Muitas pessoas não gostam de praticar uma atividade física, e quando precisam fazer isso sozinhas acabam se desmotivando ainda mais. Assim, uma ótima forma de se motivar é procurar exercícios em casa para fazer em dupla e começar a praticar.
+ Exercícios para perder barriga: aprenda série de apenas 4 minutos
Como explica o criador do programa Q48 e colunista do Delas, Vinícius Possebon, as pessoas já se cansam só de pensar em fazer um exercício ou ir para academia. “Para muitas pessoas, fazer exercício é sinônimo de sofrer, e quando estão sozinhas nessa caminhada, todo o processo se torna ainda mais frustrante”, explica o especialista. Por isso ele indica que se comece fazendo exercícios em casa e em dupla.
A companhia pode ser uma amiga ou até mesmo com o namorado, pois isso além de deixar o casal sarado também irá contribuir para o relacionamento. O tempo que eles terão juntos, segundo preparador físico, pode fazer bem a relação.
Por que começar a se exercitar em dupla?
Segundo o especialista, os exercícios em dupla permitem que um acabe “puxando” o outro e incentivando a praticar, sem contar que tudo se torna mais fácil e divertido. Melhor do que se exercitar com um parceiro é poder fazer isso no conforto de sua casa, ou então em uma praça com uma vista bonita, e ainda ocupando apenas poucos minutos do dia
Pensando nisso, Possebon preparou uma série de exercícios a dois que ocupa apenas 3 minutos do dia. “É menos tempo do que usamos para outros rituais de beleza: a mulher não consegue fazer a unha em 3 minutos e muito menos o homem a barba, então não tem desculpas”, brinca.
+ Treino em casa: 7 passos para começar a malhar sem gastar com academia
Série de 3 minutos
A série de exercícios é composta apenas de 4 movimentos simples , os quais só podem ser feitos com a ajuda do outro. Veja os detalhes:
Abdominal em dupla:
Neste exercício você deve deitar de forma inversa ao parceiro, encostando as pontas dos pés. Ao fazer o movimento do abdominal, levantando a coluna do chão, encoste nas mãos do parceiro, retorne e repita o movimento. Como Vinícus explica, isso incentiva a fazer o movimento completo, pois precisará realmente tirar as costas do chão para alcançar o parceiro.
Tempo de execução: 20 segundos
Apoio batendo as mãos:
Frente a frente com o parceiro, posicione as mãos no chão e estique as pernas, mantendo o tronco reto, como se fosse fazer uma flexão. Depois, de maneira alternada, toque a mão do parceiro, voltando em seguida a mão para o chão e alterando o movimento com as mãos de apoio.
Tempo de execução: 20 segundos.
Agachamento isométrico em dupla:
Para realizar esse exercício, posicione-se em pé de frente com o parceiro. Deem as mãos e depois flexionem os joelhos até atingir o ângulo de 90°. Vocês devem permanecer nessa posição por alguns segundos e fique em pé novamente. O interessante desse exercício em dupla, segundo o especialista, é que um apoia o outro para permanecer na posição e manter o equilíbrio.
Tempo de execução: 20 segundos.
Corrida parada
Esse exercício deve ser feito entre um uma atividade e outra como forma de um descanso ativo, para se recuperar sem deixar que o corpo fique parado. Fique em pé e comece a correr no mesmo lugar, erguendo os joelhos.
Tempo de execução: 10 segundos
A sequência de exercícios em dupla será a seguinte:
20 seg – Abdominal em dupla
10 seg – Corrida parada
20 seg – Apoio batendo as mãos
10 seg – Corrida parada
20 seg – Agachamento isométrico em dupla
10 seg – Corrida parada
Para coompletar os exercícios em casa em dupla, repita a sequência. Apesar de rápida, ela trabalha todo o corpo.
_________________________________________________________________________________________________________
*Vinícius Possebon é personal trainer pós-graduado em marketing esportivo, autor da obra “O Segredo da Queima de 48 Horas”, um dos best-sellers da Editora Gente.
É idealizador do aplicativo Q48 que já conquistou mais de 1 milhão de downloads e também lidera o movimento “Revolução do Emagrecimento”, que reúne especialistas em diferentes segmentos e encara a perda de peso como uma questão de saúde pública.
Acesse também: http://bit.ly/treinosq48