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Especialista ensina melhor forma de calcular os resultados dos treinos feitos em casa e já adianta: não é preciso subir na balança!

Optar por exercícios em casa pode ser uma alternativa para quem quer entrar em forma sem gastar com uma mensalidade de academia ou tem uma rotina corrida e falta tempo para se deslocar até um local para malhar. Segundo preparador físico Vinícius Possebon, criador do Programa Q48, há algumas dicas de ouro para turbinar o treino , medir resultados e manter a motivação em alta em casa. 

Será que os exercícios em casa estão dando resultado?
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Será que os exercícios em casa estão dando resultado?


O primeiro passo é pensar no tempo que levará para praticar os exercícios em casa. “Quanto mais longo for o treino, mais arriscado ele será”, explica Possebon. O segredo é fazer treinos rápidos e apostar no peso do próprio corpo . “Treinos de alta intensidade emagrecem ainda mais e exigem menos tempo”, destaca.

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Mas até em casa e com treinos que duram poucos minutos, há momentos que a preguiça bate ou que você é tomada pela correria do dia-a-dia. O importante é não de deixar abater ou perder a motivação. E um ótimo jeito de continuar animada com os exercícios é acompanhar a evolução dos resultados e as mudanças no corpo. 

Como medir os resultados em casa?

Muitas pessoas acham que vão ficar super magras do dia para a noite e acabam se frustrando ao não prestar atenção aos pequenos detalhes, como explica o especialista. Por isso, é muito importante estabelecer uma forma de acompanhar a evolução dos resultados para não desistir no meio do processo de emagrecimento.

“Fazer exercício físico em casa sem saber o quanto perdeu ou quer perder e sem calcular o quanto as medidas diminuem é como pegar um trem sem olhar o destino”, compara Possebon.

Também não é preciso subir na balança todos os dias. “Você vai acabar ficando neurótica com o peso e não vai conseguir medir outros resultados que são mais importantes que o peso, como a redução das medidas”, comenta o professor. 

Fita métrica é aliada para acompanhar a evolução dos exercícios
Creative Commons
Fita métrica é aliada para acompanhar a evolução dos exercícios

O preparador físico conta que o ideal é subir na balança no máximo uma vez por mês, e lista o que deve ser feito para calcular os resultados:

1. Tire medidas da circunferência abdominal, das coxas, cintura e tórax;

2. Meça os pontos e calcule a soma de todas as medidas para encontrar a centimetragem total;

3. Faça a medição das alterações a cada duas ou três semanas para acompanhar a evolução.

Motivação em alta

O treinador ainda explica que, para se manter sempre com a motivação lá em cima, é preciso adotar uma nova postura diante das mudanças: o prazer por sair da zona de conforto. “Se a ideia é perder a barriga e emagrecer de verdade, você precisa entender que vai encontrar um certo incômodo por sair de um determinado hábito antigo”, explica.

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Isso significa que os novos hábitos criados para fazer exercícios em casa, assim como uma alimentação mais leve, vão exigir novos desafios. “Encare esses momentos como o pagamento do condomínio, que é obrigatório e pode ser caro, mas traz muitos benefícios, como a segurança e a área de lazer”, conclui.

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Preparador físico Vinícius Possebon é colunista do Delas
Divulgação
Preparador físico Vinícius Possebon é colunista do Delas

*Vinícius Possebon é personal trainer pós-graduado em marketing esportivo, autor da obra “O Segredo da Queima de 48 Horas”, um dos best-sellers da Editora Gente.

É idealizador do aplicativo Q48 que já conquistou mais de 1 milhão de downloads e também lidera o movimento “Revolução do Emagrecimento”, que reúne especialistas em diferentes segmentos e encara a perda de peso como uma questão de saúde pública.

Acesse também:  http://bit.ly/treinosq48

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