Tamanho do texto

Calor, alterações hormonais, retenção de líquido... A lista das causas do inchaço é longa, mas medidas simples podem ajudar com esse problema

Inchaço é um sinal de alerta do corpo e as causas  podem ser bem simples, como um dia mais quente, ou até complexas, como trombose. Por isso, é importante ficar atento ao problema e tentar entender as razões. 

Má circulação é uma das causas do inchaço
Thinkstock/Getty Images
Má circulação é uma das causas do inchaço


Outro fator que provoca inchaço é a retenção de líquido , uma queixa muito comum entre mulheres. Nesse caso, há um acúmulo de água dentro das células do organismo e o corpo incha. Há quem reclame até de aumento de peso. 

Alimentos que incham

Refrigerante é um vilão da dieta
Getty Images
Refrigerante é um vilão da dieta

Segundo a nutricionista Sinara Menezes, da Nature Center, alguns alimentos também podem fazer com que o corpo inche. Ela cita, por exemplo, os refrigerantes e as bebidas alcóolicas . O primeiro contém muito açúcar e isso provoca a dilatação do volume do abdômen. Já as bebidas com álcool causam inchaco porque irritam a mucosa do estômago. Além disso, são geralmente bastante calóricas. 

Comer laticínios e inchar pode ser um sinal de problema, alerta a nutricionista. Quem tem intolerância à lactose e consumir leites e derivados corre o risco também de sentir dores e flatulência. 

O sódio é outro vilão na dieta. O consumo exagerado contribui para a retenção de líquidos. E muitas vezes abusamos dos produtos industrializados e nem percebemos que têm taxas elevadas de sódio, como comenta Sinara. 

Dicas para desinchar

Ao conhecer a causa, fica mais simples acabar com o problema do inchaço. Um caminho bastante conhecido para combater isso, principalmente em casos de acúmulo de líquido, é a drenagem linfática.  A principal função deste procedimento é estimular o sistema linfático e fazer com que o sangue flua dos vasos de forma mais acelerada por meio de massagens. Os movimentos são leves e não causam dor e ajudam a direcionar os líquidos do corpo para as estruturas do sistema linfático. Com isso, o excesso será eliminado pela urina. 

Pode fazer drenagem linfática durante a gestação?

De acordo com Aline Olivetto, coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Siluets, os benefícios da drenagem são: "redução do líquido no corpo, ativação da circulação sanguínea e auxílio no combate à celulite". 

Este tipo de tratamento é feito em clínicas de estética e também pode ser estimulado com exercícios físico. O jump , aquela aula que se faz pulando em uma cama elástica, também promove uma drenagem no corpo. 

Movimentos circulares e drenagem ajudam a melhorar o aspecto da pele e também combatem a retenção de líquidos
Thinkstock/Getty Images
Movimentos circulares e drenagem ajudam a melhorar o aspecto da pele e também combatem a retenção de líquidos


Aline também faz uma relações de hábitos que ajudam a desinchar e podem ser facilmente adotados. Veja abaixo: 

- beber água. E aqui, a nutricionista Sinara Menezes concorda com a especialista. Ela explica que a água é essencial para o bom funcionamento do organismo e absorção de fibras. Se comer fibras, mas não se hidratar, a digestão não acontecerá de maneira correta e o abdômen vai inchar. A água também ajuda a eliminar toxinas e a recomendação é beber dois litros por dia. 

- diminua o sal , e com isso a quantidade de sódio, dos alimentos. 

- abuse de frutas como melancia, maçã, melão, pera, laranja e mexerica, que são diuréticas.

- Aline fala também em consumir alimentos com potássio, que ajudam a diminuir o sal do organismo. Cibele Regina Laureano Gonsalves, nutricionista e diretora do Departamento de Nutrição (SOCESP) concorda e indica frutas como banana, mamão, ameixa e melão. "O consumo frequente desses alimentos aliado ao aumento da hidratação auxiliam na diminuição de retenção de líquido", afirma Cibele. 

- aposte em chás, recomenda Aline. Os de erva-doce, boldo, salsaparilla, macela, cavalinha, castanha da índia, chá verde, chá branco, chá de hibisco são refrescantes e diuréticos, completam especialistas do Kurotel, Centro Médico de Longevidade e SPA de Gramado. 

Em caso de dúvidas ou inchaço persistente, vale procurar um médico para descobrir a causa real do problema e o melhor tratamento. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.