Verão e calor combinam com uma alimentação mais fresca e natural. Já pensou em aproveitar a estação e começar a dieta ou prestar mais atenção ao cardápio? Vale a pena investir em frutas, legumes e verduras para saladas , sobremesas e diversos pratos fresquinhos e pouco calóricos. Mas para se dar bem na dieta é preciso também saber conservar esses alimentos. 

Para manter o bronzeado, emagrecer e mais: nutricionista monta cardápio de verão

Dicas para conservar frutas, verduras e legumes em casa e ter uma alimentação mais saudável
Getty Images/Photodisc
Dicas para conservar frutas, verduras e legumes em casa e ter uma alimentação mais saudável


Com os dias mais quentes também aumenta o risco de proliferação de bactérias que podem contaminar  a comida. Por isso, higienizar e conservar os alimentos de maneira adequada é fundamental para evitar problemas, como uma intoxicação alimentar. 

A nutricionista Patrícia Cruz dá dicas sobre os cuidados que você deve tomar quando falamos em frutas, verduras e legumes: 

Cozido na ou no vapor? Qual a melhor forma de preparar os vegetais em casa?

O primeiro passo é planejamento . É comum que os alimentos amadureçam mais rápido e se estraguem no calor. Para evitar desperdícios, compre frutas e legumes que irá consumir, por exemplo, em uma semana. E no mercado ou na feira, evite aqueles que estejam amassados ou com algum corte ou "machucado" na casca. 

Guarde as frutas já limpas. Ao chegar das compras, já lave bem os produtos e os seque com um pano limpo antes de armazená-los. Também lembre-se de lavá-los antes do consumo. 

Para conservar as folhas e hortaliças, guarde-as em saquinhos com pequenos furos depois da higienização
shutterstock
Para conservar as folhas e hortaliças, guarde-as em saquinhos com pequenos furos depois da higienização

No caso de hortaliças, faça a higienização das folhas. A dica é usar água corrente e também deixar de molho em uma água clorada. Há diversos tipos de produtos para esse fim facilmente encontrados no mercado. Antes de guardar, deixe as hortaliças secando. Isso ajudará a ter uma salada de cor viva e sem ficar murcha. 

Ainda para as hortaliças, se não for consumir logo após a lavagem, guarde-as em sacos plásticos com pequenos furinhos. As aberturas vão ajudar a ventilação no recipiente. 

Também, segundo Patrícia Cruz, é preciso ficar atento à temperatura da geladeira. Com o forte calor, a tendência é deixar o aparelho em uma temperatura cada vez mais baixa, que nem sempre é a ideal. Para conservar os alimentos, a geladeria deve permanecer na casa dos 6º C. "O ar muito gelado pode comprometer a conservação", afirma a nutricionista. 

Mais legumes na dieta! Culinarista ensina 5 receitas simples para seu dia-a-dia

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!