Tamanho do texto

Nutricionistas dão dicas de preparo que vão deixar as ceias de Natal e Ano Novo menos calóricas e mais nutritivas

Pernil, panetone, rabanada, faforas... A ceia das festas de final de ano reúne diversas gostosuras geralmente recheadas de muitas calorias. Mas com algumas dicas simples é possível, sim, aproveitar as festas sem acabar com a dieta.  

Saiba tudo sobre dieta

Nutricionistas separam algumas sugestões do que consumir nesta época do ano e também mostram como preparar os clássicos da ceia de maneira mais saudável e menos calórica.

Ceia de Natal e Ano Novo pode ser, sim, saborosa e saudável com essas dicas
shutterstock
Ceia de Natal e Ano Novo pode ser, sim, saborosa e saudável com essas dicas


Refeições do dia

A primeira dica é lembrar de prestar atenção a todas as refeições do dia, para conseguir um equilíbrio no final, já que a tendência é comer mais à noite. Segundo nutricionista comportamental Patrícia Cruz, o ideal é optar por pratos mais leves e reduzir a quantidade de alimentos.

"A dica é começar desde o café da manhã, por exemplo, com um suco ou uma salada de frutas somente. No almoço e jantar deve consumir salada de folhas com peixe grelhado. Evite carne vermelha, molhos, frituras, empanados, doces, refrigerantes, cafés", comenta Patrícia. 

Também é importante lembrar de se hidratar bem, da manhã à noite. Como lembra Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, muitas vezes a sede é confundida com fome ou vontade de comer doces. Para evitar exageros, tenha sempre uma garrafinha de água por perto. 

Substituições saudáveis

Para Patrícia Cruz, não é preciso eliminar o alimento da ceia, mas o modo de preparo ajuda a deixá-lo mais saudável e reduzir o número de calorias no final. Veja alguns exemplos:

- suco de laranja é uma boa ideia para fazer a marinada da carne de peru ou de chester . Com isso, a carne ficará macia e menos gordurosa;

- ao preparar a maionese ou salpicão utilize como ingrediente para a mistura iogurte desnatado ou creme de ricota light;

- se optar por uma massa, escolha um molho ao sugo ou de tomate frescos. Evite os brancos ou de queijos, que são muito mais calóricos. Deixe essas calorias para os pratos principais; 

- não frite a rabanada . Prefira prepará-la assada no forno. No preparo, escolha pão integral e leite desnatado. Para adoçar, o açúcar de coco combina com a canela e é bem mais nutritivo que o branco refinado;

Rabanada assada é menos calórica que a frita
iG Receitas
Rabanada assada é menos calórica que a frita


- para a sobremesa , aposte nas frutas frescas. Uma salada de frutas com suco de laranja é saudével e combina com o clima quente que geralmente temos nesta época do ano. 

A também nutricionista Regina Moares Teixeira completa as dicas: 

- prefira a carne de chester a de porco, já que é menos gordurosa;

- ao temperar os alimentos, opte pelos temperos frescos e caseiros. Condimentos prontos são geralmente cheios de sódio e contribuem para retenção de líquido e sensação de inchaço. Para as receitas, faça caldos de carne ou de frango em casa. 

Já Flúvia tem uma dica curinga: uma receita de leite condensado diet . Basta bater no liquidificador até conseguir uma massa homogênea 4 copos de leite em pó desnatado, 2 copos de água fervente, adoçante à gosto e 2 colheres de sopa de óleo de coco. Antes de usar para as receitas - como para umedecer a rabanada - deixe a mistura por duas horas na geladeira. 

Bons acompanhamentos

Uva passa ajuda a saciar a vontade por doces
Edu Cesar/Fotoarena
Uva passa ajuda a saciar a vontade por doces

Alguns alimentos típicos das festas de final de ano são bem-vindos na ceia e ao longo do dia. "A uva passa , por exemplo, é uma excelente opção de lanche da tarde e ajuda a diminuir o desejo de doce", diz Patrícia. "O grão de bico , ótimo para saladas, é uma leguminosa que auxilia na saciedade", continua a nutricionista. 

As castanhas e nozes geralmente fazem parte da refeição e, quando consumidas com moderação, são fontes de boas gorduras para o corpo. 

Bebidas

O jantar pede uma bebida? Patrícia indica escolher cerveja sem álcool , espumantes ou vinho tinto . Já as bebidas destiladas como whisky, vodka, conhaque contém maior teor de álcool e mais calorias e devem ser evitadas. 

Bebidas x calorias: qual drinque cabe em sua dieta para as festas de fim de ano?

Moderação é a chave

Segundo os nutricionistas, nada é proibido, o que vale é o bom senso na hora da ceia. Sirva-se de porções pequenas, por exemplo. Patrícia lembra que o pernil é rico em gordura, mas que uma fatia pequena cabe na dieta. Já Fúlvia lembra que você não deve consumir gorduras e nem peles aparentes. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.