É provavel que você já tenha escutado que o açúcar refinado é um grande vilão na dieta. Depois de passar por diversos processos até chegar a sua mesa, o produto perde nutrientes e ainda pode ajudar a engordar , com as calorias a mais. Como alternativa, há os adoçantes naturais : mel, agave e melado.
Leia mais - Manual do adoçante: quais os riscos e benefícios e como usar
E dentre essas opções, qual o ideal para sua dieta? Enquanto mel é um alimento milenar e já foi muito usado até como remédio, o melado é uma fonte de energia e o agave tem menos calorias. Quem dá mais detalhes sobre os três produtos é a nutricionista Renata Girau, do Oba Hortifruti.
Mel
É o produto produzido pelas abelhas e, segundo Renata, uma boa fonte de energia. Ele combina com frutas, iogurtes e ainda pode ser usado como cobertura para panquecas.
Também é o mais comum da lista dos adoçantes naturais. Há registros do consumo do produto de mais de 500 anos a.C. E provavelmente ele já esteve alguma receita da vovó para gripe, resfriados, tosse ou problemas na garganta. Isso porque tem compostos que agem como antiobiótico natural .
Entretanto, há uma recomendação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para não oferecer esse produto a bebês menores de um ano. Como é natural, alguns micro-organismos podem estar presentes e o sistema imunológico dos pequenos não está ainda preparado para combatê-los. Grávidas e lactantes também devem evitá-lo.
Melado
Renata Girau lembra que esse alimento é originário da cana de açúcar e também é uma boa fonte de energia. A sugestão da nutricionista é usar o melado para preparos como bolos e tortas doces.
Além disso, esse produto é fonte de alguns nutrientes, como o ferro, e pode ser um aliado no combate à anemia. Também contém cálcio, cobre, potássio e outras substâncias boas para a corpo.
Agave
Esse produto, explica Renata, é extraído de uma espécie de cacto e têm menos açúcar que os outros adoçantes, ou seja, menos calorias - alerta ligado para quem está tentando perder alguns quilinhos.
Leia mais - 12 alimentos que ajudam a perder peso
Como é o que tem a consistência mais leve, combina com bebidas e pode ser usado, como diz a nutricionista, para adoçar sucos e chás. Também é indicado para o preparo de bolos e geleias.
Dicas de consumo
Esses adoçantes naturais podem ser opções para preparos e receitas que vão ao fogo e também alimentos in natura. Uma porção de banana com aveia e mel é, por exemplo, uma boa pedida de lanche pós-treino . Entretanto, quem é diabético não deve consumir esse produtos, já que todos contém açucares. E pelo mesmo motivo, apesar de serem alimentos naturais, também devem ser consumidos com moderação para quem quer emagrecer ou irão acrescentar calorias indesejadas às refeições e lanches.