Celebrado no dia 28 de maio, o Dia Mundial de Gestão e Higiene Menstrual foi criado em 2014 pela ONG alemã WASH United visando promover educação menstrual e ações positivas da sociedade relacionadas à menstruação. Para se ter uma ideia da importância da data, cada pessoa que menstrua o faz cerca de 400 a 500 vezes durante a vida, demandando no total mais de 8.880 unidades de absorventes. Apesar disso, a menstruação ainda é um tabu.
Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!
Outra pesquisa, realizada pela Sempre Livre em parceria com a KYRA, mostrou que 22% das meninas de 12 a 14 anos não têm acesso a produtos higiênicos adequados para a menstruação no Brasil. Esse número sobe para 26% quando consideradas adolescentes de 15 a 17 anos.
Pensando em apoiar a causa, empresas que trabalham com o cuidado pessoal e a valorização da autoestima estima feminina, como a marca de lingeries e pijamas AVA Intimates e a marca de absorvente orgânico feito com matérias-primas naturais e zero plástico Amai Woman, se unem em ação em prol do Dia Mundial de Gestão e Higiene Menstrual para auxiliar pessoas em situação de vulnerabilidade que menstruam.
Até o dia 31 de maio, as vendas do kit calcinha Ava e absorventes Amai terão 5% da renda revertida para a ONG Fluxo Sem Tabu, que atua no combate à pobreza menstrual fornecendo itens de higiene íntima para as camadas mais vulneráveis da sociedade e lutando pela democratização do acesso à informação sobre menstruação, higiene e corpo.
"Na Ava, acreditamos que como marca feminina precisamos gerar impacto positivo na sociedade. Contribuir para levar o básico para aqueles que mais precisam é uma das formas de fazer a nossa parte", afirma Letícia Correia, CEO e fundadora da Ava. Os kits são compostos por uma calcinha Ava e uma caixa de absorventes Amai, que estarão disponíveis no e-commerce das marcas e nos pontos de venda físicos da Ava no JK Iguatemi e nos Jardins, em São Paulo.
Certificada com o selo "Eu Reciclo", a Ava tem entre suas preocupações a sustentabilidade: a empresa recebe doações de lingeries que seriam descartadas, revitaliza e doa as peças para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de contar com uma linha ECO, neutralizar o carbono de todas as entregas, além reaproveitar na confecção 100% do material utilizado para produção das peças.