Tamanho do texto

Pesquisadores indicam que 150 minutos de atividade moderada por semana pode contribuir muito mais para a saúde do que você imagina

Que exercício físico faz bem não é nenhuma novidade. Mas pesquisadores da University College London e da University of Sydney descobriram que além de ajudar a manter a forma, a atividade física é capaz de reduzir os efeitos novicos do álcool no organismo. 

Comidas saudáveis: eles buscam qualidade de vida e contam como mudaram a dieta

Exercício físico moderado pode até eliminar efeito novico do álcool
Thinkstock/Getty Images
Exercício físico moderado pode até eliminar efeito novico do álcool


Segundo reportagem do jornal britânico "The Telegraph", o novo estudo indica 150 minutos de exercício físico moderado, ou seja duas horas e meia por semana, para que esse benefício seja alcançado. De acordo com os pesquisadores, essa quantidade de atividade reduz o r isco de câncer em 36%. Também reduz pela metade o risco de morte naqueles que abusam das bebidas. 

HIIT é melhor opção para quem quer perder calorias em treinos curtos

Cientistas acreditam que ingerir bebida alcoólica e se exercitar faz com o metabilismo tenha reações do mesmo padrão, só que exatamente opostas. Enquanto o álcool força o fígado trabalhar para se livrar dos ácidos graxos , o exercício faz o contrário, usando gordura como combustível para o corpo. Portanto, ao passo que beber faz mal para a saúde, praticar atividade física protege o organismo.   

"O resultado da pesquisa mostra que o exercício melhora a saúde das pessoas, até quando elas não seguem hábitos tão saudáveis", defende Annie Britton, médica da Universidade de Londres. 

Números da pesquisa

O estudo, segundo o jornal britânico, analisou 36.370 pessoas na Inglaterra e na Escócia durante quatro anos. Elas responderam a questionários sobre o que comiam e bebiam e a quantidade de atividade entre aqueles com mais de 40 anos. 

Beber demais aumenta taxa de divórcio, mas não se casal bebe junto

Os pesquisadores constataram que a chance de desenvolver câncer ou morrer precocemente aumenta progressivamente a medida que a pessoa consome mais bebida alcoólica. Mas quando há prática de exercícios, o risco é reduzido. Se beber muito aumenta em 20% o risco de morte precoce e 52% a chance de câncer, as atividades moderadas diminuem essas taxas para 9% e 18%, respectivamente. 

Segundo os cientistas, de dobrar a quantidade de exercício por semana para 5 horas no total, os efeitos do álcool são cancelados. 

Entretanto, os pesquisadores alertam que o estudo foi apenas de observação e lembram que isso não significa que se pode beber a quantidade de quiser e compensar todos os efeitos com o exercício físico. O ideal é incluir atividade na rotina e também consumir bebidas com moderação. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.