostentação

Que comer é bom, todo mundo sabe. Mas, segundo Gladia, às vezes o prazer pela comida acaba virando prioridade na vida. Ela enfatiza que isso também pode ocorrer em razão de algum trauma, como ter sofrido com falta de comida em casa no passado.

Afeto familiar

Domingo é dia de macarronada na casa da avó, certo? De acordo com a especialista, se esbaldar na mesa farta de reuniões familiares remete à infância e a boas lembranças. Para a coach, negar o incentivo de comer cada vez mais é um desafio e tanto

Frustração pessoal

Muitas pessoas, quando aborrecidas ou estressadas, acabam descontando esses sentimentos ruins na comida. “Para vencer este sabotador, a pessoa deve fazer um planejamento de vida, reorganizar suas metas”, comenta Gladia.

Leia também: Fora de colega da faculdade vira motivação para jovem emagrecer mais de 63 kg

Resistência à atividade física

Exercícios físicos potencializam a dieta e geram resultados mais rápido, mas, por vezes, é algo rejeitado por quem quer emagrecer. “Muitos associam a prática como sofrimento e não como um caminho para a saúde”, explica a nutricionista.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!