Tamanho do texto

Nutricionistas dão dicas de atitudes simples que podem ajudar - e muito - a seguir a dieta e perder peso. Veja a lista e inclua novos hábitos na rotina

Você se reconhece nesse perfil? Está tentando emagrecer de vez e consegue conciliar alimentação saudável ao longo do dia e exercícios físicos. Mas à noite, ao chegar em casa do trabalho, bate aquele vontade de comer uma guloseima ou se jogar no sofá ou na cama com um monte de pipoca e a série favorita na televisão. Maus hábitos noturnos podem arruinar a dieta. 

Dicas para emagrecer - 12 alimentos que ajudam a perder peso

Fome à noite e preguiça depois do trabalho? Veja como fugir de armadilhas noturnas e emagrecer de vez
Creative Commons
Fome à noite e preguiça depois do trabalho? Veja como fugir de armadilhas noturnas e emagrecer de vez

A versão americana da revista "Women's Health" separou uma lista de hábitos aprovados por nutricionistas para adotar depois das 18h para quem emagrecer de vez . A lista é simples e pode ajuda - e muito - a não perder a linha na dieta. 

1. Siga a regra dos 30%

"À noite tendemos a diminuir o ritmo das atividades e, por isso, não precisamos de tantas calorias", afirma Sarah Kosyk, autora de um livro sobre alimentação saudável. "Consumir muitas calorias pode atrapalhar o sono, causar indigestão e contribuir para o aumento de peso", completa. 

Para evitar exageros e ainda se alimentar bem, a ideia é recorrer à matemática. O jantar deve ser 30% das calorias ingeridas no dia, diz a autora. Por exemplo, se consume 1.200 calorias ao longo do dia, a refeição da noite deve ter algo em torno de 360 calorias. 

Não quiser evitar tanta conta, tenha em mente que essa não deve ser a maior refeição de seu dia. Cuide para preencher colocar no prato do jantar mais legumes, geralmente alimentos de baixo valor calórico e ricos em fibras, o que ajuda a trazer uma sensação de saciedade até a hora de dormir. 

2. Complete um livro de colorir

A ideia da especialista é procurar uma atividade relaxante e que mantenhas as mãos ocupadas, sem envolver comida ou bebida. A sugestão é o livro de colorir para adultos, que há não muito tempo voltou como febre total, mas você pode escolher a atividade que mais tiver relação com seu perfil. 

3. Coma uvas congeladas

Esqueça o sorvete como sobremesa para os dias de calor. A dica da nutricionista Mitzi Dulan é optar por uma porção de uvas congeladas. As frutinhas são naturalmente doces e vão ganhar uma consistência de mini sobert. Sem contar que uma porção do tamanho de uma xícara tem apenas 60 calorias. 

4. Vinho + água

Quer acabar a noite com um bom vinho? Tente intercalar uma taça com um copo de água. Assim, além de ingerir uma quantidade menor da bebida alcóolica, vai se manter hidratado. Especialistas explicam que o álcool causa desidratação e, por isso, é comum sentir fome depois de beber. Entretanto, o corpo não está pedindo alimento, mas, sim, água. 

Emagrecer e engordar: pesquisa aponta os riscos de quem sofre efeito iô-iô

5. Não deixe as tarefas domésticas para a manhã do dia seguinte

Pensou em deixar para lavar a louça ou limpar a casa na manhã do sábado? Nada disso. Espante a preguiça, saia do sofá e faça isso agora, depois das 18h. Será mais uma forma movimentar o corpo e queimar algumas calorias e ainda deixar o final de semana livre para fazer o que gosta e dá prazer. Se essa atividade for uma corrida no parque ou caminhada em um dia de sol, melhor ainda. A dieta e a saúde agradecem. 

6. Separe o lanchinho da noite

Aproveite uma hora vaga e já deixe separados alguns lanchinhos para a hora que bater a fome antes de dormir. Pode ser um iogurte ou uma porção de frutas com algum cereal. Assim, você irá comer apenas o necessário e conseguirá emagrecer de vez. Se deixar para abrir a geladeira e escolher o que quiser quando a fome apertar à noite, há um grande risco de exagerar e acabar com a dieta. 

O que comer à noite para saciar a fome sem acabar com a dieta

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.