Tamanho do texto

Sorgo pode ser consumido em forma de grão ou farinha e traz diversos benefícios para a saúde. Veja receitas e como incluir o alimento no cardápio

Você já ouviu falar em sorgo ? É um  grão  ainda pouco consumido por brasileiros e comum na culinária da África e da Ásia e que pode ser um grande aliado da dieta. Ele está na lista de alimentos ricos em fibras e pode ser incluído na rotina na forma de grão ou como farinha e deixará pães e bolos com mais nutrientes. 

+ Como preparar um café da manhã saudável ideal para sua rotina

Pão de forma de sorgo faz parte dos alimentos ricos em fibras
Divulgação/Oba Hortifruti
Pão de forma de sorgo faz parte dos alimentos ricos em fibras


Como faz parte dos alimentos ricos em fibras , colabora para uma melhora no trânsito intestinal e promove saciedade. As fibras no geral são diregidas mais lentamente pelo organismo e, com isso, demora-se mais para se sentir fome novamente. E isso pode ser uma ajuda e tanto para quem está em dieta e tentando eliminar alguns quilinhos

Letícia Amaral, nutricionista do Oba Hortifruti, sugere substituir o arroz pelo grão de sorgo. É sabido que o arroz, principalmente o branco, é um carboidrato simples de alto índice glicêmico e seu consumo faz com que tenham picos de açúcar no sangue. Nesse processo, a digestão é rápida e logo você sentirá fome novamente. Ao substituir o grão pelo sorgo, as fibras entrarão em ação e trarão mais saciedade. 

Matchá - chá que acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer

A especilista ensina uma receita simples de grão de sorgo para fazer essa troca pelo arroz: 

Ingredientes:
1 xícara (chá) de grãos de sorgo

2 xícaras (chá) de água quente

Sal, alho, cebola a gosto

Modo de Preparo:
Fora do fogo, coloque na panela cebola ralada e o alho amassado. A cebola ralada irá soltar água com mais facilidade, e é nessa água que iremos refogar. Ao refogar, apenas tome cuidado para não queimar. Se necessário, pode colocar um pouquinho de água. Acrescente o sorgo em grãos e em seguida a água quente. A água deve cobrir totalmente os grãos. Acrescente sal ou outro tempero se quiser. Deixe cozinhando em fogo médio. Quando a água sumir da superfície, tampe a panela e apague o fogo. Deixe em repouso entre 15 e 20 minutos. No momento de servir, acrescente mais 1/2 xícara (café) de água e coloque em fogo baixo, com a panela tampada. Deixe secar a água e sirva em seguida.

Letícia, entretanto, não recomenda combiná-lo com feijão , como o nosso arroz de todos os dias. "Podemos utilizar o sorgo em substituição ao arroz para mantermos uma alimentação saudável e diversificada. Ele é mais uma opção para variar o cardápio diário e ter alimentos diferentes nas refeições. Ele é muito parecido em textura com o feijão, então não acredito ser uma boa combinação", afirma. 

Além das fibras

O sorgo também tem outros bons nutrientes . "Ele contém altos teores de ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina E, além da presença de compostos fenólicos com alta capacidade antioxidante, os quais podem auxiliar no combate de doenças crônicas como a obesidade, o diabetes e o câncer", lista Letícia. 

+  Dietas da moda: cortar glúten e lactose é mais saudável e ajuda a emagrecer?

Além disso, não contém glúten e acaba virando uma excelente opção para quem é celíaco ou possui intolerância a essa substância. 

Pipoca, pão, bolo e mais

Outra maneira de consumir sorgo é em forma de farinha na mesma proporção da tradicional farinha de trigo. Letícia ainda sugere algumas receitas com esse ingrediente: 

Broinhas de sorgo
Divulgação/Oba Hortifruti
Broinhas de sorgo


Broinha de sorgo sem glúten

Bolo de farinha de sorgo 

Pão de forma de sorgo

Pensando na dieta, a nutricionista orienta combinar o pão, por exemplo, com queijo branco, geleia de frutas sem adição de açúcar, creme de ricota e pasta de grão de bico (homus), todos acompanhamentos com baixo valor calórico

"O pão pode ser consumido diariamente, desde que em quantidades adequadas. Essa quantidade difere de pessoa para pessoa, pois as necessidades nutricionais são individuais. Uma quantidade média diária aconselhada seria de 2 fatias de pão", comenta Letícia. 

Quer um lanche com um dos alimentos ricos em fibras? Aposte na pipoca de sorgo. Para fazer o petisco, comece lavando o grão em água corrente. Depois, basta levá-lo à panela e deixá-lo estourar. Não há necessidade de acrescentar óleo, manteiga ou azeite. 

    Leia tudo sobre: dieta
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.