A moda dos anos 90 retorna a atualidade
Reprodução/FeiraShop
A moda dos anos 90 retorna a atualidade


A moda retrô e vintage traz de volta traços de décadas passadas que se fazem presente ainda nos dias de hoje. O aumento nas buscas por itens que relembram o passado fortalecem esse estilo antigo.

De acordo com o Ebay, a procura por artefatos dos anos 80/90, como vinis e câmeras digitais com tecnologia retrô, cresceram 10% em 2021 e 2022. Já em 2023 saltou para 50% em relação ao mesmo período. 

A década de 1990 é um dos principais períodos no mundo da moda que criou tendências que seguem sendo uma referência quando o assunto é estilo. As roupas dessa época são compostas por trajes confortáveis que misturavam identidade e cortes oversized. Foram anos em que marcas de grife conversavam muito bem com os jovens e adolescentes. Já na moda feminina, trazia expressão e leveza para quem acompanhava o que estava em alta.

Mayara Behlau, professora de criação da escola de moda Sigbol, explica uma das razões para a década de 90 ter sido tão influente nos últimos 3 anos: “A volta de algumas tendências dos anos 90, principalmente na moda feminina, vem ganhando força desde 2020 nas passarelas de grandes marcas. A Miu Miu foi e continua sendo uma grande precursora dos estilos em alta. Em 2021 desfilou com micro mini saias, Hot Pants, e mais recentemente o cós baixo. Ela causou o que chamamos de Miu Miu Effect, influenciando outras marcas a beberem da fonte dos anos 90.” completa. 

Dentre os estilos que marcaram a década, desde o “patricinha” até o “grunge” e o “tomboy” , muitos deles se tornaram relevantes por serem usados por figuras marcantes da época, como a atriz Drew Barrymore e a cantora Whitney Houston. Alguns personagens de séries também foram referências para a moda e costura daquela época, como Rachel Green de Friends e Carrie Bradshaw de Sex And The City.

De acordo com Mayara Behlau, os nos 90 continua sendo tão forte nos dias atuais por conta da década de 70: “É muito comum que tendências mais abrangentes retornem ao imaginário do consumidor após 20 anos. Como exemplo, quando olhamos para os anos 90 podemos notar várias releituras de peças icônicas dos anos 70. Ou seja, a cada duas décadas observamos a nova geração olhando para o passado e repaginando as tendências estéticas. Por conta disso, podemos ver muitas referências dos anos de 1990 nas passarelas.” afirma.

Com a retomada da moda e costura da década de 90 voltando a estar em alta, peças como o vestido de tubinho, jeans retos, grunge suave e peças transparentes ganham atenção novamente. Dessa forma, a compra por peças desse estilo se fortificam. De acordo com a pesquisa “O Consumo de Moda no Brasil” da Opinion Box, 51% dos entrevistados compram roupa ao menos uma vez por mês. Com isso, a inspiração para a compra vem direto do túnel do tempo.


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