Tamanho do texto

Nutricionistas fazem lista de alimentos que vão virar os melhores amigos da dieta. Anote e já se prepare para inclui-los no cardápio do dia-a-dia

Verduras, frutas, legumes e grãos. Além de ricos em bom nutrientes, alguns desses alimentos podem ser os melhores amigos de quem está dieta. Segundo a nutricionistas Lily Soutter e Shona Wilkinson, de Londres, alguns superlimentos além de ajudar a perder peso, contribuem - e muito - para controlar aquela vontade de comer doce ou uma besteira. 

+ Nutricionistas desvendam segredos das tops para manter a boa forma

As duas profissionais fizeram uma lista com esses superalimentos a pedido do jornal britânico "Daily Mail". Veja a relação e já tente incluir esses produtos na próxima lista do supermercado! 

1. Salmão

Salmão deve fazer parte da dieta de quem quer perder peso
Getty Images
Salmão deve fazer parte da dieta de quem quer perder peso


Segundo Shona, esse peixe faz com que se tenha uma sensação de saciedade por mais tempo, evitando aquelas beliscadas entre as refeições. "É excelente para o controle do peso. É um peixe oleoso e rico em ômega-3 e ácidos graxos essenciais", diz a nutricionista. "E estudos relacionam o ômega 3 e esses ácidos presentes em peixes como o salmão à perda de peso. Aparentmente eles aceleram o metabolismo da gordura", completa. 

2.  Quinoa

Lily afirma que o grão ajuda a combater o desejo por açúcar. "Esse alimento não tem glúten e é cheio de proteína e carboidrato", explica. "Quando ao proteína é combinada ao carboidrato, isso faz com o açúcar (do carboidrato) entre na corrente sanguínea de maneira mais lenta". Quando esse processo é mais devagar, ficamos mais satisfeito e temos menos desejos por doces, segundo a especialista. E isso é "essencial para quem quer perder peso", diz Lily. 

3. Brócolis

Ja ouviu falar que brócolis tem calorias negativas?
Getty Images/Photodisc
Ja ouviu falar que brócolis tem calorias negativas?

De acordo com Shona, o vegetal tem pouca calorias e ainda ajuda a quebrar as gorduras. Além disso, tem água e fibra, o que dá volume ao alimento. "A fibra vai te manter satisfeito e deixar mais lento o processo de digestão, ajudando a evitar aquelas beliscadas", diz a profissional. 

O brócolis ainda contem micronutrientes como crômio, que colabora para balancear os níveis de açúcar no sangue. 

4. Óleo de coco

"Troque o óleo por óleo de coco. Assim, o corpo usará isso como combustível e não como acúmulo de gordura", afirma Lily. Isso porque o óleo de coco contém gorduras chamadas de cadeia média de triglicerídes, que acelera o metabolismo. 

Açúcar de coco: conheça os benefícios do queridinho das dietas

5. Edamame

Como são ricos em fibras, esses grãos são ótimos para o lanche ou para serem adicionados a sopas, saladas e outros preparos. Mais uma vez, por conter fibras, logo dão sensação de saciedade, ajudando para que você não coma demais. "Essa é uma ótima maneira de controlar o apetite", comenta Shona. 

6. Grapefruit

No Brasil é conhecida como toranja, mas é uma fruta muito mais popular no exterior do que por aqui. Além de ajudar a controlar a gula, as nutricionisats dizem que a grapefruit contribui para diminuir o armazenamento de gordura hormonal. 

7. Pimenta

Pimenta acelera o metabolismo
Thinkstock Photos
Pimenta acelera o metabolismo

Segundo Shona, as pimentas aceleram o metabolismo, tornando mais fácil o processo de perder peso, graças a capsaícina. Esse nutriente também atua na conversão de alimentos em energia, o que ajuda a perder gordura abdominal. 

Pesquisa relaciona consumo de comida apimentada com mais longevidade

8. Framboesa

Essa frutinha tem pouco açúcar, mas ainda assim é saborosa e combina com a sobremesa. De acordo com Lily, quanto mais açúcar comemos, maior o acúmulo de hormônios de gordura e insulina. Vale evitar esses picos com alimentos com pouco açúcar, como a framboesa. 

9. Abacate

Ele até é gorduroso, mas essa gordura boa - monossaturada - fará com que se sinta saciado por mais tempo, diminuindo as vontades fora de hora. Também contém aminoácidos que são consumidos pelo corpo quando a gordura é metabolizada. "Comer meio abacate por dia é uma ótima dica para quem quer emagrecer", recomenda Shona. 

10. Amêndoas

Apesar de calóricas, estudos mostram que as amêndoas ajudam quem quer perder peso. "Aqueles que comem uma porção por dia tendem a eliminar mais peso do que aqueles que não comem esse alimento", afirma Lily. Além disso, contém proteína que, como já vimos, ajuda a dar mais saciedade por mais tempo. Não é preciso comer muito para ficar bem alimentado. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.