![Mulher tem rosto deformado após uso de PMMA sem consentimento Mulher tem rosto deformado após uso de PMMA sem consentimento](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/dd/x7/i8/ddx7i8xdui1hlg9ndgmmh6ugt.jpg)
A influenciadora digital Poliana Ferraz, de 37 anos, viu sua vida mudar drasticamente após um procedimento estético malsucedido. O que deveria ser um simples preenchimento para atenuar as rugas do tipo "bigode chinês" resultou em uma necrose no nariz e na necessidade de um enxerto de pele para reconstruir a área afetada. Ferraz foi apresentada à profissional responsável pelo procedimento por meio de outra influenciadora. Inicialmente, realizou uma lipoaspiração na papada e um preenchimento no queixo sem problemas. No entanto, ao se submeter ao preenchimento facial, tudo tomou um rumo inesperado.
"Ao sair da clínica, senti uma dor de cabeça muito forte. Quando cheguei em casa, notei que meu nariz estava roxo", relatou a blogueira, moradora de Taguatinga (DF), por meio das redes sociais. Preocupada, seguiu as orientações da profissional, tomando os medicamentos prescritos. Contudo, o desconforto persistiu. Dois dias depois, Ferraz retornou à clínica, onde a profissional e sua sócia, uma dentista, tentaram remover a substância aplicada, sem sucesso. Em busca de solução, Ferraz foi submetida a oxigenoterapia hiperbárica, um tratamento para tentar conter a necrose.
Durante a consulta, três descobertas a chocaram: O produto injetado não era ácido hialurônico, como informado, mas PMMA (polimetilmetacrilato), uma substância polêmica devido ao seu caráter permanente. A suposta "doutora" não era médica, mas sim enfermeira. A necrose não era uma queimadura reversível, mas a morte definitiva das células do tecido afetado. Com a veia do nariz obstruída pelo PMMA, a necrose se alastrou para a testa e parte do rosto. A dor intensa foi um sinal da gravidade do quadro, exigindo sessões de tratamento duas vezes ao dia. A necrose foi tão profunda que atingiu o osso nasal, forçando a blogueira a passar por um enxerto com retirada de pele da barriga.
Mesmo após um ano do procedimento, o nariz de Ferraz não voltou ao aspecto natural. Em busca de solução, consultou um novo cirurgião plástico, que indicou a necessidade de uma reconstrução completa, e não apenas uma rinoplastia. Poliana recentemente gravou um video nas redes sociais onde relata que não está conseguindo trabalhar e divulga uma chave PIX para ajuda financeira.