Que atividades físicas fazem bem para o corpo e para a mente não é nenhuma novidade. E para se mexer, as opções são as mais variadas. Se você não é do fã-clube da academia ou da musculação, já pensou em escolher um esporte para se exercitar? A prática pode ser divertida, ao ar livre, e ainda trazer diversos benefícios.
+ Como seguir uma dieta para ganhar massa muscular? Veja dicas e cardápios
Entretanto, é importante tomar alguns cuidados antes de começar nas atividades físicas . Quem dá as dicas é Silvana Vertematti, médica do esporte e cardiologista infantil do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.
O primeiro passo é procurar orientação de um médico. Ele pedirá exames e irá avaliar a condição física do futuro atleta, além de investigar possíveis doenças na pessoa e em seus familiares. Tudo para minizar qualquer risco com o novo esporte e para saber se o indivíduo está pronto para aquele esforço .
+ Dicas para emagrecer - 12 alimentos que ajudam a perder peso
Mal orientada, a prática de esporte ou de qualquer atividade pode ser prejudicial. “Até os 35 anos, existe um risco de morte súbita mais relacionada a arritmias e doenças congênitas. Acima desta idade o risco se relaciona mais a insuficiência coronariana que pode levar a um infarto”, detalha Silvana.
Qual esporte escolher?
Depois da liberação do médico, vamos às opções de esportes. Cada modalidade traz uma lista de benefícios para a saúde. Joaquim Grava, ortopedista do Hospital São Luiz Morumbi, fala os detalhes de cada um:
Basquete: é uma ótima atividade para o coração e, por ser aeróbica , trabalha muito bem toda a parte cardiorrespiratória . E todo o corpo será acionado. Para se movimentar na quadra, serão trabalhados quadríceps, glúteos e panturrilha. Para arremessar as bolas, serão exigidos tríceps, o bíceps, os ombros e os punhos.
Futebol: mais uma atividade aeróbica, ideal para tornear pernas . Contribui para o ganho de massa muscular e aumenta a resistência.
Handebol: também tem características aeróbicas e aprimora a coordenação motora . Assim como o basquete, exige de membros inferiores e superiores.
Boxe: falando em coordenação motora, essa modalidade é bastante indicada. É preciso agilidade e reflexo rápido para dar e se esquivar de golpes. Também trabalha força e flexibilidade. Os movimentos de jabs e diretos também vão turbinar os músculos de costas e ombros.
Judô: assim com o boxe, é uma das atividades físicas indicada para quem busca desenvolver força , flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio e reflexos.
Natação: uma das grandes vantagens deste esporte é não ter impacto. Além de trabalhar a parte cardiorrespiratória, ao aumentar o consumo de oxigênio pelo corpo, mexe com todos os grupos musculares.
Tênis: ideal para quem não é fã de contato físico e quer melhorar a coordenacão motora e a força muscular. A modalidade ainda ajuda no fortalecimento de ossos e articulações.
Triatlon: esse é para quem quer um desafio ainda maior, já que une corrida, ciclismo e natação. A vantagem é propiciar os benefícios das três modalidades.
+ HIIT é melhor opção para quem quer perder calorias em treinos curtos
Alguns cuidados com as atividades físicas
Com a modalidade definida, é a hora de traçar metas e montar a sua rotina , que agora terá um espaço para o esporte. Avalie quantas vezes por semana irá praticar as atividades físicas e assuma isso como um compromisso. Mas a médica Silvana Vertematti fala em ter um pouco de calma, principalmente no começo, pois é preciso respeitar os limites do corpo e, aos poucos, se adaptar ao novo exercício.