Óleo de coco é um alimento funcional e ajuda a reduzir colesterol e a controlar a diabetes. Ele também é queridinho das famosas em uma bebida com café chamada de "bulletproof coffee"  e, se bem usado, pode ajudar a emagrecer. Também é ótimo para hidratar os cabelos. Ou seja, ele serve para tudo e pode ser usado a qualquer momento. Não é bem assim. 

Óleo de coco tem diversos benefícios, ma deve ser evitado em alguns momentos
shutterstock
Óleo de coco tem diversos benefícios, ma deve ser evitado em alguns momentos


Publicidade

Com a febre do óleo de coco, a revista "Women's Health" levantou alguns dados e listou sete vezes que você deve deixar esse ingrediente de lado, seja na rotina de beleza ou na alimentação. 

Expectativa x realidade

Antes de começar a lista, um dado curioso. De acordo com pesquisa do jornal "New York Times", enquanto 72% dos americanos acreditam que esse óleo é saudável, apenas 37% dos nutricionistas pensam da mesma forma. 

Leia também: Alimentação funcional melhora a saúde e ajuda a emagrecer; veja como seguir

Dito isso, vamos aos fatos: 

1. Não use esse óleo se quiser emagrecer

Segundo Keri Gans, autor do livro "The Small Change Diet", lembra que apesar de funcional, esse produto é cheio de calorias, muito mais do que o azeite de oliva, por exemplo. Você pode até usar o óleo, desde que em pequenas quantidades. Nutricionistas falam que uma pequena porção dele dá dão um sabor especial ao alimento. 

Publicidade

Fique atento também a quantidade de gordura saturada neste item. Keri lembra que são 12 gramas por colher de sopa. E o recomendado The American Heart Association é que seja ingerido 13 gramas de gordura saturada por dia. 

2. Não use para cozinhar em altas temperaturas

Antes de começar uma receita, preste atenção a que tipo de óleo está usado, se é o refinado ou não. A versão não refinada tem um ponto ebulição menor. Opte por esse óleo em preparos que não nessecitam de tanto tempo ou calor, como saltear vegetais. Para outros preparos, escolha o óleo refinado. 

3. Não use com pasta de dente

Adeptos da prática ayurvedica dizem que bochechar óleo é uma maneira de promover a saúde bucal e dental. Entretanto, essa é uma prática não muito recomendada. Pesquisa do "The International Journal of Clinical Pediatric Dentistry" aponta que as pastas de dente têm agentes que reduzem as bactérias na boca, enquanto o óleo não. 

Se antes de dormir você tem escova e pasta de dente, bochechar, até com água, é a melhor do que nada. Mas você não conseguirá dentes brancos com o óleo. 

4. Não use como protetor solar

É verdade que esse óleo tem algum fator de proteção contra raios UV, mas ele não deve ser um substituto do protetor solar tradicional. Dermatologistas ressaltam que é imporante usar protetores com fator 30 ou superior antes da exposição ao sol. 

Leia também: Água, óleo e mais: 6 formas de incluir o coco na dieta e ser mais saudável

5. Não use com a pele machucada

Publicidade

O óleo pode ser um hidratante, mas não deve ser usado se a pele estiver machucada. Segundo  Joshua Zeichner, diretor de cosmésticos e pesquisa clínica em dermatologia do Mont Sinai Hospital, em Nova York, o óleo em contato com machucados pode causar irritação, vermelhidão e coceira. 

6. Não use no banho

Vai usar o óleo de coco como maneira de hidratar os cabelos? Cuidado na hora de retirar o produto. Seu corpo e o piso do banheiro vão ficar bastante escorregadios e você pode sofrer uma queda e se machucar. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!