Sim, sabemos o dia-a-dia geralmente é uma correria sem fim. E com a falta de tempo, a tentação de comer um salgado como lanche entre uma refeição e outra é grande. Isso é permitido uma vez ou outra, mas não deve virar para quem busca uma alimentação saudável. As frutas podem ser a salvação de sua dieta.
+ 17 alimentos do bem e do mal para a beleza
A maioria das frutas são pouco calóricas e ricas em bons nutrientes. Segundo a nutricionista Letícia Amaral, algumas são perfeitas para você levar na bolsa e ter sempre a mão quando bater aquela fome entre o café e o almoço ou no lanche da tarde. Veja a lista que ela preparou e os motivos:
+ Morango faz bem ao coração e ao sistema imunológico; veja receitas zero açúcar
Ameixa: a fruta é conhecida por ajudar o trânsito intestinal, já que é rica em fibras. Também são fontes de vitamina K, que contribui para a súde de ossos e também para uma coagulação normal do sangue.
A ameixa também tem flavonoides e polifenóis. O primeiro ajuda a inibir a degradação do tecido ósseo, e também atua na prevenção de doenças, tais como osteoporose na pós-menopausa, provocada pela deficiência nos hormônios ovarianos. Já os polifenóis, junto com o potássio, incentivam a restauração dos ossos, aumentando sua densidade.
Banana: você já deve ter escutado que essa fruta é uma aliada de quem pratica atividade física. É comum ver atletas comendo banana em intervalos de jogos muito longo, como no tênis. Como é rica em potássio, ajuda a evitar câimbras e dores musculares, além de auxiliar no controle da pressão arterial. Também contém carboidratos (frutose), fonte de energia para o corpo e para o exercício.
A banana ainda pode melhorar o humor. Ela tem triptofano, que atua na produção de serotonina, o hormônio ligado ao bem-estar.
+ Dieta da frutas previne doenças, mas pode trazer riscos à saúde
Maçã: o ditado em inglês já diz: "Coma uma maçã por dia e mantenha o médico distante". Isso porque a fruta tem fibras e também as vitaminas B, C e E. Por ser rica em taninos e flavonóides - fitonutrientes que agem como antioxidantes, adstringentes e antiinflamatórios - a maçã ajuda na prevenção do envelhecimento precoce.
Com vitaminas B1, B2, B3, a fruta auxilia no controle do crescimento, ajuda a evitar problemas de pele e queda de cabelo. Também regula o organismo.
Pera: Além dos benefícios das fibras, é um alimento diurético, com 85% de água na composição, e isso ajuda a acabar com a retenção de líquidos.
Uva: A uva é fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Também é considerada uma fruta diurética.
Ainda possui compostos carotenoides (resveratrol) que estão associados à prevenção de certos tipos de câncer e minimizam o risco de doenças oculares.
Sugestão de consumo
As frutas por si só já são nutritivas e saborosas, mas Letícia sugere algumas combinações para o consumo. A maçã, de acordo com a nutricionista, combina com aveia e mel. Misture uma maçã cortada em cubos com uma colher de mel e uma colher de farelo de aveia. Para completar, polvilhe com canela.
Já banana vira um pré-treino ainda mais turbinado com uma colher de pasta de amendoim integral.
Cuidados com as frutas
Letícia Amaral também dá algumas dicas de conservação e higienização das frutas. O ideal é levar em água corrente e também passar em uma solução clorada, segundo a nutricionista. Ela também indica levar a fruta inteira na bolsa. Se for picar, lembre de colocar sob refrigeração assim que possível para evitar a oxidação e a perda dos nutrientes.